Pessoal,
Então, adquirir meu TROLLER 03/04, em novembro deste ano. E logo na primeira semana decidi que faria alguns serviços no melhor estilo: “faça você mesmo, no seu tempo, em sua casa tomando sua cerveja e ouvindo sua música, sem se estressar com os mecânicos”!
O primeiro foi a remoção completa de todo o forro interno do carro, pelos seguintes motivos:
- existiam 4 camadas de forro (1 - a borracha colada no assoalho; 2 – uma manta corta fogo; 3 – o forro que acho que era original e 4 – uma camada de forro de vinil cobrindo tudo) – tinha mais de 30 kg de forro!
– dentro do jipe cheirava a mofo, e tinha até barata!
– como parte do forro ficava molhada, uma parte da água se acumulava nas duas travas do assoalho onde os bancos traseiros são montados (acho bom vc dá uma olhada no estado da sua!), pois as minhas estavam péssimas = totalmente enferrujadas!
– com o forro a limpeza do interior do jipe seria complicada, pois usarei o jipe para trabalho em zona rural e obras de construção.
– Não gostava nem um pouco do aspecto de algo “MALACABADO” dentro do jipe!
Então, após pesquisar na internet decidi aplicar: BATE-PEDRA. Encontrei opiniões das mais diversas: gente que defende totalmente a utilização e gente que nem quer ouvir falar da aplicação de bate-pedra.
Bom, decidi que aplicaria, e que se por acaso ficasse ruim, arrancaria tudo de novo. Usei como base principalmente estes dois exemplos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...o-samurai.html (Acabamento "batida de pedra" no chão do Samurai)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...do-vitara.html (Troca do forro do Vitara)
PREPARO DO JIPE:
1 - Removi os bancos e o console que fica entre os bancos dianteiros
2 - Removi toda a forração – cortei em pedaços, pois sabia que não utilizaria novamente (prefiro ficar sem forro!)
3 - Removi a cola - essa foi a pior parte e consumiu mais de um dia de trabalho. Grande parte do trabalho foi realizada raspando com espátula, faca, facão, etc. Depois apliquei um pouco de diesel, não adiantou. A cola saiu mais fácil com querosene comum. Pensando em agilizar o serviço, comprei um removedor para ver se retirava a cola mais fácil e quase deu M****A. apliquei e em um pequeno pedaço para fazer o teste e depois de uns 30 segundos a fibra começou a amolecer! Removi tudo com um pano e muita água na mesma ora! Sem maiores danos!
4 - Lixei o assoalho - usei primeiro um disco de lixa grosso preso na furadeira e depois lixa mais fina . Tirei todo o resquício de cola que existia, inclusive nos cantinhos.
5 – lixei bem as duas travas do assoalho onde os bancos traseiros são montados e pintei com spray preto.
6 - cobri as partes que não queria pintar – para cobri usei uma fita adesiva (e deu um trabalho grande para retirar os restos do adesivo da fita). Recomendo usar fita crepe.
7 - Limpei tudo com thinner e pano que não deixa fiapos - e fui tentar dormir esperando o outro dia quando comecei a aplicar o bate-pedra.
COMPRA DO MATERIAL:
4 latas de bate-pedra MAXI RUBBER (900 ml) – R$ 12,00 por lata = R$ 28,00 dilmas
2 rolinhos com textura – R$ 8,00
1 bandeja de pintura – R$ 5,00
2 litros de thinner da marca Anjo – R$ 16,00 (acho)
1 lata de esmalte sintético extra rápido preto fosco - marca BRASILUX R$ 20,00 (acho)
3 caixas de Skol piriguete – R$ 55,00
APLICAÇÃO:
Não dilui o BATE-PEDRA, usei como vem na lata.
A primeira aplicação foi feita em uma camada mais fina (uma lata para todo o interior). Deixei secar bem de um dia para o outro com sol quente e as portas abertas para ventilar. Após aplicar, basta lavar o rolo em água quente, e ele fica pronto para a nova aplicação. Usei apenas um rolinho nas 3 aplicações.
Na segunda aplicação também usei uma lata apenas e deixei secar bem.
Na última aplicação usei duas latas – pois dei demãos bem generosas, pois queria ficar uma textura boa. Também deixei secar bem.
Finalizei o processo com duas demãos de tinta esmalte sintético extra rápido preto fosco, aplicado também com o rolinho texturizado (sem diluir).
RESULTADO
Achei que ficou muito bom! Agora VUDOO é uma “sandália Havaiana” – lava e seca na hora!
Acabou aquele cheiro de “cachorro-maluco-de-rua” que ficava dentro do carro.
Posso lavar o assoalho com, jato d’água e sabão!
Esteticamente ficou muito bonito!
Sobre os ruídos não senti diferença significativa. O carro está com pneus 33 mud.
Com relação ao calor, notei que na parte das pedaleiras a temperatura aumentou um pouco. Nada fora do bom senso. Por exemplo, depois de aplicar fiz uma viagem com um deslocamento de 200 km (100 de asfalto e 100 de estrada de barro) e foi tranqüilo, sendo que estava de bermuda e descalço. Minha esposa também notou, mas considerou “aceitável”.
Não sei qual a resistência mecânica do Bate-pedra, mas já fiz uma viagem e coloquei uma pá diretamente sobre o assoalho do “imenso porta-malas” e não tive problemas com descascar ou arrancar pedaços.
Desculpem o relato, mas queria apresentar todos os detalhes da aplicação, pois não se encontra muita coisa na net.
Abraços,