Pessoal,

Tenho intenções de em breve comprar uma Dodge Ram. Não vou aqui ficar tecendo comentários à respeito do carro, defendendo isso, criticando aquilo...

Uma das preocupações das Dodge Ram de 3ª geração (2003-2008) é a fragilidade do sistema de direção, especificamente no modelo adotado para o link entre as rodas (braços e pivôs). São muitos os casos de Ram´s que apresentaram fadiga e quebras em números acima dos normais.

A própria Dodge em 2009 (numa versão da picape que nunca chegou aqui, mesmo nos nossos modelos 2009) modificou o sistema, que utilizava a solução de braços "Y", e os remodelou passando a utilizar braços "T".

Na prática o que muda é a posição de linkagem do sistema de direção, o braço Pitman e a posição do amortecedor de direção. Efetivamente, o novo sistema além de muito mais robusto (e portanto seguro) liga as duas rodas deste vez por um único braço fixo, onde não mais é possível correções individuais de toe in e toe out, conhecidos por nós como Convergência/Divergência.

O sistema pode ser facilmente instalado nas Ram´s 2003 a 2008, com a troca completa dos braços, amortecedor de direção e braço Pitman. O melhor de tudo é que são peças originais, o preço do kit (cerca de 390 dólares) não é absurdo e o problema fica resolvido, ou pelo menos a chance de supresas desagradáveis cai drasticamente.

Logicamente estamos falando de carros com manutenção regular. Uma picape de 3 toneladas sem manutenção ou sem o devido apuro técnico em seus reparos sempre levará a surpresas desagradáveis.

O kit é especialmente interessante para os que rodam ou pretendem rodar com os pneus mais largos, ou mesmo lift kit´s e pneus e aros maiores.

Outras soluções existem mesmo para o sistema antigo, onde há produtos bem mais parrudos que os originais (da MOOG ou da Carli), mas a preços também bem mais altos.

Para nosso uso "civil" do carro, viagens tranquilas, segurança, nada como um kit upgrade fácil de instalar, sem peças super especiais mas que dá conta do recado com louvor.

Para os companheiros que pretendem utilizar a Ram para trilhas pesadas, rally, enduros, também há um universo de kits e upgrades específicos para grandes abusos, saltos, velocidade, enfim, tem de tudo, basta procurar.

Antes de decidir pela compra eu estava apreensivo lendo relatos dos problemas e parti para uma extensa pesquisa até ver e me certificar que esses problemas tem solução e que o carro é, sim, viável.

Nos EUA as Ram´s rodam centenas de milhares de km em condições as vezes horríveis. Resistem tão bem quanto as Ford ou Chevy, onde cada um usa a marca de sua preferência. Não haveria lógica em uma picape "Heavy Duty" não aguentar o nosso uso simplório de pneus maiores e uso 90% do tempo em asfalto...

Abaixo segue o link de um dos fornecedores desse kit upgrade:

Mopar | Dodge Ram | Steering Upgrade Kit

Esse é um só. Existem muitos mais! E eu pessoalmente conversei com gente dos fóruns nos EUA de DODGE RAm e todos me confirmaram a eficiência desses kit´s para uso normal a moderado.

Espero ter sido útil aos colegas do fórum e futuros companheiros de Dodge Ram.

Grande abraço a todos,

Assim que adquirir a minha eu postarei aqui a instalação do kit, bastando para isso a venda do meu atual carro.

Guilherme Nüske,
Salvador/BA
ex-Ranger XLT 2.8 2005