x
Convex Datacenter

Hybrid View

  • #1
    Desativado
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Ponta Pora/MS
    Posts
    894
    Agradecimentos: 16



    Citação Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Giovanni,

    Boa noite. Sem entrar no mérito da veracidade do teste (o que parece que será discutido tecnicamente ainda pelas partes envolvidas) e lendo rapidamente a matéria do Best Cars (também sem discutir se são apenas as variáveis apresentadas por eles as responsáveis pelo resultado), sim e não seriam as perguntas a sua resposta.

    Sim, porque o comportamento dos controles eletrônicos é determinante em uma situação como essa. E não, porque você usou o termo "reprogramação". Explico: uma série de parâmetros podem ser reprogramados e/ou emulados em um veículo como o nosso; dentre eles, principalmente os do motor e da transmissão (como são as reprogramações e chipagens que existem). Outros não estão disponíveis para alteração e vêm diretamente de fábrica.

    Agora, a informação a confirmar: na Ranger pelo menos, não me lembro da existência sequer para leitura das variáveis dos controles eletrônicos. E também não me lembro de ter visto nos softwares destinados a esse fim, qualquer possibilidade de alteração dos mesmos. O que penso é que a fábrica não os disponibiliza porque alterações nos mesmos podem ser desastrosas e/ou quem tem acesso a central (como os programadores) não os procuram e os abrem pelo mesmo motivo.

    Assim, penso que a montadora poderia estabelecer uma nova programação dos controles para as novas unidades que serão fabricadas, mas as já existentes no mercado não teriam a opção de reprogramação. Vou confirmar isso que falei e posto aqui. Tomara que eu esteja errado e a reprogramação possa existir. Do contrário, a única opção seria a troca da central (que, se possível, seria bem onerosa).

    Abraço,

    Miranda
    Boa noite, promeiramente estamos falando sobre uma soluçao da marca. Tudo que é eletronico é reprogramavel, mas nao é uma empresa de chip tuning que vai conseguir trabalhar na reprogramaçao dos tais controles, mas vamos dizer que seja impossivel reprogramar/recalibrar um controle de traçao, tem a possibilidade de fazerem um recall e trocarem os sensores do controle de traçao, se nao me engano sao os mesmos que o ABS, colocar um sensor mais sensivel as vezes. Mas claro isso ate o momento é uma especulação, a toyota nao esta nem ai.

  • #2
    Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    48
    Posts
    2,060
    Agradecimentos: 62
    Citação Postado originalmente por laramie Ver Post
    Boa noite, tudo que é eletronico é reprogramavel, mas nao é uma empresa de chip tuning que vai conseguir trabalhar na reprogramaçao dos tais controles, mas vamos dizer que seja impossivel reprogramar/recalibrar um controle de traçao, tem a possibilidade de fazerem um recall e trocarem os sensores do controle de traçao, se nao me engano sao os mesmos que o ABS, colocar um sensor mais sensivel as vezes. Mas claro isso ate o momento é uma especulação, a toyota nao esta nem ai.
    Não. Não é tudo que é eletrônico que é reprogramável. Pelo contrário.
    Além disso, sensores mais sensíveis não alterariam a atuação do controle no que parece ser necessário. A não ser que a Toyota use chaves binárias para tal - o que ninguém faz, porque não oferece escala de atuação.

    Read-only memory - Wikipedia
    Building automation - Wikipedia
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

  • #3
    Usuário Avatar de GiovanniP
    Entrada
    22/03/2010
    Local
    Nortão/MT
    Idade
    43
    Posts
    732
    Agradecimentos: 9
    Obrigado laraime e Miranda



    Pelo jeito não foi apenas a Hilux que se deu mal não....

  • #4
    Desativado
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Ponta Pora/MS
    Posts
    894
    Agradecimentos: 16
    Citação Postado originalmente por GiovanniP Ver Post
    Obrigado laraime e Miranda



    Pelo jeito não foi apenas a Hilux que se deu mal não....

    Eu comentei sobre isso quando saiu da Hilux. A chrysler bateu de frente com o pessoal e descobriram que colocaram peso a mais no SUV. depois fiseram uma bateria de 11 testes e nenhuma vez levantou a roda do chao. E nao sei porque a revista sueca nao divulgou na pagina deles, esperou testar o modelo 2014 pra aprovar.

    Por isso nao dou todosmeus creditos a essa revista, acho que so falta uma pressao dos japas.
    Tambem para complementar, eles reprovaram o Porsche Macan pois ele freava uma das rodas na hora do desvio brusco, sem saber que isso era um sistema de segurança da Porsche, que esta disponivel em todos os modelos da marca.
    Poucos amadores sera?
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de GiovanniP
    Entrada
    22/03/2010
    Local
    Nortão/MT
    Idade
    43
    Posts
    732
    Agradecimentos: 9
    Miranda certa vez li em algum lugar (não sei se e verdade) que o assistente de descida seria apenas uma programação ( não sei se essa palavra e a correta) dos controles eletrônicos de uma picape / automóvel, por isso minha dúvida....
    Quando fiz o teste com a hilux e frontier fazendo curvas com as mesmas percebi que a frontier entra em curvas até derrapar e o controle de tração ( estabilidade não sei qual) atua e corrige e na hilux ela pende antes de derrapar dando a impressão de se forçar mais capota por isso acho que no vídeo do teste sua eletrônica talvez nem tenha atuado, vide o resultado tão parecido de 2007 para ó atual. O tal controle anti capotamento da ranger atuaria como em uma situação dessas? E hilux possui tal controle anti capotamento.
    AbraçoAbraço
    SW4 SRX 2022, Ex Ranger XLT 2017, Ex Hilux SRV 2016, Ex-Frontier 13/14 SL AT 4x4 e Ranger XLT 2010 4x4

  • #6
    Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    48
    Posts
    2,060
    Agradecimentos: 62
    Giovanni,

    Uma boa notícia. Na era da tecnologia e informação instantânea, conversei com um amigo e já tenho sua resposta: na Ranger, os parâmetros para atuação dos controles eletrônicos podem ser alterados mesmo nas unidades já fabricadas e em uso - mas somente via montadora. Imagino que na Hilux também então. Agora, se a montadora vai ou não fazer, pesando o custo disso frente ao benefício (para ela, claro), é outra história.

    Abraço,

    Miranda
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

  • #7
    Usuário Avatar de GiovanniP
    Entrada
    22/03/2010
    Local
    Nortão/MT
    Idade
    43
    Posts
    732
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Giovanni,

    Uma boa notícia. Na era da tecnologia e informação instantânea, conversei com um amigo e já tenho sua resposta: na Ranger, os parâmetros para atuação dos controles eletrônicos podem ser alterados mesmo nas unidades já fabricadas e em uso - mas somente via montadora. Imagino que na Hilux também então. Agora, se a montadora vai ou não fazer, pesando o custo disso frente ao benefício (para ela, claro), é outra história.

    Abraço,

    Miranda
    A ta, estávamos escrevendo ao mesmo tempo kkk
    bem fico mais tranquilo com relação a isso acho que os proprietários poderíamos nos mobilizar e cobrar isso da toyota, já vi muitos casos de conectarem o carro no computador e mexerem de outra concessionária, acho que não seria tão caro/ problemático uma mexida desse jeito para melhorar o problema
    SW4 SRX 2022, Ex Ranger XLT 2017, Ex Hilux SRV 2016, Ex-Frontier 13/14 SL AT 4x4 e Ranger XLT 2010 4x4

  • #8
    Usuário
    Entrada
    01/11/2013
    Local
    BRASILIA/DF
    Posts
    1,146
    Agradecimentos: 35
    Reportagem Quatro Rodas sobre a poeira nas Novas HiluxAutodefesa: infiltracao de poeira na cabine da nova Hilux | QUATRO RODAS

  • #9
    Desativado
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Ponta Pora/MS
    Posts
    894
    Agradecimentos: 16
    Bom pessoal, fiz as trocas de pneu da minha camioneta e coloquei as medidas originais, realmente pude comprovar que o velocimetro da hilux esta roubando e MUITO! Sabem que todas tem esse erro de velocidade, que geralmente as picapes tem em torno de 4% de erro, ou seja, quando voce esta a 100km/h no velocimetro, no GPS(mede a velocidade de movimento, chamada de velocidade real) voce esta a 96km/h.

    Da hilux com os pneus originais 265/60/18, ela esta roubando 9% do velocimetro, ou seja, voce esta a 100km/h no painel mas na velocidade real do GPS voce esta a 91km/h.
    Quando troquei os pneus coloquei BFGoodrich 275/65/18, eles sao 5% maiores que os originais, no gps dava apenas 4% de diferença, como qualquer outra picape mede, porem com um pneu muito mais pesado e que teoricamente afeta toda vida util da suspensao e tambem do desempenho da picape.

    Rodei uns 14.000km com os BFGoodrich 275/65/18, senti a picape mais pesada, as curvas ja nao eram feitas como antes, enfim, nada tao assustador porem desconfortante.

    Agora voltei para os pneus originais da picape, fui fazer uma viagem ate a cidade vizinha e me impressionei com o tao conforto e "estabilidade" que ela demonstrava, havia curvas que se fazia a 170km/h com a maior tranquilidade, porem ai esta o erro, ela nao estava nessa velocidade e sim em 155km/h! Pois o erro do velocimetro é medido em % entao quanto maior a velocidade, maior o erro.

    Achei um absurdo isso e fiz a reclamaçao no reclameaqui, a toyota respondeu e disse pra levar na concessionaria mais proxima e relatar para ver se é um problema de fabrica.

    Acho muito importante fazer essa reclamaçao, pois esse grande erro afeta tambem no odometro, pois toda a mediçao de velocidade é feito no cambio, entao se voce rodou 100.000km com a picape na verdade voce rodou somente 91.000km, praticamente 1 revisao será paga por causa do erro do velocimetro.

    Dia 18 tenho que ir ate a concessionaria e vou fazer a reclamaçao, tambem vou fazer um video com o gps fazendo a viagem pra comprovar o erro. Sei como funciona esses erros e é de facil calibraçao, ate mesmo na RAM o chip de potencia dela dava a opçao de recalibrar o velocimetro com as medidas dos pneus.

    Quem tiver a oportunidade e tem algum GPS automotivo ai, faça o teste tambem e quem sabe exigir recall sobre isso.

  • #10
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    41
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por laramie Ver Post
    Agora voltei para os pneus originais da picape, fui fazer uma viagem ate a cidade vizinha e me impressionei com o tao conforto e "estabilidade" que ela demonstrava, havia curvas que se fazia a 170km/h com a maior tranquilidade, porem ai esta o erro, ela nao estava nessa velocidade e sim em 155km/h! Pois o erro do velocimetro é medido em % entao quanto maior a velocidade, maior o erro.

    Achei um absurdo isso e fiz a reclamaçao no reclameaqui, a toyota respondeu e disse pra levar na concessionaria mais proxima e relatar para ver se é um problema de fabrica.

    Acho muito importante fazer essa reclamaçao, pois esse grande erro afeta tambem no odometro, pois toda a mediçao de velocidade é feito no cambio, entao se voce rodou 100.000km com a picape na verdade voce rodou somente 91.000km, praticamente 1 revisao será paga por causa do erro do velocimetro.
    Teve uma discussão no tópico da Toro ou do Renegade sobre esse tema e pelo que me lembro você participou.

    Caso não se lembre no resumo é assim:

    Erro do velocímetro é proposital, pode ser em porcentagem fixa ou variável, pode ser também em um valor (km/h) fixo.
    Cada fabrica decide como quer fazer, porem respeitando limites estabelecidos em resolução do CONTRAN, que com certeza é copia de alguma norma internacional, ou norma da ABNT.

    O odômetro deve ser preciso (é claro que existe uma margem de erro tolerável, até pq até o pneu original varia o diâmetro conforme se desgasta), mas muito abaixo do erro proposital do velocímetro.

    Não é porque as duas informações vem do mesmo local (sensor), que compartilham do mesmo erro.
    Eletronicamente é muito simples implementar erros diferentes, até quando se utilizavam cabos, ocorria a mesma coisa, pois o odômetro nada mais era do que engrenagens de relações de transmissão fixas calculadas para ter a indicação próxima ao real, enquanto a indicação de velocidade provia do mesmo cabo, porem o ponteiro era arrastado por força centrifuga, campo magnético, ou outra, em que também era possível no projeto definir o quanto de erro haveria independente do odômetro.

    Então aumentando os pneus tende-se a diminuir o erro do velocímetro, porem aumenta ou cria um erro no odômetro que passa a marcar menos que o real.

    Sobre calibrar esse erro: Na grande maioria dos veículos quem controla essas indicações é o modulo do painel, e também na imensa maioria essa informação está criptografada, o que não permite que seja alterada. E provavelmente não é economicamente viavel investir para quebrar essa criptografia, assim como investem para quebrar a da ECU.
    Na Ram, ou essa função está na ECU e ao desenvolver o modo de reprograma-la veio de brinde a opção de ajustar isso, ou de fabrica foi previsto algo que permite esse ajuste.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #11
    Desativado
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Ponta Pora/MS
    Posts
    894
    Agradecimentos: 16
    Sim sim me lembro desse assunto, claro concordo que todas tem esse erro porem eu me espantei, é demais!! Eu por exemplo fiz a viagem ate a cidade vizinha que sao 100km, sempre faço esse percursso entao eu conheço bem a pista e tambem conheço bem o tempo estimado de chegada ate a cidade, dessa vez eu andei mais e rendeu menos, eu sempre fiz em 1h de viagem andando tranquilamente na faixa de 130-140km/h, dessa vez eu acelerei mais que isso e demorei 1h20 pra chegar.

    Sobre a criptografaçao, tenho fé que a fabrica tenha essa criptografaçao, é só eles emitirem um software e a concessionaria colocar na picape, como esta sendo feito com atualizaçao da transmissao, segundo noticias. Ate mesmo porque toda a hilux é criptografada, ECU do motor, ECU da transmissao, ECU do painel e hoje ate mesmo essas empresas que abaixam km dos veículos tambem abaixam do corolla(digamos que seja mesmo sistema da hilux). A S10 por exemplo voce tambem tem a opçao de recalibrar o velocimetro na hora de reprogramar ela.

    Como haviamos tratado do assunto naquele outro tópico, digamos que o odometro marca em outro tipo de sistema, que não é conjunto com o velocimetro, mas entao se o velocimetro tem 9% de erro e o odometro nao tem erro ou tem um erro menor, daria muita diferença em km rodados, media de velocidade durante uma viagem, consumo de combustivel, não?


    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Sobre calibrar esse erro: Na grande maioria dos veículos quem controla essas indicações é o modulo do painel, e também na imensa maioria essa informação está criptografada, o que não permite que seja alterada. E provavelmente não é economicamente viavel investir para quebrar essa criptografia, assim como investem para quebrar a da ECU.
    Na Ram, ou essa função está na ECU e ao desenvolver o modo de reprograma-la veio de brinde a opção de ajustar isso, ou de fabrica foi previsto algo que permite esse ajuste.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    19/02/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Posts
    123
    Agradecimento: 1
    [QUOTE=laramie;2402407]Bom pessoal, fiz as trocas de pneu da minha camioneta e coloquei as medidas originais, realmente pude comprovar que o velocimetro da hilux esta roubando e MUITO! Sabem que todas tem esse erro de velocidade, que geralmente as picapes tem em torno de 4% de erro, ou seja, quando voce esta a 100km/h no velocimetro, no GPS(mede a velocidade de movimento, chamada de velocidade real) voce esta a 96km/h.

    Da hilux com os pneus originais 265/60/18, ela esta roubando 9% do velocimetro, ou seja, voce esta a 100km/h no painel mas na velocidade real do GPS voce esta a 91km/h.
    Quando troquei os pneus coloquei BFGoodrich 275/65/18, eles sao 5% maiores que os originais, no gps dava apenas 4% de diferença, como qualquer outra picape mede, porem com um pneu muito mais pesado e que teoricamente afeta toda vida util da suspensao e tambem do desempenho da picape.



    Agora voltei para os pneus originais da picape, fui fazer uma viagem ate a cidade vizinha e me impressionei com o tao conforto e "estabilidade" que ela demonstrava, havia curvas que se fazia a 170km/h com a maior tranquilidade, porem ai esta o erro, ela nao estava nessa velocidade e sim em 155km/h! Pois o erro do velocimetro é medido em % entao quanto maior a velocidade, maior o erro.

    Caro Laramie, me interesso pelo tema, pois estou com os 265 75 numa S10. Desculpe, mas não consegui interpretar alguma coisa que você quis dizer, pois não sei se rodou com os 265 antes de colocar os 275:
    1-Rodei uns 14.000km com os BFGoodrich 275/65/18, senti a picape mais pesada, as curvas ja nao eram feitas como antes (antes de colocar os 275 ou antes de recolocar os 265 ?), enfim, nada tao assustador porem desconfortante.
    2 - Agora voltei para os pneus originais da picape, fui fazer uma viagem ate a cidade vizinha e me impressionei com o tao conforto e "estabilidade" que ela demonstrava (com os 275, mas no caso estava enganado pois estava mais devagar... ?)
    3 - Eu rodei 500km com os 265 e já pus os 275 sem extrair impressões do 265. Mas fiz medidas no GPS e a velocidade o odômetro está 1km/h a menos que a do GPS.... daí poderia concluir, fazendo um paralelo com suas medições, que com os 265 a diferença seria os 4 a 5% normais mesmo ? Sendo assim, eu tava meio assustado com o consumo, mas poderia jogar uma folga de uns 4 a 5% no que eu vejo no computador de bordo ? O que acha ?

    Thiago, por favor, emita também sua opinião.
    Obrigado

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Toyota Hilux SW4 2016
      Por enasor no fórum Toyota
      Respostas: 646
      Última resposta: 22/05/2023, 08:27
    2. Nova Ranger 2016
      Por CARLOS-BSB no fórum Picapes
      Respostas: 4
      Última resposta: 04/12/2015, 07:33
    3. Nova hilux 2016 fotos
      Por laramie no fórum Toyota
      Respostas: 10
      Última resposta: 15/10/2015, 19:12
    4. Hilux 2016 - Deem suas opiniões
      Por marceloagrobr no fórum Toyota
      Respostas: 15
      Última resposta: 16/05/2015, 19:19
    5. Nova Tiguan 2016
      Por maxwtk no fórum SUV's (Sport Utility Vehicles)
      Respostas: 0
      Última resposta: 27/03/2015, 13:32

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade