Postado originalmente por
DHReis
Boa noite!
Da mesma forma que muitos aqui do Fórum, estou pensando em trocar de carro. Uma das possibilidades que tenho em mente é comprar uma nova Hilux (SRV ou SRX).
Fui proprietário de uma Ranger Limited 3.2 2014. Não tenho reclamação a fazer da camionete. O veículo era fantástico. O único ponto que poderia melhorar era o consumo (eu sempre andava com o pé pesado e, por isso, a pickup fazia entre 7,5 a 8,2 km/l na rodovia). Já o pós venda da Ford, para mim, foi ruim. Lembro que a revisão achei barato (mas só fiz a primeira - em 2014 - por apenas R$ 240,00), porém, colocaram óleo errado no veículo e ainda teimaram em dizer que estavam corretos, mesmo eu mostrando duas páginas do manual indicando um óleo mais fino (tive que falar com o SAC da Ford para que a Concessionária trocasse o óleo pelo correto; eles o fizeram, mas com "aquela boa vontade"). Fiquei com a camionete por 06 (seis) meses (estava com 15.000 km), até sofrer um acidente e dar PT no veículo (antes que alguém cogite que eu estava errado, desde logo adianto que o acidente não se deu por culpa minha, mas sim de um veículo que vinha em sentido contrário). Eu cheguei a fazer uma viagem de 2.800 km com ela, e foi muito tranquila.
Posteriormente ao acidente que sofri, acabei comprando uma Trailblazer seminova (7.000 km) valendo-me do dinheiro do seguro da Ranger. Aliás, a Trailblazer é o veículo que tenho atualmente. Gosto muito da Trail, especialmente por ser mais econômica e mais espaçosa. Porém, em muitos pontos ela perde para a Ranger. A qualidade do sistema de som, por exemplo, não tem nem comparação (a ranger era muito melhor); o controle de estabilidade da ranger funcionava de forma mais incisiva; o veículo era mais leve e, portanto, a frenagem passava muito mais confiança; a dirigibilidade da Ranger também passava maior segurança (o carro parecia estar mais na mão); ainda, a Ranger tinha isolamento acústico infinitamente melhor (a Trail parece um trator; ouve-se o motor de forma incômoda na cabine). Quanto ao pós venda da GM, é tão ruim quanto o da Ford.
Pois bem.
Atualmente a minha Trail está com 68.000 km e pretendo trocar de carro. Assim, sexta feira passada fiz testes na Hilux e SW4. Achei os veículos muito bons, embora com preços bem salgados. A tecnologia embarcada e o acabamento são muito agradáveis. O isolamento acústico também é muito bom (em alguns momentos parecia que eu estava conduzindo veículo movido à gasolina). Porém, nem tudo são flores. Falando mais especificamente da Hilux, o que mais me decepcionou foi o fato de ter um motor muito manso. Assim, que desci da Hilux e peguei minha Trailblazer (com mais de três toneladas de peso) para ir embora, parecia que eu havia saído de um veículo convencional para um veículo turbo (esclareço que a minha Trail é daquelas primeiras, com motor de 180 cavalos, e se mostrou muito mais esperta que a Hilux). Outro ponto negativo que encontrei na Hilux (especialmente se comparada com a Ranger) é o conforto dos passageiros que estiverem no banco traseiro (tenho 1,74m; além de quase encostar os joelhos no banco da frente, o banco traseiro é baixo - diferentemente do banco traseiro da Ranger - e por isso as pernas não ficam totalmente apoiadas no banco, mas sim apoiadas nos pés do próprio passageiro; a parte da coxa, próxima ao joelho, fica suspensa, ou seja, não encosta no banco). Isso causa um certo desconforto.
Enfim, é evidente que a Toyota é uma marca que passa confiança e não fica reestilizando os seus veículos toda hora (isso traz a certeza de que, por pelo menos uns 3 a 5 anos, o consumidor não ficará com um veículo desatualizado). Além disso, o pós venda e a própria revenda de um Toyota são bem melhores do que os concorrentes (creio que o pós da Toyota seja semelhante ao da Honda, onde fui muito feliz quando tinha Civic e CRV). Contudo, ainda quero esperar para testar a Ranger 2017 e a S10 2017, antes de decidir se vou ou não vou de Hilux. Aliás, eu gostaria de testar também a Frontier Nova, mas, pelo jeito, ninguém sabe ao certo quando estará nas concessionárias.