Postado originalmente por
Godoy63
Voleiam vai aí meu relato de minha dura decisão:
Adoro uma trilha, apesar de já ter uma Engesa preparada para este fim, porém se não bastasse um problema, resolvi arrumar mais pra cabeça KKKKKKK, a 1 ano adquiri uma japa 95 CD, apelidada de "JAJÁ" afim de prepara-la para trilhas, busquei o modelo pelo famoso eixo rígido, onde a mesma veio com um conjunto original 2.8 porém já adaptada com turbina. Em função do motor estar no fim da vida fiquei em dúvida, se fazia a retifica ou trocava o conjunto por um motor 3.0 bomba mecânica. Consultando alguns conhecidos que conhecem bem os dois motores, me deram as seguintes dicas: O motor 2.8 aspirado, na forma original e um excelente motor de boa durabilidade, porém com limitações de força e desempenho, e quando turbinado, além de não haver uma melhora significativa, por não ter sido dimensionado para trabalhar turbinado, sua durabilidade ficava comprometida.
Diante destas opiniões e desgastado pelo motor que tinha na viatura já no final da vida, fechei os olhos e resolvi arriscar na dúvida, sai em busca de um conjunto raro que seria um 3.0 turbinado com bomba mecânica e o mais difícil, o cambio " Mosca branca de olhos azuis" que e um modelo que não sei te dizer a especificação, sei que equipa um modelo específico de hilux 3.0, não sei te precisar mais me disseram na época que este cambio equipa as SW4 mais antigas, o qual permite a adaptação no diferencial dianteiro rígido como e o caso das nossas Japas.
Em resumo, foi a melhor coisa que fiz, a viatura ficou excepcional, anda muito e muito forte. A sensação de vc dar partida e sentir o barulho característico do motor 3.0 funcionando e muito agradável, não me arrependi em nada na decisão.
Reconheço que dei maior sorte em conseguir o conjunto em relação ao motor com bomba mecânica e o cambio 3.0 compatível.
A única coisa que pode ser um problema para alguns, que no meu caso fiquei mais contente ainda, em função do cambio ser de uma relação de um modelo 3.0 possivelmente de uma SW4, e a CD ter uma relação mais curta e q o caro ficou um pouco mais reduzido, ou seja com muita força, para as trilhas tudo de bom, porém na estrada apesar de estar com pneus 33 mantenho os 120km/h a 2.800giros, um pouco alto em minha opinião mais de forma confortável, porém se pisar chega fácil a 140km/h ou mais, mais aí e judiar sem necessidade.
Observo que vc terá q arrumar um bom profissional com capricho, para adaptar o conjunto, pois não e uma operação tão simples, vc terá que mexer em itens como por exemplo, nos suportes dos coxinhos do motor, cardãns, e mais uma coisa importante, pelo motor ser um pouco maior e não ter espaço para o radiador com a hélice fixa original, a solução do mecânico que fez para mim foi tirar a hélice fixa do motor e colocar uma ventoinha elétrica, muito bem adaptada, a temperatura fica precisa, mesmo em situações extremas, ficou show.
Outra dúvida sua quanto a manter o cambio 2.8, na época me disseram que não agüentaria o motor 3.0, resolvi não arriscar.
Como disse anteriormente, apesar das dificuldades fiquei muito contente, isto por ser uma JAPA, coisa rara pelas qualidades e com um coração um pouco mais moderno com mais potência, um trator.
Bem espero ter te ajudado em alguma coisa com meu relato.
Boa sorte na decisão, Um forte abraço.