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  • #1
    Usuário Avatar de Engels Kbça
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    Dorderf.

    A minha SW2, ano 2000, está com 267 mil, nunca tirei nem a tampa de válvulas, motor perfeito. Já fiz viagem para Usuhaia, 19 mil Km, e este anos fui para Cusco, no Perú, rodei 14 mil km, só alegria.

    Kbça
    SW4 -2000 TD3.0- Ironman - General Grabber AT2 265 /70 - 16

  • #2
    Usuário Avatar de F. Oliveira
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    Olá, galera.

    Reavivando o tópico e tendo em vista que mais pessoas adquiriram tal máquina, que tal postarem suas experiências de acordo com o tema aqui colocado?

    Qto a minha viatura, ela está com 155.580 km sem motor feito. Tudo na base da prevenção.
    Recentemente fiz a troca da Correia do motor, aos 151k após acender a luzinha aos 150k. Troca das correias de ar e alternador e troca das bieletas e algumas buchas da suspensão.

    Filtros e óleos em dia....aguardando bater os 160k para fazer a troca de todos os fluidos.

    Sds a todos.

  • #3
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    Pessoal,
    SW4 2001 - com 152k originais e sem fazer motor, igual ao Engels, ja visitou Ushuaia e em setembro vai a Cusco com a graça de Deus.
    Sou rigoroso na manutenção preventiva, muito chato segundo meu mecanico.
    Abs.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #4
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    a minha é uma SW4 97 esta com 162 mil e foi feito o motor a 32mi km atras em 2005, aonde foi dado garantia pela concessionaria da toyota foi "gasto" 15 mil no motor não incluindo a colocação de um novo radiador que foi colocado mas não aparece nas notas.
    essa camionete foi comprada pela minha avó logo depois que o antigo proprietário fez o motor e até inicio do ano "ela" que não dirige só rodou 20 mil e manutenção básica, eu depois que comprei só troquei os pneus, óleos e filtros e o cilindro mestre da embreagem que abriu um vazamento.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por brunodut Ver Post
    a minha é uma SW4 97 esta com 162 mil e foi feito o motor a 32mi km atras em 2005, aonde foi dado garantia pela concessionaria da toyota foi "gasto" 15 mil no motor não incluindo a colocação de um novo radiador que foi colocado mas não aparece nas notas.
    essa camionete foi comprada pela minha avó logo depois que o antigo proprietário fez o motor e até inicio do ano "ela" que não dirige só rodou 20 mil e manutenção básica, eu depois que comprei só troquei os pneus, óleos e filtros e o cilindro mestre da embreagem que abriu um vazamento.
    Caramba, fizeram o motor com apenas 130 k km... Pelo visto essas "crianças" só sobrevivem se extremamente bem tratadas.

    Achei barato o valor cobrado pela Toy, considerando isso em 2005.
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #6
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    SW4 1997, mesmo depois de um acidente muito chato em que ela ficou de cabeça para baixo, não fumaça e não faz barulho.
    198 000km só preventiva e reparos do acidente!

  • #7
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    olha pelo histórico que o cara entregou junto com a toyota com todas as notas dos serviços realizados ela parece que fazia a manutenção correta e ainda por cima tudo na autorizada, só que acho que ele andava bem por que tem o pedido de entrada dela quando foi para a autorizada fazer o motor e consta que ela ferveu subindo uma serra e foi no verão com o radiador menor. pelo menos agora eu tenho um excelente carro e com o motor novinho.

  • #8
    Usuário Avatar de dorderf
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    Citação Postado originalmente por brunodut Ver Post
    olha pelo histórico que o cara entregou junto com a toyota com todas as notas dos serviços realizados ela parece que fazia a manutenção correta e ainda por cima tudo na autorizada, só que acho que ele andava bem por que tem o pedido de entrada dela quando foi para a autorizada fazer o motor e consta que ela ferveu subindo uma serra e foi no verão com o radiador menor. pelo menos agora eu tenho um excelente carro e com o motor novinho.
    Tá explicado! Fervendo, não há motor que resista.
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #9
    Usuário Avatar de F. Oliveira
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    Galera,

    O pé, muitas vezes é o responsavel pela lasqueira do motor. Quando fui engraxar a minha numa oficina, tinha uma Hilux 2010 lá com o motor aberto e tudo preto, como se estivesse estourado algo.

    Perguntei ao mecânico: o que foi isso? E ele respondeu bem simples e tranquilo: "Pé".

    Os caras andam nessas hilux como se estivessem em sedãs...ae num dá mesmo.

    Uma vez eu tava no meu carro anterior, um corolla. Eu estava rápido a 140 km/h, velocidade que ele anda tranquilo, no entanto, fui ultrapassado por uma hilux que tava, certamente a 180 km/h e parecia que eu tava parado....kkkkkkkkkk

    Alerta...100 km/h a no máx. 120 km/h é suficiente para nossas jornadas....a diferença no final é mínima, contanto que não se pare.

    Sds a todos.

    Ps: a hilux acima mencionada que estava com defeito, sequer tinha 100 mil km rodados.

  • #10
    Usuário Avatar de dorderf
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    Senhores, vendo esse tópico, vem algumas perguntas:

    1- Quando trinca o cabeçote, e a temperatura não aumenta, só sabemos que ocorreu a trinca pela diminuição de água no radiador?

    2- Nunca deve ocorrer diminuição de água do radiador (considerando o cabeçote perfeito e radiador idem)? E se pode, qual o valor considerado normal?

    3- O que levaram os senhores a fazer o motor? Turbina etc? Vejo a maioria dos casos aqui do carro continuar andando, normalmente, aí vem um mecânico e diz que tem que arrumar turbina, bomba e o escambal, quando o carro anda sem problemas.

    4- Meu carro, por exemplo, quando comprei, ao trocar o óleo, rodei 3 k km e não tinha nenhuma gota de óleo na vareta, tive um susto tremendo. Achei que tivesse que fazer o motor e tudo mais. Mas, hj, após 3 trocas e colocando Top Turbo o consumo de óleo despencou ao ponto de eu mal notar. Já rodei 2 k km e o óleo está no nível, firme e forte. O que é considerado consumo normal de óleo?

    5- Quando o cabeçote trinca, automaticamente não ferra alguma válvula ou pistão do motor, ao passo que ao invés de só trocarmos o cabeçote deveríamos arrumar o motor propriamente? Tem como arrumar o motor (parte dele) quando se tira o cabeçote, ou seja, sem remover o motor inteiro para o serviço?
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #11
    Citação Postado originalmente por dorderf Ver Post
    Senhores, vendo esse tópico, vem algumas perguntas:

    1- Quando trinca o cabeçote, e a temperatura não aumenta, só sabemos que ocorreu a trinca pela diminuição de água no radiador? No meu caso a temperatura esta sempre sob controle, isso fez com que fosse dificil acreditar em trinca ate porque a junta estava sem sinais de queima .

    2- Nunca deve ocorrer diminuição de água do radiador (considerando o cabeçote perfeito e radiador idem)? E se pode, qual o valor considerado normal? no meu caso em 3 anos muito pouco consumo de agua , apenas no verao e no maximo 300 ml no reservatorio .

    3- O que levaram os senhores a fazer o motor? Turbina etc? Vejo a maioria dos casos aqui do carro continuar andando, normalmente, aí vem um mecânico e diz que tem que arrumar turbina, bomba e o escambal, quando o carro anda sem problemas.
    concordo contigo quem procura acha , é que sou chato e detalhista e assim que percebi fumaça branca e baixando nivel de agua a cada 2 dias resolvi verificar e acho que isso me ajudou porque a trinca nao comprometeu outras partes do motor, ( pistao camisa aneis etc )

    4- Meu carro, por exemplo, quando comprei, ao trocar o óleo, rodei 3 k km e não tinha nenhuma gota de óleo na vareta, tive um susto tremendo. Achei que tivesse que fazer o motor e tudo mais. Mas, hj, após 3 trocas e colocando Top Turbo o consumo de óleo despencou ao ponto de eu mal notar. Já rodei 2 k km e o óleo está no nível, firme e forte. O que é considerado consumo normal de óleo? minha sw4 nunca baixou uma gota de oleo, e refiz a turbina com alegaçao de estar jogando oleo do motor para pistao , acho que estava gotejando ...rsrsr

    5- Quando o cabeçote trinca, automaticamente não ferra alguma válvula ou pistão do motor, ao passo que ao invés de só trocarmos o cabeçote deveríamos arrumar o motor propriamente? Tem como arrumar o motor (parte dele) quando se tira o cabeçote, ou seja, sem remover o motor inteiro para o serviço?
    respondi na 3a pergunta
    abraço

  • #12
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Citação Postado originalmente por dorderf Ver Post
    Senhores, vendo esse tópico, vem algumas perguntas:

    1- Quando trinca o cabeçote, e a temperatura não aumenta, só sabemos que ocorreu a trinca pela diminuição de água no radiador?

    2- Nunca deve ocorrer diminuição de água do radiador (considerando o cabeçote perfeito e radiador idem)? E se pode, qual o valor considerado normal?

    3- O que levaram os senhores a fazer o motor? Turbina etc? Vejo a maioria dos casos aqui do carro continuar andando, normalmente, aí vem um mecânico e diz que tem que arrumar turbina, bomba e o escambal, quando o carro anda sem problemas.

    4- Meu carro, por exemplo, quando comprei, ao trocar o óleo, rodei 3 k km e não tinha nenhuma gota de óleo na vareta, tive um susto tremendo. Achei que tivesse que fazer o motor e tudo mais. Mas, hj, após 3 trocas e colocando Top Turbo o consumo de óleo despencou ao ponto de eu mal notar. Já rodei 2 k km e o óleo está no nível, firme e forte. O que é considerado consumo normal de óleo?

    5- Quando o cabeçote trinca, automaticamente não ferra alguma válvula ou pistão do motor, ao passo que ao invés de só trocarmos o cabeçote deveríamos arrumar o motor propriamente? Tem como arrumar o motor (parte dele) quando se tira o cabeçote, ou seja, sem remover o motor inteiro para o serviço?
    Vejamos:

    1- A trinca de cabeçote é resultado de super aquecimento até onde eu sei. Pode ocorrer de não marcar no painel por falta de água, pois o marcador mede a temperatura da água.

    2- Abaixa muito pouco, tipo 200 ml a cara 6 meses.

    3 e 5 - Quando trinca o cabeçote, pode não afetar o restante do motor necessariamente. Mas como é resultado de super aquecimento, pode ter afetado o motor tb, não a trinca, mas sim o aquecimento. Ficar usando o carro com o cabeçote trincado leva a outros aquecimento por falta de água e pode derreter o motor. Cabeçote trincado a princípio não ferra válvula e muito meno o pistão, o que ferra é o aquecimento. Bom, tirando o cabeçote não se tem acesso a mais nada, só o próprio, que não deixa de ser parte do motor. mas para trocar anéis, biela e etc só tirando o motor.

    4- Quanto ao consumo de óleo, isto varia um pouco. A minha consome um pouco, tipo assim, tenho que colocar uns 700 ml entre as trocas com 5000km. Ela estava com alguns pequenos vazamentos nas mangueiras do turbo e tampa de válvulas, e passando um pouco na turbina. Estes dias inverti a posição das mangueiras no "T" de retorno que une a mangueira do turbo com a da bomba de vácuo, deixando reto a que vem do turbo e o retorno da BV ficou em 90°. Penso que os vazamentos dentro e fora da turbina podiam ser por obstrução do retorno. Também reapertei as mangueiras e arrumei a tampa de válvulas. A princípio os vazamentos pararam, tenho que fazer uma viagem mais longa para ter certeza. Agora dentro da turbina eu não sei. Só vou saber com o passar do tempo pois eu não limpei o óleo por dentro. Resumindo, acredito que o consumo de óleo deva cair. Mas continuando, mesmo com estes poréns não estou pensando nem um pouco em fazer o motor, trocar o turbo, fazer BI e etc.

    Abraços
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

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