Postado originalmente por
Rubens Linhalis
Marcelo,
A medida original é essa mesmo, 225/75 R15. Pode consultar também no manual do carro. No site da Toyota tem a versão em pdf do manual.
Quando comprei o Pacato, ele já calçava pneus 31". Resolvi manter pois iria erguer a viatura em 2" e não ficaria bonito com pneus menores. O antigo dono mencionou consumo de 7 km/l na cidade e 10 km/l na estrada já usando os 31". Até agora só medi o consumo na cidade, em duas medições bateu em 7 km/l.
Pneu maior atrapalha desempenho e consumo.
Acredito que se manter as medidas originais, seu carro deve fazer uns 8 km/l na cidade e uns 11 km/l na estrada (claro que depende MUITO do pé, mas acho possível). O motor 2.7 não tem fôlego de sobra, então aumentando os pneus, o desempenho vai ficar pior do que esta hoje.
Ainda estou aprendendo sobre o modo de guiar o carro, mas uma troca de marcha em 3000 giros, o carro fica mais esperto. Eu troco entre 2 e 2,5 mil giros para (tentar) economizar combustível (não testei na pratica, pode ser só psicológico mesmo..rs). A 5ª marcha é um over drive mesmo, só para manter, praticamente não uso aqui na cidade.
Essa "frouxura" que esta sentindo pode ser melhorada após troca de cabos, velas, limpeza de bico, filtro de ar e fitro de combustível.
Filtro de combustível eu aconselho colocar original, pois é enjoado de trocar e vai demorar a trocar. Paguei R$ 125 na CSS. O filtro de óleo é barato na CSS.. acho que estava R$ 40,00.
Se o carro não tem nada emergencial a ser feito no carro, programe a revisão importando peças. Vai gastar 1/3 do que se comprasse aqui.
Obs1.: Eu quase pintei as rodas dessa cor quando reformei a minha
Obs2.: Obre um tópico especifico do seu carro ! rs
Grande abraço e fico feliz em ver mais proprietários de 3RZ-FE !