Olá pessoal, desculpa se já tinha um tópico sobre isso, mas procurei na busca e não encontrei oq precisava.
Seguinte tenho um T4 2003/04, sei q o Eaton 2305 não é o câmbio mais macio e facil de usar, mas algumas coisas estão me deixando com a suspeita q o meu câmbio precisa de uma revisão.
Primeiro: o antigo dono é amigo meu a alguns anos e lembro bem q em final de 2014 ele me falou q tinha trocado a embreagem + aneis sincronizadores, em maio desse ano ele disse q ia vender o carro e eu me interessei, dai ele disse q precisava dar uma regulada na embreagem antes de me entregar, q ela tava nova mas meio baixa, ele fez o serviço, peguei o carro a uns 2 meses e minha experiencia com o câmbio é a seguinte:
1 - a 1ª é dificil de entrar, as vezes parece q entrou e quando c solta a embreagem ou ela arranha mostrando q não encaixou direito ou solta com um tranco forte, já peguei a manha da profundidade q ela tem entrar p/ estar realmente engatada e agora raramente acontece de não engatar, mas tem q ir forçando aos poucos e esperando o cambio "aceitar" a mudança, outra forma dela entrar é passar a segunda e depois botar a 1ª, outra coisa é q noto q se não acelerar um pouco mais quando solto a embreagem o carro dá uma leve tremida, na marcha ré também dá essa leve tremida.
2 - a 2ª e a 4ª até q passam bem, mas mesmo assim precisa de paciência pro cambio "aceitar" a mudança, entra mais facil se ao invés de soltar totalmente o acelerador na hora de passar a marcha eu mantiver a rotação na faixa de 2 mil rpm
3 - a 3ª e a 5ª são mais dificeis, se forçar p/ passar rápido por exemplo numa ultrapassagem ela entra mas dá uma arranhada quando entra, geralmente não chega a fazer barulho, mas eu sinto na mão q rolou um atrito dentro do cambio, como uma tremida na alavanca. Se passar com calma esperando o cambio aceitar a mudança e mantendo a rotação em 2 mil rpm entra sem atrito.
4 - as vezes (bem raramente) quando venho de 3ª ou 5ª e aperto a embreagem p/ parar o carro, como num sinal, o cambio prende a marcha e fica dificil de soltar enquanto o carro está em movimento.
5 - notei q nos ultimos dias a ré tem dado umas raspadas q antes não notava.
6 - relembrando os relatos desse amigo, antigo dono, lembro q ele tinha trocado a embreagem e aneis em 2013, e em 2014 já precisou trocar novamente, na epoca ele reclamou q tinha quase certeza q o mecânico tinha roubado ele, não trocando as peças e dando algum tipo de reparo q logo foi pro saco, dai em 2014 ele trocou novamente dessa vez acompanhando tudo p/ ter certeza de q não ia ter rolo. Detalhe q esse amigo não faz trilha, assim não teria motivos p/ embreagem estragar tão rapido.
enfim, é isso mesmo esse cambio é assim mesmo tão impreciso ou ele tem algum problema mais sério q tá comendo a embreagem? se tiver alguem sabe qual tipo de problema dá esse sintoma?
minha preocupação é q esse é meu unico carro e parar ele implica em muito stress com a patroa q é quem usa ele p/ ir trabalhar, fazer mercado, levar os meninos na escola...eu mesmo só uso na hora do bem bom, curtição nos fins de semana, rodo mesmo é de bike pois não gosto de transito de cidade.
Abraço e desde já obrigado pelas ajudas.
Amon