Postado originalmente por
Tezinho
Esta foi nossa terceira participação. Noturno, depois diurno que virou 24 horas devido chuva torrencial e desta vez novamente diurno que ...
Estivemos lá em 17 Jeeps. Chegamos por volta das 10 horas, inscrições feitas , planilhas recebidas. Fomos muito bem acolhidos pelo Fernando e pelo Denis junto com seu irmão. Anunciados pela equipe de som, observamos muitas pessoas curtindo os deslocamentos dos 4x4 já que o evento movimenta a cidade inteira. Vimos muitos outros grupos formados com suas viaturas, gente vinda de tudo que é lugar. Gente simples, ou afortunados, observando ou participando da largada. Fiquei admirado com o evento em si, pois não vi nenhuma confusão, mesmo envolvendo todo tipo de espectador ou participante porque não dá pra selecionar ninguém em eventos públicos, gratuitos em plena praça, cuja única finalidade é social juntando uma dose de bem estar e aventura na mata, a aventureiros que somos. Acho muito complexa uma organização deste tipo sem que ocorra alguma confusão, pois é sabido que muitos ingerem bebida alcoólica e ai fica mais fácil tal ocorrência , e nem assim observei tal fato. Constatei uma quantidade muito grande de cestas básicas doadas e, muita euforia dos familiares e colaboradores do evento no sucesso destas arrecadações, citando, que as pessoas beneficiadas agora teriam como se alimentar. Fiquei muito contente e exibi tal ação como aprendizado ao meu filho companheiro de aventuras.
Saímos pra trilha por volta das 11 horas, seguimos pela planilha e tudo foi tranqüilo. No início tava fácil. Alcançamos um grupo que saiu pouco antes de nós. Passamos por eles na boa, e vieram atrás. Algumas milhas a frente ficamos PERDIDOS NA MATA, demos ré e alguns deles infiltraram nosso grupo e convivemos bem. Logo à frente paramos para lanchar e eles seguiram. Cruzamos com outro grupo com uma engesa com terminal de direção quebrado. Estacionamos. Até dava pra passar, mas oferecemos cabos e bateria para realizar solda no local. Nesse ponto encontramos com o Fernando, que estava na trilha dando apoio. Inclusive ia retornar à praça para encaminhar um dos nossos que estava com esposa e crianças e já tinha sido suficiente pra elas. Num dado momento, no final da tarde, numa curva 90 graus em declive à esquerda , lisa e barranco na também à esquerda, eu estava com pneus BF Mud meio gastos , acabei por deslizar a traseira, acelerei pra não cair de lado e piorei tudo. Sentei a bunda do jeep uns 2 metros abaixo dentro desse buraco. O Hemoglobina ficou empinado, nada ocorreu comigo nem com meu filho de 11 anos. Saímos do jeep, sem risco de continuar tombando, pausa para fotos e acionamos o guincho para rebocar com tranqüilidade. O resto do grupo passou beleza comendo o barranco por cima.
Fomos seguindo a planilha na boa. Ficamos sabendo que havia um grupo numa subida onde tinham 2 gaiolas + 1 jeep quebrados sendo socorridos por companheiros, e que não dava pra passar ou ainda iria demorar para abrir espaço. Informação passada por um jipeiro que estava retornando, e o cara conhecia o local , sinalizando onde poderíamos passar à frente. Seguimos e logo entramos na planilha novamente. Mais à frente alguns do nosso grupo tiveram de abortar por interesses pessoais junto com outros que tinham algum problema no jeep e não queriam arriscar. Daí pra frente a trilha começou a ficar mais gostosa , erosões, atoleiros, piscininhas ... Não cruzamos com ninguém bêbado, usando drogas ou fazendo gracinha com as viaturas. Tudo foi muito bom. Seguimos a planilha até o final. Lembro de termos cruzado com o grupo noturno do Denis iniciando a trilha ao contrário. Recebemos convite para irmos juntos hehehe , isso já era perto da meia noite creio eu. Então não deu !
Chegamos na praça de São Lourenço e cruzamos com algumas viaturas dos companheiros da Máfia da Lama iniciando a trilha. Ficamos assistindo as Gaiolas passarem na rampa e os motoqueiros acelerando seus motores. Comentamos... parabéns ao povo da cidade que em nome de ganhar algumas cestas básicas aos necessitados da região , suportam enorme zona em plena 1 hora e tanto da madruga. Parece que a cidade é bem hospitaleira!
Como crítica, só tenho uma, PARABÉNS, a todos organizadores, participantes e espectadores........ uma pessoa organizando e poucos ajudando, foi um sucesso !!!
Muito difícil fazer melhor sem cobrar nada. E se cobrar, provavelmente não terá o mesmo fim social........ Voltaremos com mais cestas na próxima, e se precisar ajuda, estamos ai.
Não me sinto no direito de cobrar nada se não ajudei em nada !
É uma pena que algumas situações não tenha sido bom pra todos. Isto faz parte e pode ser
evitado ou melhorado com ações conjuntas. Vamos nos unir. Afinal o “Espírito jepeiro é um ajudar o outro”
Também gostei do dito ...Fernando, citado pelo Croffi.
“ Se vc não vive para servir, não serve para viver “
Ah !! estávamos com fome, sede e não tinha nada para tal no comércio que restava aberto.
O posto de gasolina fechado... Abastecemos na estrada. Entendo que seja difícil nessas altas horas ainda ter comida e bebida ! Às vezes também falta lá em casa heheheh....