Postado originalmente por
Hilario Alencar
Sou radicalmente contra tudo que foi dito até agora em relação ao snorkel da OGZ.
1 - o Snorkel quando foi inventado não tinha frente nem verso, era só um chapeuzinho.
2 - o Snorkel com boca virada pra frente foi inventado na Austrália onde a umidade do ar é baixíssima, deserto de OUTBACK (80% de seu território).
3 - É claro que num temporal, o snorkel com a boca virada pra frente teria muito mais chance de "beber água" do que o virado pra trás...de qualquer forma, a quantidade de água que porventura passasse pelo filtro de ar e chegasse ao cabeçote, seria apenas uma nuvem insignificante, que no máximo, por não se misturar com o óleo, criaria um efeito parecido com o rebaixamento do cabeçote e o veículo andaria mais, como se estivesse com cabeçote rebaixado...aos poucos seria absorvido e eliminado sem qualquer risco de calço hidráulico.
4 - a boca do snorkel virada pra trás como o OGZ, não fica colado ao teto esperando entrar rios de água conforme foi dito, mas tem um degrauzinho suficiente para evitar qualquer fio dágua além do que com o carro em movimento é difícil de imaginar que a água ande pra frente e não para trás...
5 - A OGZ é ou foi uma empresa séria (Elson, seu fundador, um grande entusiasta do off-road em São Paulo, morreu ano passado depois de uma longa luta contra o cancer de garganta), mediu-se o ganho de potência de seu modelo de snorkel, num dinamômetro em uma L200 e o ganho de potência foi em torno de 7 cavalos,
6 - Na primeira L200 Savana, ainda a quadradinha Sport, foi criado pela OGZ um snorkel original em que a entrada de ar era pelo lado, não tinha frente nem traseira...,
7 -a discussão sobre o vácuo é completamente equivocada. O que ocorre no vidro traseiro dos carros hatch, ou seja, com traseira vertical alinhada com o vidro, a sujeira que fica acumulada no vidro, é o seguinte: Imagine se não existisse o vidro e sim um burado na janela, uma janela sem vidro, para onde iria o ar, vento, sujeira que ficam acumulados no vidro? Para dentro do carro, certo? Pois é exatamente o que ocorre no snorkel com a boca virada para trás...ou seja, o ar entra direto não só por sucção mas também por força aerodinâmica. Quanto a sujeira, o ar que passa em cima do carro, que passa no seu teto, é muito mais limpo puro e frio do que o que corre no nível da cintura do carro, onde respira a entrada de ar normal da grande maioria dos carros, além de ser mais quente devido ao calor do cofre do motor e restrito, rarefeito, já que em regra, ela está dentro do paralama dianteiro...
Portanto por tudo isso, sem interesse nenhum em defender o fabricante OGZ mas apenas fazendo justiça, e também afirmando que tenho ele em 2 veículos e em um há quase 10 anos, já tendo atravessado rios que cobriam o capot e pego temporais de canivete, nunca tive problemas com esses snorkels e sou fã tanto do estilo quanto da eficácia deles.
Uma pena que talvez a empresa não sobreviva a morte de seu fundador.
Não sou dono da verdade apenas fiquei indignado com tanta bobagem escrita aqui, não sei mais, nem sou melhor que ninguém, apenas talvez tenha lido mais, me informado mais, conversado mais, seja mais experiente e conheci pessoalmente o trabalho da OGZ, sua seriedade, competencia e comprometimento com o off-road.
Longa vida a OGZ!!!
Boas trilhas,
Hilario Alencar.