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  • #1

    Chipar ou trocar R&P




    Estou numa dúvida quanto ao q fazer no meu troller. Uso a vtr no dia a dia e trilhas e tenho intenção de colocar uns 35", vejo nos tópicos que tem quem troca as relações e outros com o vtr chipada sem reclamar. Ah claro, tem quem adota as duas práticas, mas aí é demais pra mim
    Então? Pra qual solução devo partir?
    CJ5 63 "Abobora": Vortec 6cc / Mamute 37" / 100% blocado / Ensimec /Ekron /e outras firulas
    Troller "Abobrinha": Resgate de shopping / ARB / 35"

  • #2
    Usuário Avatar de jaime_sandim
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    Beetle não sou especialista

    só questão de gostou pessoal, eu mandaria ver num chip primeiramente

    o meu troller esta chipado e com pneus original mas por pouco tempo
    vou usar assim se achar que ficou muito fraco ai irei trocar a relação mas tenho quase certeza que não sera necessário

    detalhe o chip terá custo menor que trocar as relações

    abraços
    '' Flecha de prata''Troller 2010 chip /Colossus Max 37''R17 /molas 3'' /bilstein shock's /elocker /acessórios power off-road
    EX ''Jegão azul''

  • #3
    A princípio me parece mais lógico chipar, mesmo pq enquanto não coloco os sapatinhos maiores já vou aproveitando a vtr com "mais vontade". mas inda não faço idéia se é o melhor a fazer? Na trilha como fica a vontade de baixar o pé?????
    CJ5 63 "Abobora": Vortec 6cc / Mamute 37" / 100% blocado / Ensimec /Ekron /e outras firulas
    Troller "Abobrinha": Resgate de shopping / ARB / 35"

  • #4
    Usuário Avatar de pedro bonadio
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    Troque a relação primeiro. Isso vai te deixar o carro mais próximo do original.

    O chip irá "mascarar" o tamanho do seu pneu maior. Com maior potência, mais torque, mais pneu, todo o conjunto vai se comprometer, desde embreagem que sofre muito com a combinação chip + pneuzão, os eixos e câmbio. E todas as peças que sofreriam com relação e pneu maior vão sofrer aqui, sendo que haverá a condenação de mais partes.

    Agora com a troca da relação, você está corrigindo matematicamente aquilo que foi alterado segundo cálculos dos engenheiros que projetaram o carro. Com a alteração da Coroa e Pinhão, a embreagem trabalha sem forçar, câmbio não sente o aumento de potência e etc...

    No seu caso, trocaria a relação. Ou trocaria a relação e "chipava".
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

  • #5
    Usuário Avatar de luiz albano
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    Concordo com Pedro,já ví troller chipado com pneu 35'' com relação original partir o eixo da reduzida e o entalhado do câmbio,pois o dono foi desatolar outro carro,puxou com vontade e foi.......
    S10 4x4 aut.2015/Troller T4 2004-Passaro Preto/Tracker diesel 2001/Lada Niva 91-Asa Branca// PU6-JAS

  • #6
    Citação Postado originalmente por luiz albano Ver Post
    Concordo com Pedro,já ví troller chipado com pneu 35'' com relação original partir o eixo da reduzida e o entalhado do câmbio,pois o dono foi desatolar outro carro,puxou com vontade e foi.......
    Luiz, quando andei numa ranger original, que tem pneu 245/70R16, menor que o original do troller, percebi que a 100 por hora, ela estava a uns 1700 - 1800 rpm... Meu troller com 31" ficava a 100 por hora a 2100 rpm, com 33" fica a 2000 rpm. Imagino que com 35" ele ainda esteja mais reduzido que uma ranger original, porém claro, com pneus muito maiores.

    Então a razão de se reduzir seria para compensar o peso dos pneus, e não o diâmetro, certo?
    Tenho dúvidas, quanto a essa quebra que você relatou.
    Será que não foi peça fadigada?
    Será que estando com C&P reduzidas e com 35" ela também não aconteceria?

  • #7
    Usuário Avatar de luiz albano
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    Realmente é para compensar o peso,qo a quebra acho que foi esforço excessivo pois foi em 2010 e o troller era 2009.
    S10 4x4 aut.2015/Troller T4 2004-Passaro Preto/Tracker diesel 2001/Lada Niva 91-Asa Branca// PU6-JAS

  • #8
    Usuário Avatar de luiz albano
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    No meu (2004) qdo uso os pneus genius lodo 265x75x16 já sinto ele mais amarrado,comprei wangler kevlar MT33x12,5x15 montei e ainda não usei para ver como ficou(peso),estou com os genius pois aqui está chovendo e vai dar trilha nofinal de semana.
    S10 4x4 aut.2015/Troller T4 2004-Passaro Preto/Tracker diesel 2001/Lada Niva 91-Asa Branca// PU6-JAS

  • #9
    Citação Postado originalmente por pedro bonadio Ver Post
    Agora com a troca da relação, você está corrigindo matematicamente aquilo que foi alterado segundo cálculos dos engenheiros que projetaram o carro. Com a alteração da Coroa e Pinhão, a embreagem trabalha sem forçar, câmbio não sente o aumento de potência e etc..
    Concordo plenamente q só chipar acaba comprometendo a embreagem com os 35"
    Tinha em mente 2 jogos de pneus, 33" para o dia a dia e 35" com recape mamute para trilhas, sendo assim a mudança da C&P (R&P) afetaria no dia a dia e chipar traria mais benifício.
    Ainda na dúvida
    CJ5 63 "Abobora": Vortec 6cc / Mamute 37" / 100% blocado / Ensimec /Ekron /e outras firulas
    Troller "Abobrinha": Resgate de shopping / ARB / 35"

  • #10
    Tive a oportunidade de dirigir um Trolha com 240 cv e pneus 31", e só tenho uma coisa a dizer: Put* que o Pariu!!!! X2!!!!
    Primeiro: Put* que Pariu o quanto anda!
    Segundo: Put* que o Pariu como é perigoso! Essa caixa de fósforo não tem estabilidade nenhuma!

    Agora falando sério, esse bichinho não foi projetado para andar em velocidades elevadas, e com a reprogramação ele atinge 160, 170 km/h em um piscar de olhos!
    Aconselho aqueles que vão chipar a investir no "chão" da viatura, principalmente na troca dos amortecedores originais que são muito macios. Recomento o Offshox FX5 na configuração "Performance".
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA




  • #11
    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Tive a oportunidade de dirigir um Trolha com 240 cv e pneus 31", e só tenho uma coisa a dizer: Put* que o Pariu!!!! X2!!!!
    Primeiro: Put* que Pariu o quanto anda!
    Segundo: Put* que o Pariu como é perigoso! Essa caixa de fósforo não tem estabilidade nenhuma!

    Agora falando sério, esse bichinho não foi projetado para andar em velocidades elevadas, e com a reprogramação ele atinge 160, 170 km/h em um piscar de olhos!
    Aconselho aqueles que vão chipar a investir no "chão" da viatura, principalmente na troca dos amortecedores originais que são muito macios. Recomento o Offshox FX5 na configuração "Performance".
    Era um troller pós 2009?

  • #12
    Citação Postado originalmente por luiz albano Ver Post
    Realmente é para compensar o peso,qo a quebra acho que foi esforço excessivo pois foi em 2010 e o troller era 2009.
    Luiz, mas vocês chegaram a avaliar a peça pra verificar se foi por esforço mesmo?

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