Postado originalmente por
JEFFCATUNDA
Há muito tempo penso em colocar o intercooler da MAXCOOLER, mas sempre acontecia algo e eu protelava o feito.....
Neste tempo, tive problemas com o cabeçote e necessitei troca-lo, como detalhadamente descrevi lá no tópico das SW4 e seus problemas com cabeçotes...
Como escrevi por lá, não adiantou trocar só o cabeçote, após colocar dois cabeçotes novos e abrir o ultimo por duas vezes,( sempre com teste de trinca negativo), aceitei a opinião do meu mecânico de que o problema NÃO ERA DO CABEÇOTE e sim do RADIADOR...
Não tinha como eu acreditar nele porque:
1) Levei a viatura para 3 outras oficinas, INCLUINDO A AUTORIZADA, todos condenaram o cabeçote.
2) Como condenar um radiador que eu mesmo havia observado que estava perfeito, após abrir o mesmo por 3 VEZES procurando defeitos?
Sem vazamentos, sem amassados e com uma colméia e chaleiras aparentemente perfeitas (aparentemente)...
3) Como condenar um radiador que fazia o seu serviço, isso é, que não deixa a viatura esquentar, pois ela NUNCA ESQUENTOU... como não tinha valvula termostática, ela ficava com temperatura em 1/4 do mostrador e, no máximo, ia para um pouco antes do meio... onde fica nos 82° graus normais de quando se anda com valvula termostática?...
O SILVIO da SB DIESEL, fincou o pé e disse que era o tal radiador original, que eles davam problema , que as autorizadas trocavam e nem diziam para os proprietários num recall às escondidas....
Como ia trocar mesmo o radiador posteriormente por um maior, aceitei a troca antecipada (antes de ir para o terceiro cabeçote)... isso há uns 3 ou 4 meses...
Posso dizer hoje, após este tempo e do uso em viagens e na arêia, que o problema está resolvido. Não tenho mais fuga de agua para o vaso de expansão e, quando vai...volta, funcionamdo perfeitamente.
No ultimo teste, neste domingo, levei um pau de um SPACEFOX por quase 100km de estrada...eu até pegava ela na final, ia aos 145 e encostava dando até para passar... mas nas retomadas era osso... Como a estrada estava muito boa, ele colado no chão a vazio era moleza...Eu com 6 + bagagens dentro da viautra via osso....
FOI SÓ CHEGAR A BURAQUEIRA E TUDO MUDOU:dance:
Consegui manter 110, 102 e adeus SPACEFOX...
Quanto ao vaso de expansão, quando cheguei em casa (sempre faço isso) observei que estava com líquido acima da marca máxima...fiquei preocupado MAS NÃO ABRI O RADIADOR PARA OLHAR O NIVEL DA AGUA, isso foi domingo, ONTEM ESTAVA MAIS BAIXO E HOJE ESTÁ NO MÊIO DAS MARCAS...NORMAL!
Vale lembrar duas coisas:
Se eu tivesse aberto o radiador teria prejudicado o retorno do liquido, já que perderia o vácuo que se forma no sistema.
Se eu estivesse ainda sem valvula termostática, este retorno também seria prejudicado porque ela tambem tem esta função de diminuir o fluxo de agua no radiador para favorecer as trocas entre os vasos.
hoje finalmente estou convencido de que ela ficou curada, vale então intercoolar:palmas::palmas::palmas:
MAS AS PREOCUPAÇÕES NÃO ACABAM!
1) Estou achando que as retomadas de velocidade estão muito lentas, antes eram melhores.
2) Ela está andando muito bem em baixissimas rotações ou em altas... é no meio, entre 1500 e 2000 RPM que eu não tenho potência.
O QUE SERÁ?
TURBINA?
Jeff.