Postado originalmente por
Julio_ASRJ
Fala bruno, bem vindo ao fórum de troller amigo!
Bruno, eu passei por uma experiência parecida com a sua, mas não tive dúvidas, pois eu tive um 2005 2.8 e só escutava abobrinha (a maioria de outros proprietários de 2.8 rs). Mas, verdade seja dita, também conversei com proprietários que tiveram grandes problemas no 3.0. Dentre eles, bicos que não saíam (e não tinha ferramenta que tirasse), bicos que estragavam devido a brutalidade exigida para retirada, bicos caríssimos (quase R$ 2000 em 1 bico), entrada em módulo de segurança, entre diversos outros problemas. Soma esses relatos a um bando de pingunços, ops, quer dizer jipeiros, amantes de diesel que nem sabiam o que era injeção eletrônica e além de lidarem com 1 troca de motor do jipe preferido deles, tinham que lidar com 1 nova geração de motores e terás um belo preconceito!
O 3.0 não só passou pelo preconceito, como venceu o preconceito. O mercado já aprovou, independente do que fulano ou cicrano disse ou vivenciou. É só ver os 3.0 em ação, nas trilhas, nos passeios, nos vídeos loucos do youtube, nos rallys, nas reprogramações insanas que ele recebe... Hoje eu tenho um 2008 3.0, e admito, é muito melhor! A manutenção é mais cara? É. Diagnóstico de problemas é mais difícil? É. Mas, faz tudo que o 2.8 fazia, mas, com 38 kg de torque e 163 cv, com proteção do motor contra aquecimento e derivados, com possibilidade de ir pra 250 cv e mais de 60 kg de torque com baixo custo, etc, etc, ...
Minha dica, na sua situação, compre o 3.0! E pesquise os preços atuais de manutenção do 3.0 pra saber se cabe no seu bolso. Ela está ridiculamente barata na minha opinião.
Se optar pelo 2.8, terás uma bela máquina, porém eu só recomendaria a compra de um 2.8 caso não tivesse um 3.0 em ótimo estado na jogada ou o custo de manutenção fosse muito relevante, pois a manutenção do 2.8 hoje está de graça realmente, e admito ser tentador.