sei que esse grupo está meio morto, mas posto aqui o que encontrei em outro grupo e me preocupa quando procuro solução para um problema coletivo, que também estou vivenciando. Como está sendo pensada essa situação abaixo ao implementar um emulador? isso deve ter acontecido há mais de um ano ou quase dois, mas no próximo ano iniciam as vistorias veiculares e será foco dessas vistorias a questão de emuladores ou quaisquer adaptações que burlem sistemas de emissão.
Agentes da PRF e IBAMA fazem operação de fiscalização ao ARLA32 em rodovias federais
Seis condutores foram autuados.
Equipes da Polícia Rodoviária Federal – PRF em conjunto com fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA realizaram nesta segunda-feira, 29 de fevereiro, uma operação de fiscalização do ARLA32 (reagente que é usado juntamente com o sistema de Redução Catalítica Seletiva - SCR para reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio presentes nos gases de escape dos veículos a diesel).
Dez veículos foram vistoriados, sendo que três apresentaram irregularidades, desde adulteração do produto até a presença de emuladores que burlam a leitura do computador de bordo do veículo. Na operação ainda foram feitas seis autuações, sendo três pelas PRF e três pelo IBAMA. Os condutores flagrados foram levados para a Delegacia de Polícia Civil e podem responder pelo crime de ‘causar poluição’, tipificado no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais.
Desde 2012 a maioria dos veículos pesados fabricados no Brasil, como caminhões e ônibus, passaram a contar com a tecnologia SCR. Para esses motores, o uso do Flua (ARLA32) é obrigatório, assim como o Diesel S-10.
Agentes da PRF e IBAMA fazem operação de fiscalização ao ARLA32 em Vilhena,