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  1. #1
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    Novo na frota - Troller RF 2000




    Pessoas.

    Depois de muitas buscas entre Suzukis, Jeeps, Mitsubishis e Toyotas...comprei um Troller RF 2.0 2000.

    A vtr tem varias coisas para fazer, como escapamento que foi para o vinagre, A/C que não gela, travas elétricas que não funcionam, banco motorista que esta com o couro feio (mas esta bem usável), pintura cheia de marcas de pedra (trilha). Mas o estado geral é bom!

    As vantagens da compra foi: guincho Warn M5000, pneus 50/50 31" em ótimo estado, embreagem nova trocada na concessionaria Troller da região e o mais importante $$$ que coube no bolso!

    O que já esta sendo realizado:
    Novo coletor usado do Santana 2000 MI - saída do escape de 2 1/4" em cano único, diferente do original que são 2 saídas de 1" - segundo os mecânicos de plantão, melhora o rendimento e a confecção do novo conjunto de escapamento de 2 1/2" - que iniciara na próxima semana;
    Revisão total de óleos, fluidos e filtros.
    Revisao de motor, eixos e caixas transf. e marchas.

    O que mais seria prudente revisar ?

    Abs.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Novo na frota - Troller RF 2000-2013-11-07-10.45.05.jpg   Novo na frota - Troller RF 2000-p1050905.jpg   Novo na frota - Troller RF 2000-p1050916.jpg   Novo na frota - Troller RF 2000-p1050915.jpg  

  2. #2
    Seja bem vindo Th Cerga!
    Belo exemplar!

    Respondendo a sua pergunta: Freios e conjunto dos eixos cardan (principalmente o dianteiro).

    Em relação aos freios:
    Ok, o sistema de freio dianteiro é tranquilo, encontra-se peças facilmente.
    Mas o sistema de freio traseiro é chato.
    Solução: Kit de freio a disco.

    Em relação ao cardan dianteiro:
    Seu troller ainda usa a junta CV?
    Se sim, analise seu estado, pois é um pouco "complicado" ($$) conseguir outra.
    Se não, evite velocidades acima de 110km/h e coloque um kit de roda livre quando puder.

    Abraço

    Renato
    4X4 Brasil


    Renato
    Troller RF Sport 2000


  3. #3
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    Verifique a caixa de marchas.

    Veja:

    - Se está arranhando na troca de alguma marcha;

    - Se sente alguma vibração ou barulho estranho
    (Essa verificação será difícil de fazer, pois você aparenta não ter conhecimento aprofundado e mecânicos costumam ser preguiçosos em diagnosticar barulhos... sempre falam "é normal...")

    - Se o motor elétrico da tração está funcionando (NUNCA ANDE COM O CARRO 4X4 NO ASFALTO/PEDRA/PISO INTERTRAVADO/CONCRETO OU QUALQUER SUPERFICIAL DE ALTO ATRITO)

    - Se o sistema de transmissão está OK (caixa de marchas, caixa de transferência, cardãs e diferenciais) - Vá para um descampado (barro, areia, grama, brita), ligue a tração e dê algumas voltas com o carro. Vá para frente e pra trás em linha reta e depois ande em círculos (pros dois lados). Assim você testará o sistema de transmissão do carro.
    Estalos, barulhos fortes e trancos não são normais. A não ser que o carro tenha algum bloqueio no diferencial.

    - A parte elétrica - Pela idade avançada e falta de qualidade da produção naquela epoca, normalmente os RF são cheios de gambiarras.

    - Rolamentos de rodas.

    - E O MAIS IMPORTANTE, VERIFIQUE O OLÉO DA CAIXA DE MARCHAS. ELE DEVE SER DE COR VERMELHA. CHAMA-SE OLÉO ATF E NÃO COMPRE OUTRO QUE NÃO ATENDA A ESPECIFICAÇÃO DEXTRON III (eu falei 3. Não II ou qualquer outro que lhe empurrarem).
    Caso seja outra cor; troque-o imediatamente pelo correto e contate o ex-dono pra saber a quanto tempo está rodando com oleo errado.
    *A caixa do RF apesar de aguentar bastante desaforo, é muito sensível a oléo errado.

    Cores de óleo:
    Vermelha = ATF OK
    Rosa = ATF contaminado com água
    Marrom = SAE 80, 90 ou similares OK
    Café com leite = SAE 80, 90 ou similares contaminado com água


    Pontos fracos do RF:
    Diferencial dianteiro - costuma quebrar as cruzetas semi-eixos;
    Cubos de roda / rolamentos dianteiros - Não compre o mais barato, senão vai trocar de 3 em 3 meses. São os mesmos da Ranger 4x4 sem roda livre.
    Semi-eixo traseiro semi-flutuante - Pode quebrar e a roda se desprender. Risco de acidente. Nunca deixe o mecânico dar o famoso "pontinho de solda" no anel que trava o rolamento. A cada troca de rolamento, o anel deve ser trocado.


    No mais... acho que é isso. (INSONIA DA POR$#)

    Bom proveito, boas trilhas e juizo.
    C.J. - Carlos Negrão
    Clique e Conheça: Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37'
    Clique e Conheça: F75 1979 292 V8 - Gaiola das Loucas

  4. #4
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    Citação Postado originalmente por injuriado Ver Post
    Seja bem vindo Th Cerga!
    Belo exemplar!

    Respondendo a sua pergunta: Freios e conjunto dos eixos cardan (principalmente o dianteiro).

    Em relação aos freios:
    Ok, o sistema de freio dianteiro é tranquilo, encontra-se peças facilmente.
    Mas o sistema de freio traseiro é chato.
    Solução: Kit de freio a disco.

    Em relação ao cardan dianteiro:
    Seu troller ainda usa a junta CV?
    Se sim, analise seu estado, pois é um pouco "complicado" ($$) conseguir outra.
    Se não, evite velocidades acima de 110km/h e coloque um kit de roda livre quando puder.

    Abraço

    Renato
    OK, obrigado.

    Na verdade, acima de 100 km/h com a capota de lona..ficou meio chato de andar!
    na próxima semana, estarei levando-o no mecânico da região para verificar as juntas, e vou passar a lista que os amigos me informaram para fazer um checkup.

    Obrigado.
    Abs

  5. #5
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    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Verifique a caixa de marchas.

    Veja:

    - Se está arranhando na troca de alguma marcha;

    - Se sente alguma vibração ou barulho estranho
    (Essa verificação será difícil de fazer, pois você aparenta não ter conhecimento aprofundado e mecânicos costumam ser preguiçosos em diagnosticar barulhos... sempre falam "é normal...")

    - Se o motor elétrico da tração está funcionando (NUNCA ANDE COM O CARRO 4X4 NO ASFALTO/PEDRA/PISO INTERTRAVADO/CONCRETO OU QUALQUER SUPERFICIAL DE ALTO ATRITO)

    - Se o sistema de transmissão está OK (caixa de marchas, caixa de transferência, cardãs e diferenciais) - Vá para um descampado (barro, areia, grama, brita), ligue a tração e dê algumas voltas com o carro. Vá para frente e pra trás em linha reta e depois ande em círculos (pros dois lados). Assim você testará o sistema de transmissão do carro.
    Estalos, barulhos fortes e trancos não são normais. A não ser que o carro tenha algum bloqueio no diferencial.

    - A parte elétrica - Pela idade avançada e falta de qualidade da produção naquela epoca, normalmente os RF são cheios de gambiarras.

    - Rolamentos de rodas.

    - E O MAIS IMPORTANTE, VERIFIQUE O OLÉO DA CAIXA DE MARCHAS. ELE DEVE SER DE COR VERMELHA. CHAMA-SE OLÉO ATF E NÃO COMPRE OUTRO QUE NÃO ATENDA A ESPECIFICAÇÃO DEXTRON III (eu falei 3. Não II ou qualquer outro que lhe empurrarem).
    Caso seja outra cor; troque-o imediatamente pelo correto e contate o ex-dono pra saber a quanto tempo está rodando com oleo errado.
    *A caixa do RF apesar de aguentar bastante desaforo, é muito sensível a oléo errado.

    Cores de óleo:
    Vermelha = ATF OK
    Rosa = ATF contaminado com água
    Marrom = SAE 80, 90 ou similares OK
    Café com leite = SAE 80, 90 ou similares contaminado com água


    Pontos fracos do RF:
    Diferencial dianteiro - costuma quebrar as cruzetas semi-eixos;
    Cubos de roda / rolamentos dianteiros - Não compre o mais barato, senão vai trocar de 3 em 3 meses. São os mesmos da Ranger 4x4 sem roda livre.
    Semi-eixo traseiro semi-flutuante - Pode quebrar e a roda se desprender. Risco de acidente. Nunca deixe o mecânico dar o famoso "pontinho de solda" no anel que trava o rolamento. A cada troca de rolamento, o anel deve ser trocado.


    No mais... acho que é isso. (INSONIA DA POR$#)

    Bom proveito, boas trilhas e juizo.

    Ola. Quando comprei o pessoal da Trilha 4x4 - Troller de Campinas - comentou sobre a cruzeta do semi eixo dianteiro que precisava de troca, até me passaram o orçamento. Porem o mecânico que ira fazer o checkup na vtr não comentou nada sobre o estado (visual) das peças. Vamos esperar para desmontar e ver o que acontece ali.

    A 2ª e a ré raspam um pouco, mas pelo o que já li, é "normal" do Tremec T5. Tenho alguns contatos que estão nos EUA, e estudo a possibilidade de trazer um kit de anel universal da Tremec e a engrenagem da 2ª marcha, onde o site thegearbox.org diz que encerram os problemas de raspar marcha.

    A parte elétrica, principalmente em baixo do painel, esta terrível. Parece uma macarronada...de tanto fio e emendas e coisas que tem ali. Na bateria, contei uns 6 cabos positivos entrando para a cabine.

    No feriado tentarei engatar o 4x4 em uma área de grama junto com o mecânico, será o teste das peças e componentes da transmissão.

    O eixo dianteiro é o mesmo da Cherokee Sport ? Onde encontro roda livre para esse conjunto?

    Obrigado e abs.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Novo na frota - Troller RF 2000-p1050909.jpg   Novo na frota - Troller RF 2000-p1050910.jpg   Novo na frota - Troller RF 2000-p1050913.jpg  

  6. #6
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    Citação Postado originalmente por Th Cerga Ver Post
    Ola. Quando comprei o pessoal da Trilha 4x4 - Troller de Campinas - comentou sobre a cruzeta do semi eixo dianteiro que precisava de troca, até me passaram o orçamento. Porem o mecânico que ira fazer o checkup na vtr não comentou nada sobre o estado (visual) das peças. Vamos esperar para desmontar e ver o que acontece ali.
    No teste em 4x4 que falei acima, o mecânico poderá identificar alguma anomalia. Não confie apenas em estado "visual" das peças, pq as vezes engana.


    Citação Postado originalmente por Th Cerga Ver Post
    A 2ª e a ré raspam um pouco, mas pelo o que já li, é "normal" do Tremec T5. Tenho alguns contatos que estão nos EUA, e estudo a possibilidade de trazer um kit de anel universal da Tremec e a engrenagem da 2ª marcha, onde o site thegearbox.org diz que encerram os problemas de raspar marcha.
    Se vai gastar pra abrir... faz logo o serviço completo. Compra o kit de reparo completo (todos os 5 aneis sincronizadores, travas, cachorrinhos, buchas, molas e rolamentos) e troca tudo. O kit completo da ford racing não sai por mais de R$1.300.

    A ré da Tremec T5 não é sincronizada. Então tem que parar, apertar a embreagem e esperar um pouco pra engata-la.

    Recomendo fortemente que se for fazer algum serviço na caixa, faça-o numa casa especializada em cx de marchas. Alguém que seja bom e de confiança. Vejo com frequência gente fazendo serviço especializado em mecânicos gerais. As chances de dar merda são mto grandes.
    (Ex.: se vc tiver problema de coração, vai se tratar com um Otorrino??)

    Citação Postado originalmente por Th Cerga Ver Post
    O eixo dianteiro é o mesmo da Cherokee Sport ? Onde encontro roda livre para esse conjunto?
    Reza lenda que o eixo dianteiro é o mesmo da Cherokee Sport VENEZUELANA. Mas em 10 anos de RF eu nunca consegui ver uma cherokee Venezuelana nem mesmo em foto pra atestar essa informação.
    (diga-se de passagem existem vários mitos de fóruns por ai... basta uma pessoa postar que outras irão acreditar!)

    Cherokee e Wrangler usam eixo Dana 30 na dianteira. O RF usa Dana 44. Algumas peças são intercambiáveis, como rolamentos, pinças, disco.

    Verdade é que você não precisa se preocupar com peças pra esse eixo. Os colegas de RF mais antigos (como eu por exemplo) já desenvolveram varias soluções praticas e melhores para os problemas crônicos desse carro.

    Por exemplo: A cruzeta do semi-eixo dianteiro vivia quebrando quando eu ainda usava 33" em 2007. Em 2008 ou 2009 encontrei o pessoal da Ensimec e desenvolvemos o semi-eixo dianteiro pro RF. Alem de mais reforçado que o original, pois é fabricado em aço cromo molibdenio com 3 tratamentos térmicos, fizemos ele pra trocar as cruzetas por homocinéticas. No caso, a homocinetica é da Grand Cherokee.
    C.J. - Carlos Negrão
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  7. #7
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    Citação Postado originalmente por Th Cerga Ver Post
    OK, obrigado.

    Na verdade, acima de 100 km/h com a capota de lona..ficou meio chato de andar!
    na próxima semana, estarei levando-o no mecânico da região para verificar as juntas, e vou passar a lista que os amigos me informaram para fazer um checkup.

    Obrigado.
    Abs
    Aproveita o feriadão e tira ela!
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  8. #8
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    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Aproveita o feriadão e tira ela!
    Nesse feriado entrei com a vtr na Serra do japi, em Jundiai. Em uma barranco medio, engatei a reduzida e em seguida subiu uma fumaça branca pelo respiro do capo. No dia anterior, vi que tinha um pouco de oleo de motor sobre algumas peças do motor (caiu oleo da garrafa acidentalmente).

    Nao sei se a fumaça veio das gotas de oleo em contato com o motor quente, ou se foi algo mecanico queimando. O cheiro que ficou foi de algo queimado. Dei um tempo e volei a andar normal, nada de errado aconteceu.

    Algeum tem algum palpite?

  9. #9
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    Depois de comprar a tinta Bate Pedra, hora de aplicar e ver a diferença gritante de acabamento.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Novo na frota - Troller RF 2000-p1050914.jpg   Novo na frota - Troller RF 2000-2013-11-16-16.17.42.jpg   Novo na frota - Troller RF 2000-2013-11-16-16.17.17.jpg  

  10. #10
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    Novo gift para deixar a vtr mais clean e com cara de mais moderna!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Novo na frota - Troller RF 2000-2013-11-21-08.00.59.jpg  

  11. #11
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    Bem, depois de 30 dias com a vtr, alguns up grades e manutenções corretivas já foram realizados.
    Troca das cruzetas do semi eixo dianteiro, troco dos pivôs (todos), troca dos terminais de direção (agendada) e troca dos amortecedores e instalação dos calços de mola de 30mm.
    Reforma das lanternas, pintar suporte interno, acertar alinhamento e troca de fios, lâmpadas, lentes.....
    Para o feriado do dia 31...que trabalho ate as tantas e volto só lá no dia 2 !!! JA iniciei a operação limpeza interna, tirei os bancos e console e removi todo o revestimento e demais plásticos colados no assoalho.
    Próximo passo lixar e passar bate pedra ou tinta emborrachada, e só!
    Segue algumas fotos!
    Abs. e ótimo e abençoado 2014 para todos!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Novo na frota - Troller RF 2000-2013-12-14-17.22.50.jpg   Novo na frota - Troller RF 2000-2013-12-28-13.09.41.jpg   Novo na frota - Troller RF 2000-2013-12-28-13.10.01.jpg   Novo na frota - Troller RF 2000-2013-12-29-18.40.02.jpg   Novo na frota - Troller RF 2000-2013-12-29-18.40.20.jpg  

  12. #12
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    Bom...festa passadas, e RF montado.
    Finalizei a retirada do carpete e forro do assoalho, gastei 2 dias e 2 braços para lixar...e enfim, depois de 4 demaos de bate pedre diluido com agua (foi no olhometro, mas acredito que cheguei nos 10% solicitados na embalagem).
    Grande abraço para o Flaviano, que confeccionou a carroceria do RF no dia 01/03/2000 - vide assinatura no assoalho direito.
    Em seguida, colei fitas de manta asfaltica laminada no tunel do cambio e por dentro do console, para diminuir a temperatura interna.
    O resultado ficou muito bom - para mim - porem andando com a vtr, identifiquei que os barulhos mecanicos estao mais limpos, por exemplo, ficou ouvindo todo o conjunto de transmissao e cardas rodando, ao ligar o 4x4 ouço o conjunto trabalhando...enfim...agora nao tem mais acabamento no assoalho do RF.
    Um dos itens que me preocupou muito foi o estado geral dos parafusos que prendem os bancos e cinto de segurança no assoalho, todos estava completamente enferrugados e condenados, troquei todos!
    Abs a todos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Novo na frota - Troller RF 2000-2013-12-31_15-07-12_485.jpg   Novo na frota - Troller RF 2000-2013-12-31_15-07-23_248.jpg   Novo na frota - Troller RF 2000-2013-12-31_16-14-54_488.jpg   Novo na frota - Troller RF 2000-2014-01-03_11-10-47_95.jpg   Novo na frota - Troller RF 2000-2014-01-03_14-33-31_500.jpg  

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