Tulio,
No GPS do meu carro, dps de 1000 metros começa a ficar com erro grande por causa das baixas velocidades.
O controle é feito pelo TRIP no odômetro do carro... Aquele q a gente zera pra fazer viagem, qdo abastece, etc.
Em alguns pontos da planilha, tem a informação ZERE SEU ODÔMETRO.
Isso é importante para acompanhar os marcos dos comandos de virar nas entradas, pois a planilha é assim:
ODÔMETRO /// TULIPA DE DIREÇÃO /// VELOCIDADE DO TRECHO // TEMPO IDEAL // OBSERVAÇÕES
cada comando, é uma linha contendo isso aí acima...
O que você tem que observar é o seguinte:
Ler o comando para o piloto e dizer a ele qual a velocidade que ele deve manter... se, por acaso, ao passar em algum trecho ruim ele ficar abaixo, o piloto terá que ter em mente a média de velocidade q vc disse e irá acelerar depois, para compensar. Aí o navegador, ao passar pelo ponto, verifica o tempo ideal e compara com o cronometro!
A diferença (atraso/adiantamento) deverá ser informada ao piloto junto com a velocidade do trecho, para q ele tenha noçao de qto acelerar ou reduzir para compensar...
NO Rally de regularidade, vc tem q se manter dentro do tempo sempre !!! não é para correr... São mais de 60 checkpoints ao longo da corrida e vc nao sabe onde sao... E, geralmente, não coincidem com os marcos, para nao facilitar... Ou seja... não adianta acelerar igual um louco, chegar 1 min adiantado no marco do mapa e ficar parado alí esperando... pq, nesse caminho, vc pode ter passado por um checkpoint adiantado... O ideal é manter a média sempre... Se estiver atrasado, acelere para compensar e, qdo compensar, volte para o ritmo...
Ganha quer passar mais perto do tempo ideal em todos os checkpoints... Na turismo light, cada segundo adiantado perde um ponto e cada segundo atrasado perde 1 ponto também...
O tempo, diferentemente do odômetro que tem q zerar, é contínuo... Vc parte o cronômetro no início da prova e não zera mais... a planilha também vai assim... daí se vc se perder na quilometragem, terá sempre o tempo como referencia em relaçao aos marcos do mapa...
O bom de ter o odômetro acompanhando a planilha é que vc terá uma referencia... daqui a 300 metros terá q entrar a direita... se tiverem 5 entradas, vc sabe que é aquela... se o odometro nao estiver ok, vc terá q ver outra referencia como, por exemplo, uma porteira na planilha e comparar com a entrada e ver a distancia... na hora dá para se virar, nada demais... e tem as marcas de muitos pneus no chao tb, que dao dicas (kkkkkkkkkkkkkkk)
bom... o cronometro nao tem erro... parte no inicio e acompanha até o final, comparando com o tempo estipulado na planilha para cada marco...
o odometro vc irá zerar no início e tem 2 formas de perder a marcaçao dele:
1 - esquecer de zerar quando for indicado na planilha (pois nesse momento, a referência de distancia irá zerar na planilha tb, nao tendo como comparar diretamente o valor mostrado nela com o do odômetro).
2 - Se perder... passar do ponto, ter q manobrar e voltar... ali vc terá rodado uma distancia a mais do que o previsto na planilha e o odometro não coincidirá. Aí vc tem q ver o qto andou fora da rota e abater toda vez que for analisar. Isso é trabalho do piloto, uma vez que ele informa ao navegador, constantemente, o valor do odometro... Nesse caso, ele guardaria a diferença e na hora de fazer a leitura para o navegador, já faria corrigida...
É muito divertido !!! Vale ir uma vez... tem gente q vai só pela brincadeira e dps pega o jeito e não quer outra coisa... ehehehehe
Vai sem compromisso, faz o caminho no teu jeito... Na segunda vez, irá bem melhor...
Outra coisa importante, é escolher um navegador que possa ir sempre com vc, pois é algo q se vai pegando o jeito e as malícias...
Abração !!!!