Obrigado pelo post. Pois é, antes de comprar pesquisei bastante sobre o RF, já que os Diesel estão BEM valorizados, até os 2002, e fica difícil para comprar. Como a manutenção do RF sai mais em conta, e estou tendo meu primeiro 4X4 achei melhor começar por baixo.
Quanto à alagados vs. turbina, não atravessei nenhum... Inclusive não fiz trilhas ainda. Conversando com um mecânico onde levei para dar uma primeira revisão, questionei o mesmo sobre esta questão. O que ele me repassou é o que não há problema em enfrentar alagados com a turbina, desde que as mangueiras que vem do filtro estejam vedadas, e assim devem estar independente de turbo ou não. Vou tentar explicar o único cuidado da turbina em alagados:
- Quando pisa-se no acelerador, o rotor da turbina aspira o ar externo e enche a câmara da mesma gerando pressão do ar de admissão. Este ar pressurizado e mais rico gera a maior potência... Desculpe se estiver falando algo que vc já saiba.
- Quando soltamos o pé do acelerador, o corpo da borboleta da injeção (no nosso caso do motor AP 2000 MI) se fecha, porém o rotor da turbina continua girando, e com a borboleta fechada, a pressão na câmara da turbina tende a se elevar consideravelmente. Neste momento a válvula de prioridade (não a de alívio... esta desvia os gases quando atinge-se a pressão máxima definida [0,6 KG no meu caso]) se abre liberando o ar pressurizado, causando o espirro. No meu caso, este espirro é desviado para o duto de admissão no snorkel, aproveitando o ar mais frio que sai sobre pressão. Acredito que aí que mora o perigo, que seria você atravessar um alagado em aceleração e soltar o pé do acelerador no meio, logo que pelo que entendi poderia entrar água por esta válvula. Como no meu caso a mesma é direcionada para o snorkel, esta possibilidade não ocorreria na teoria. O antigo dono disse que atravessou alagados com a altura do capo, sem problemas. Isto sem dar aquele tibum que muita gente dá, entrando de maneira a formar aquela bolha de ar na frente do carro.
Você é de Campinas também? Abraços.