Postado originalmente por
Ezahn
Primeiramente parabéns. Espero que seja feliz com o carro.
Caramba!!!!! Vamos ver se consigo dizer algo depois de tantas dúvidas.
Vamos por partes:
Este pneu 31x10,5x15 é o que eu uso. Eu uso o BF mas este ai deve ser bom. Me parece que é a maior medida que cabe sem mexer na susp. Com o carro turbinado um pneu menor vai te diminuir ainda mais a velocidade cruzeiro. Digo isto porque neste carro, pelo que dizem, não se deve viajar muito tempo a mais de 3000 rpm, principalmente turbinada. Pneu usado, se achar bom! Eu nunca comprei! Um pneu deste BF goodridie novo dura uns 70.000km! Este que eu uso é 50% terra. Tem desta mesma medida mais para asfalto. Vc pode colocar dois pneus mais próprios para asfalto agora e trocar outros 2 mais tarde por pneus iguais. Não é o recomendado mas não tem grande problema. O que não pode é colocar pneus de medidas diferentes na frente e atras, ai quando liga a tração 4x4 da crepe!
Quanto ao motor:
Esta tremedeira perto dos 100km/h deve ser pneu. A tremedeira não ocorre quando chega a 3000 rpm em primeira , segunda ou terceira certo. Se não ocorre então não deve ter origem no motor e sim depois do câmbio. Pode ser cardã ou pneu desbalanceado, ou ainda pneu deformado.
O tubo que vc descreveu é justamente o cano que sai do turbo e vai para o coletor de admissão. O turbo fica do lado direito e a admissão do lado esquerdo do carro. E deve ter outro tubo, talvez uma mangueira, que cruza mais na frente do filtro de ar até o turbo. Absolutamente normal quando turbina a 2.8.
Km de carro velho não existe!!!! Primeiro não da para ter certeza de nada! Depois o que conta mais é se o carro foi bem conservado e feita as manutenções do que propriamente os km rodados. 400.000 km na mão de um bom dono é muito melhor que 250.000 na mão de um porco. Entendeu!!
Suspensão
Este tal de pulinho não sei. Tem que ver se ela pega alinhamento ou tem algum terminal ou pivo ruim. Um bom sinal é não ter barulheira de coisa solta.
Quanto ao funcionamento geral, leia o manual de cabo a rabo. Se não tiver
aqui tem!
Vidro de traz todas abaixam, as Japas é que só abrem a traseira abaixando o vidro.
Quanto ao seguro, a minha é 93 e tá no seguro da porto, mas é uma facada pelo preço do carro. Consegui fazer quando comprei. Meu cunhado comprou uma mais nova uns 3 meses depois (cunhado é uma me.....da) e teve um pouco de trabalho para conseguir fazer mas conseguiu. Agora sistema anti furto não tem nada infalível. Tem uma trava de corte de diesel mecânica que vai no assoalho que parece ser boa. É
Veronezzi a marca. Tem um tópico recente deste assunto para a band mas é a mesma coisa.
Quanto ao mecânico, ai não conheço em Sampa, mas logo alguém indica um. Tem um tópico bem completo de
revisão apos compra da hilux (Primeira revisão após compra - Hilux SW4 2002 usada). De uma lida e faça o que o bolso permitir. Se vc não tem o histórico, então o obrigatório é trocar a correia dentada e o respectivo tensor, isso da pt no motor se quebrar!! E tem que trocar o tensor , é meio carro mas se ele travar quebra a correia nova e fuuuuuu do mesmo jeito!!!! Use peças originais. Tem uma loja em ponta porã, a America, que tem bons preços de peças originais e manda direitinho. Preço de concessionária é sempre salgado. Trocar o óleos filtros e demais fluidos é bom também. Examinar estado das outras correias. Examinar pivos e terminais de direção, coifas das omocuneticas.
Acho que respondi um pouco das suas duvidas
Boa sorte.