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Tópico: Chipar motor 2.0

  • #1
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    Chipar motor 2.0




    Gostaria de saber se chipar motor ap 2.0 no troller rf vale a pena ou é melhor colocar uma injeção pandoo. Qual a melhor maneira de aumentar um pouco a potencia do troller.

  • #2
    Olha, via de regra, não vale a pena investir em uma reprogramação para motores aspirados.
    Explico: O motor funciona com uma certa mistura de ar/combustível. No motor aspirado é muito difícil fazer ele "tomar mais ar", o que inviabiliza injetar mais combustível.

    O ganho de potência em carros aspirados apenas reprogramando a injeção, em 99% dos casos não vale o investimento feito.

    O que pode ser feito no seu caso é um re-trabalho no cabeçote e no coletor de admissão.

    Com isso é possível elevar a potência de 116cv para algo próximo a 140cv, e também elevar bastante o torque.

    Segue um video que mostra o trabalho de cabeçote no AP 2.0 e seu respectivo ganho:



    Abraços.
    4X4 Brasil
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

  • #3
    Usuário Avatar de mistura
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    Citação Postado originalmente por Leonardo Uller Ver Post
    Gostaria de saber se chipar motor ap 2.0 no troller rf vale a pena ou é melhor colocar uma injeção pandoo. Qual a melhor maneira de aumentar um pouco a potencia do troller.
    Uma forma de aumentar a potência e o rendimento, é turbinando o motor, é bem simples e há vários kits disponíveis no mercado.
    Pode regular o turbo para ganhar um pouco de potência ou muita potência, depende da regulagem de pressão do turbo.
    Se utilizar o turbo com pouca pressão, ganha-se potência sem alterar cabeçote, nem válvulas.

    Abrass

    PS:Até onde sei não há como chipar motores aspirados.

  • #4
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
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    Leonardo,

    pandoo e chip sem nenhuma alteração mecânica é trocar 6 por meia dúzia (a única vantagem que vejo para a pandoo seria poder alterar a configuração)

    preparar cabeçote e retrabalhar dutos pode ser uma opção em conta que já vai trazer resultados...

    o cara não menciona valores no vídeo mas acho que a brincadeira sem mexer em componentes só retrabalhando para melhorar fluxo deve ficar entre 600 a 1200,00 dependendo do local, e o torque (esse sim faz muita diferença no off road) aumenta sim, mas não tão significativamente (eita palavrinha comprida) como numa preparação turbinada... e é provavel que vc precise remapear a injeção (já que o motor vai engolir mais ar, tem que entrar mais combustível) e ignição, se houver rebaixo.

    Com turbo, dependendo da pressão (1, a 1,2 com álcool e taxa de 9:1 pra evitar quebra), a cavalaria mais do que dobra, e o torque pode passar de 30 kgfm com pegada em baixa (essencial pra off road) dependendo da turbina, é um custo benefício mais interessante, mas tb não é barato montar um "bom carro turbo". Os kit´s prontos pode se dizer que são baratos, mas é só uma parte da brincadeira. (vc no minino vai precisar montar um catch tank pra não faltar combustivel nas inclinações, aumentar a vazão dos bicos ou colocar um bico suplementar, refazer escape, retrabalhar o avanço, ou usar um módulo pra limitar... e por aí vai, isso pra ficar no básico) acredito que pra turbinar um ap minimamente bem feito vc gaste 3500,00 a 4000 reais, mas tb o troller vai ficar um ANIMAL!!!!

    Agora se vc quiser dar um up leve, algo em torno de 5 a 10 cv a mais, com um pouco a mais de torque(provavelmente 1 a 2 kgfm, porém em rotações mais alta) e sem gastar muito, invés de chipar vc pode colocar um escape dimensionado 4x1, e filtro de ar menos restritivo (ou maior para evitar problemas devido a poeira). É a opção mais barata e vai te trazer praticamente os mesmo ganhos que vc teria simplesmente chipando ou colocando a pandoo e remapeando injeção e ignição sem nenhuma alteração na parte mecânica. Já ouvi falar em AP com 130cv (135cv álcool) só com chip, mas achei muito otimista.

    Se quiser gastar um pouquinho mais numa preparação aspirada... adiciona ao filtro e ao dimensionado um comando 49g (do gol GTS), retrabalho do cabeçote e dutos, passa pra álcool e remapeia injeção e ignição... só não compre esses chip´s prontos, leve o carro para que a reprogramação do chip seja feita em cima dos setup´s do seu carro, provavelmente seu carro vai para uns 160 a 180cv, mas ai o investimento vai chegar logo no patamar do turbo... a vantagem nesse caso seria ir fazendo os up´s por etapa.

    tenho um engesa que já foi aspirado, e agora é turbo, e posso te dizer, o turbo é "muito" mais divertido!

    dá uma olhada nesse vídeo.

    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #5
    Caramba!
    (ressuscitando o tópico)

    Babei no vídeo =P

    To pensando muito em botar um turbo no meu RF.
    Sei que vou ter que mexer em várias coisas no motor pra acertar tudo, estou disposto a gastar mais pra fazer direito!

    Mas minha dúvida principal é:

    Digamos que eu aumente de 115cv para 200cv.
    Com isso, o resto do sistema (caixa de transmissão, diferenciais, cardã, etc...) tudo vai ser mais forçado, certo?
    Corro o risco de quebrar várias coisas botando um turbo?

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Leonardo Uller Ver Post
    Gostaria de saber se chipar motor ap 2.0 no troller rf vale a pena ou é melhor colocar uma injeção pandoo. Qual a melhor maneira de aumentar um pouco a potencia do troller.
    Leonardo , meu RF ano 99 esta com o chip da Paraty gti, o ganho é pouco comparado com um turbo e hoje lhe digo turbinaria sem sombra de duvida . Quanto ao dimensionado , basta por um coletor de escape do Santana mais novo que sai apenas um CANO de mais ou menos DUAS polegadas ao invés de dois tubos que vem originalmente nos nossos motores.
    Você pode comprar em desmanches esse coletor, outra coisa ADIANTA um dente na polia da correia dentada e ajusta o distribuidor para diminuir a vibração dos tuchos . após isso vai subindo uns barrancos para testar a modificação BARATA e tire você mesmo as suas conclusões, no meu eu pus uma polia regulável mas , antes faça o teste de um dente a mais na polia e a troca do coletor do Santana , mas não deixe de testar nos barrancos , lembro que na época o bugao estava com pneus 33" e rasgava que era uma loucura, parecia que estava com pneus 235/15.

    Faça a experiência e posta aqui o que você achou de diferente, não esqueça de deixar o motor trabalhando em baixa na casa dos 900/950 giros para quando você afundar o pé o motor não querer ratear... abraço e tenha um bom teste.

  • #7
    Usuário Avatar de Th Cerga
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    ressuscitando o tópico...

    No meu Rf tenho escape dimensionado 4x1 e filtro de ar da Kombi, motor no ponto e estou para iniciar a fase a álcool do motor.

    Estou com pneu 31" e nessa configuração, a vtr mudou de comportamento, ficou mais ágil, mais rápida...gostei bastante! A próxima (e barata) alteração sera tirar o catalisador e trocar o silencioso, pra deixar o fluxo de saída de gases melhor.

    Já me falaram para retrabalhar o cabeçote e os dutos de admissão, pra não precisar de turbina e chip.

    Abs.

  • #8
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    Th Cerga saudações, o escape moderno do Santana de um só tubo +- 2" atende bem com baixo custo.

    Pergunta : O filtro da Kombi atende bem e não restringe o FLUXO de ar ? Se funcionar vou usar no meu !
    A um tempo atrás tive muitos problemas com combustível BATIZADO , pensei até que fosse problema do motor e da injeção , mas solucionei com o abastecimento em postos de marcas reconhecidas e mesmo assim passei a usar o ALCOOL em postos de confiança e colocando GASOLINA na proporção de 1 para cada 10 de álcool e o funcionamento MUDOU da água para o vinho. Uso sapatos de 31" mas já tenho outros planos em andamento... depois posto aqui.

    Acho que vale a pena chipar pelo ganho que tive . Digo antes com pneus 33" o carro se arrastava e após o chip levantava a cara igual a um Santaninha com os 33". Há poucos dias troquei a bomba de combustível e fui com o meca para testar e o cara disse que era uma LOUCURA ... do modo como o BUGÃO arrancou bem !!! o chip foi da parati GTI , com baixo custo e um resultado satisfatório e veja que troquei até o corpo de borboleta na época pra deixar tudo bem justinho... nõ economizei e saiu por menos de $ 800,00 a cerca de +- quase 4 anos atrás.
    Quanto ao escape na época pus o intermediário do GOL direto só com aquela LÃ ficou o biiiixo mas depois de uns dias na BR o ouvido pede pinico então tirei e pus o final do Santana (abafador) mas a saudade do barulho me fez tirar o miolo dele e hoje esta com um ronco comportado e agradável .
    Por enquanto é isso se quiserem saber algo mais é só perguntar.
    Abraços empoeirados a todos.

    Citação Postado originalmente por Th Cerga Ver Post
    ressuscitando o tópico...

    No meu Rf tenho escape dimensionado 4x1 e filtro de ar da Kombi, motor no ponto e estou para iniciar a fase a álcool do motor.

    Estou com pneu 31" e nessa configuração, a vtr mudou de comportamento, ficou mais ágil, mais rápida...gostei bastante! A próxima (e barata) alteração sera tirar o catalisador e trocar o silencioso, pra deixar o fluxo de saída de gases melhor.

    Já me falaram para retrabalhar o cabeçote e os dutos de admissão, pra não precisar de turbina e chip.

    Abs.

  • #9
    Usuário Avatar de Th Cerga
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    Evaldo, eu até cheguei a comprar a saída do escapamento do Santana 2.0 de 2", porem quando precisei trocar tubo primário original (que apodreceu e foi pro lixo) comprei um coletor 4x1 com manta pelo mesmo valor do tubo primário novo do Santana 2.0.

    Confesso que com o 4x1 + filtro de ar da Kombi, a vtr ficou mais rápida, como escrevi. Agora, vou atras desse chip da Parati GTi (não me lembro dela) mas já "Googei" e achei!


    Sobre o escape, fico pensando no barulho nos deslocamentos...dai vai matar o condutor...mas tirar o catalisador isso já é certo! Meu abafador do Santana é novo (troquei em maio/2014), pois eu usava o RF no dia a dia para trabalhar...agora não mais!

    Veja na assinatura que tem toda a historia do RF Black Label!
    Abs.

  • #10
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    Th Cerga , vamos lá ! Acho que o chip do Golf gti também possa dar um fôlego a mais no motor do bugão porém , devemos falar primeiro com o meca da INJEÇÃO para não por a carroça na frente dos bois.
    Quanto você pagou no dimensionado na época ?
    No meu caso custava +- $ 350,00 e paguei no coletor moderno com saída de 2" $ 100,00 e acompanhando toda tubulação , menos o abafador final .... para mim saiu num preço legal. [em desmanche] .
    E se não quiser investir logo numa polia regulável ... adianta um dente na polia original e regula no distribuidor ao seu gosto a ponto de não deixar os tuchos vibrando muito ... algo em torno do suportável , entendeu ??? você notará logo a diferença.
    Você citou que quer queimar ALCOOL , e se puser os pistões do Santana mais novo os canecos são bem MAIS ALTOS o que naturalmente vai taxar o motor com peças originais sem partir para engenhocas mirabolantes, nos canecos lembro que paguei +- na época $ 570,00 KIT com ANEIS metal leve ou mahle não lembro bem agora.

    Citação Postado originalmente por Th Cerga Ver Post
    Evaldo, eu até cheguei a comprar a saída do escapamento do Santana 2.0 de 2", porem quando precisei trocar tubo primário original (que apodreceu e foi pro lixo) comprei um coletor 4x1 com manta pelo mesmo valor do tubo primário novo do Santana 2.0.

    Confesso que com o 4x1 + filtro de ar da Kombi, a vtr ficou mais rápida, como escrevi. Agora, vou atras desse chip da Parati GTi (não me lembro dela) mas já "Googei" e achei!


    Sobre o escape, fico pensando no barulho nos deslocamentos...dai vai matar o condutor...mas tirar o catalisador isso já é certo! Meu abafador do Santana é novo (troquei em maio/2014), pois eu usava o RF no dia a dia para trabalhar...agora não mais!

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    Abs.

  • #11
    Usuário Avatar de Th Cerga
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    Evaldo, peguei no meu 4x1 230 Dilmas, mais 150 de M.O. com a troca das juntas e parafusos (tudo novo)....na brincadeira também entrou o silencioso novo do Santana....no final chegou perto dos 500...

    Esses custos são em Campinas/SP (caro por natureza) e no mês de junho/2014.
    Abs

  • #12
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    Boa tarde a todos os participantes!

    Estou iniciando no mundo 4X4 com um recém comprado Troller RF Azul 99/00 e acreditem, de um único dono.
    Posso expressar minha opinião, de quem tem um jipe pela primeira vez e um turbo também (nunca tive contato com turbos antes). O dono anterior turbinou o jipe no ano de 2005... o carro está com 130 mil KM, sem fumar ou sem qualquer vestígio de óleo no escapamento... só o cheiro de alcool mesmo. Ele está com uma configuração bem tranquila... Uma T2 se não me engano, bico de 3.5 bar e filtro de ar Fiat (não sei qual o modelo) por conta do uso do snorkel, e trabalhando com 0,6 de pressão. Nesta configuração, têm-se um bom rendimento de potência e torque em baixas rotações (à partir de 1500 rpm +/-), o que é ideal para o uso dia a dia do carro e trilhas.

    Nunca fiz trilhas, mas imagino que não se use um regime muito alto de rotação. O carro não tem nenhum mapeamento de injeção nem nada, sendo bem original. Acredito que o turbo valha muito a pena, já que a manutenção é de certa forma "barata"... Acredito que não tenha gastado mil reais para ajeitar todos os problemas do turbo (obs: o carro estava bem conservado e bem cuidado). O bacana é que na rodovia, mesmo não tendo roda livre anda-se tranquilamente à 100 - 110 se pisar muito no acelerador. O consumo de combustível fica entre 5/6 cidade e 7/8 estrada com alcool descente(dados do antigo proprietário, já que estou tirando a média ainda).

    Logo, acredito eu, mesmo sem experiência que esta é uma alternativa bem em conta!

    Obrigado e saudações.

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