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Quantos Km tem sua SW4 (1996 a 2002) e já fez motor?

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  • 25/06/2012, 15:00
    dorderf
    Senhores, vendo esse tópico, vem algumas perguntas:

    1- Quando trinca o cabeçote, e a temperatura não aumenta, só sabemos que ocorreu a trinca pela diminuição de água no radiador?

    2- Nunca deve ocorrer diminuição de água do radiador (considerando o cabeçote perfeito e radiador idem)? E se pode, qual o valor considerado normal?

    3- O que levaram os senhores a fazer o motor? Turbina etc? Vejo a maioria dos casos aqui do carro continuar andando, normalmente, aí vem um mecânico e diz que tem que arrumar turbina, bomba e o escambal, quando o carro anda sem problemas.

    4- Meu carro, por exemplo, quando comprei, ao trocar o óleo, rodei 3 k km e não tinha nenhuma gota de óleo na vareta, tive um susto tremendo. Achei que tivesse que fazer o motor e tudo mais. Mas, hj, após 3 trocas e colocando Top Turbo o consumo de óleo despencou ao ponto de eu mal notar. Já rodei 2 k km e o óleo está no nível, firme e forte. O que é considerado consumo normal de óleo?

    5- Quando o cabeçote trinca, automaticamente não ferra alguma válvula ou pistão do motor, ao passo que ao invés de só trocarmos o cabeçote deveríamos arrumar o motor propriamente? Tem como arrumar o motor (parte dele) quando se tira o cabeçote, ou seja, sem remover o motor inteiro para o serviço?
  • 26/06/2012, 21:00
    Milton Junior
    Citação:

    Postado originalmente por dorderf Ver Post
    Senhores, vendo esse tópico, vem algumas perguntas:

    1- Quando trinca o cabeçote, e a temperatura não aumenta, só sabemos que ocorreu a trinca pela diminuição de água no radiador? No meu caso a temperatura esta sempre sob controle, isso fez com que fosse dificil acreditar em trinca ate porque a junta estava sem sinais de queima .

    2- Nunca deve ocorrer diminuição de água do radiador (considerando o cabeçote perfeito e radiador idem)? E se pode, qual o valor considerado normal? no meu caso em 3 anos muito pouco consumo de agua , apenas no verao e no maximo 300 ml no reservatorio .

    3- O que levaram os senhores a fazer o motor? Turbina etc? Vejo a maioria dos casos aqui do carro continuar andando, normalmente, aí vem um mecânico e diz que tem que arrumar turbina, bomba e o escambal, quando o carro anda sem problemas.
    concordo contigo quem procura acha , é que sou chato e detalhista e assim que percebi fumaça branca e baixando nivel de agua a cada 2 dias resolvi verificar e acho que isso me ajudou porque a trinca nao comprometeu outras partes do motor, ( pistao camisa aneis etc )

    4- Meu carro, por exemplo, quando comprei, ao trocar o óleo, rodei 3 k km e não tinha nenhuma gota de óleo na vareta, tive um susto tremendo. Achei que tivesse que fazer o motor e tudo mais. Mas, hj, após 3 trocas e colocando Top Turbo o consumo de óleo despencou ao ponto de eu mal notar. Já rodei 2 k km e o óleo está no nível, firme e forte. O que é considerado consumo normal de óleo? minha sw4 nunca baixou uma gota de oleo, e refiz a turbina com alegaçao de estar jogando oleo do motor para pistao , acho que estava gotejando ...rsrsr

    5- Quando o cabeçote trinca, automaticamente não ferra alguma válvula ou pistão do motor, ao passo que ao invés de só trocarmos o cabeçote deveríamos arrumar o motor propriamente? Tem como arrumar o motor (parte dele) quando se tira o cabeçote, ou seja, sem remover o motor inteiro para o serviço?

    respondi na 3a pergunta
    abraço
  • 02/07/2012, 19:28
    Estradero
    Este motor tem suas qualidades mas este assunto foi bastante discutido nesse tópico
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...da-urbana.html
  • 02/07/2012, 21:30
    Ezahn
    Citação:

    Postado originalmente por dorderf Ver Post
    Senhores, vendo esse tópico, vem algumas perguntas:

    1- Quando trinca o cabeçote, e a temperatura não aumenta, só sabemos que ocorreu a trinca pela diminuição de água no radiador?

    2- Nunca deve ocorrer diminuição de água do radiador (considerando o cabeçote perfeito e radiador idem)? E se pode, qual o valor considerado normal?

    3- O que levaram os senhores a fazer o motor? Turbina etc? Vejo a maioria dos casos aqui do carro continuar andando, normalmente, aí vem um mecânico e diz que tem que arrumar turbina, bomba e o escambal, quando o carro anda sem problemas.

    4- Meu carro, por exemplo, quando comprei, ao trocar o óleo, rodei 3 k km e não tinha nenhuma gota de óleo na vareta, tive um susto tremendo. Achei que tivesse que fazer o motor e tudo mais. Mas, hj, após 3 trocas e colocando Top Turbo o consumo de óleo despencou ao ponto de eu mal notar. Já rodei 2 k km e o óleo está no nível, firme e forte. O que é considerado consumo normal de óleo?

    5- Quando o cabeçote trinca, automaticamente não ferra alguma válvula ou pistão do motor, ao passo que ao invés de só trocarmos o cabeçote deveríamos arrumar o motor propriamente? Tem como arrumar o motor (parte dele) quando se tira o cabeçote, ou seja, sem remover o motor inteiro para o serviço?

    Vejamos:

    1- A trinca de cabeçote é resultado de super aquecimento até onde eu sei. Pode ocorrer de não marcar no painel por falta de água, pois o marcador mede a temperatura da água.

    2- Abaixa muito pouco, tipo 200 ml a cara 6 meses.

    3 e 5 - Quando trinca o cabeçote, pode não afetar o restante do motor necessariamente. Mas como é resultado de super aquecimento, pode ter afetado o motor tb, não a trinca, mas sim o aquecimento. Ficar usando o carro com o cabeçote trincado leva a outros aquecimento por falta de água e pode derreter o motor. Cabeçote trincado a princípio não ferra válvula e muito meno o pistão, o que ferra é o aquecimento. Bom, tirando o cabeçote não se tem acesso a mais nada, só o próprio, que não deixa de ser parte do motor. mas para trocar anéis, biela e etc só tirando o motor.

    4- Quanto ao consumo de óleo, isto varia um pouco. A minha consome um pouco, tipo assim, tenho que colocar uns 700 ml entre as trocas com 5000km. Ela estava com alguns pequenos vazamentos nas mangueiras do turbo e tampa de válvulas, e passando um pouco na turbina. Estes dias inverti a posição das mangueiras no "T" de retorno que une a mangueira do turbo com a da bomba de vácuo, deixando reto a que vem do turbo e o retorno da BV ficou em 90°. Penso que os vazamentos dentro e fora da turbina podiam ser por obstrução do retorno. Também reapertei as mangueiras e arrumei a tampa de válvulas. A princípio os vazamentos pararam, tenho que fazer uma viagem mais longa para ter certeza. Agora dentro da turbina eu não sei. Só vou saber com o passar do tempo pois eu não limpei o óleo por dentro. Resumindo, acredito que o consumo de óleo deva cair. Mas continuando, mesmo com estes poréns não estou pensando nem um pouco em fazer o motor, trocar o turbo, fazer BI e etc.

    Abraços
  • 29/04/2013, 21:10
    Lagra
    Prezados amigos Toyoteiros... Tenho uma teteia de SW4 ano 2000, está com 157.000Km, vou ser sincero o motor é sereninho, sereninho, não baixa uma gota de óleo. Mas já tive que trocar toda a suspensão (amortecedores, etc...) e inclusive a embreagem completa. Carro para morrer de paixão e ter um longo casamento, vou completar 3 anos de muita felicidade.
  • 29/04/2013, 21:49
    dpab
    Lagra,
    Seu depoimento coincide com o meu (aproveitei para copiar quase todo, hehehe):
    Tenho uma teteia de SW4 ano 1999, está com 166.000Km, vou ser sincero o motor é sereninho, sereninho, não baixa uma gota de óleo. Mas já troquei todas as buchas da suspensão e os amortecedores e recentemente a embreagem completa. Carro para morrer de paixão e ter um longo casamento, em março completei 5 anos de muita felicidade.
  • 06/05/2013, 01:45
    Engels Kbça
    A minha SW4 é 2000, atualmente está com 302.000 km e nunca tirei nem a tampa de valvula, ainda lacrado, nem embreagem troquei ainda.Estou com ela desde 2007. Só alegria.:pular: Não baixa óleo, faço revisão a cada 10.000 km. Uso LUBRAX Top Turbo.
  • 06/05/2013, 21:07
    F. Oliveira
    Citação:

    Postado originalmente por Engels Kbça Ver Post
    A minha SW4 é 2000, atualmente está com 302.000 km e nunca tirei nem a tampa de valvula, ainda lacrado, nem embreagem troquei ainda.Estou com ela desde 2007. Só alegria.:pular: Não baixa óleo, faço revisão a cada 10.000 km. Uso LUBRAX Top Turbo.

    recorde, hein!! A minha 2002 tem 172 mil lacrada...
  • 06/05/2013, 21:56
    feitosac
    Meu segundo post no tópico, outra SW4 agora 2002 , com 127.000km , motor sequinho, lacrado, não baixa óleo, embreagem fiz agora o velhinho de quem comprei descansava o pé.
  • 08/05/2013, 06:59
    Pridi
    A minha é 2000, 180.000 Km e também está lacrada. O antigo dono fez a embreagem com 150K. Eu sou chato para manutenção. Ando com ela diariamente de 50 a 100 Km, 70% asfalto e 30% chão batido. No mínimo duas vezes por semana verifico o nível de óleo e água e não baixa (baixa mais limpando a vareta do óleo que de consumo do motor, hehehe). No fim de semana abro o capô e dou uma conferida em tensão de correias, passo um visual para ver vazamentos, barulhos e chiados, tampa do radiador, etc.

    Minha opinião. Não existe motivo para um motor desses quebrar se for dada a devida manutenção. Tem que fazer, no mínimo no mínimo, 500K. Troca de óleo a cada 5K KM, troca dos filtros a cada 10K, seguir as verificações que constam do manual e algum cuidados básicos ao dirigir, como aquecer antes de sair, se sair com o motor mais frio não esticar tanto as marchas, não andar sempre "derretendo" o motor, não descansar o pé na embreagem, deixar ela em lenta antes de desligar para refrigeração do turbo, etc. Todos estes cuidados devem ser redobrados se for utilizada em condições extremas (dirigir em serras, reboque de peso, etc).

    Tenho um Voyage 1993, GL 1.8 AP, que adoro, e que vai ficar para carro antigo e botar placa preta (daqui a 10 anos....). Já apanhou bastante no passado e tá meio aposentado agora. Não é brincadeira ou que eu queira dizer que sou o bom ou seja lá outra coisa, mas está com 289K Km e a única manutenção no motor foi a troca dos retentores de válvula. A embreagem está chegando no fim, mas ainda vai até uns 300K com certeza. Qual a mágica? Manutenção e os cuidados citados acima. Não baixa uma gota de óleo e funciona que é um brinco.
  • 08/05/2013, 07:26
    HERICK
    Fábio assino embaixo! Falou tudo! Até os carrinhos de plástico se bem cuidados chegam longe, principalmente se você comprar desde 0km!
  • 13/05/2013, 09:48
    Engels Kbça
    Citação:

    Postado originalmente por F. Oliveira Ver Post
    recorde, hein!! A minha 2002 tem 172 mil lacrada...

    Recorde? que nada, conheço outras mais rodadas que a minha e ainda lacradas, um motor desses, se bem cuidado, pode chegar 1 milhão de kms. Já tive um gol, motor AP, que rodei mais de 300 mil km, sem abrir, fazia apenas as manutenções de rotina, troquei embreagem uma vez, com 220 mil km.

    Kbça
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