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  • #1
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    Turbo no 2.8 ou troca motor por um 3.0 turbo ???




    Caros colegas

    Axo que chegou a hora de dar um UP na minha hilux 94 com motor 2.8 aspirado.

    Minha duvida....

    1 - turbinar esse motor, que não foi preparado para isso e correr o risco ??? 50% indica turbinar e os outros 50% não.
    ou
    2 - trocar o motor por um 3.0 turbinado ??? Caso trocar o motor, esse 3.0 irá se acoplar na caixa de cambio original ? Ou terei que fazer uma flange ???

    Pelos relatos anteriores, o 3.0 aspirado é o 2.8 melhorado e o 3.0 turbo é o da Prado ???

    Enfim....se for a troca do motor a melhor opção....gostaria de um motor Plug-in-play.

    Abs
    Nestor
    Cara de cavalo c/ opalinha 4cc show trilhas pesadas
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  • #2
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    Já turbinei uma Sr5 CD que tive com kit da SPA Turbo, desde que não faça a VTR girar muito, ou seja, manter rpm alto, vai ter motor mais aliviado e com melhores retomadas, velocidade máxima inalterada, outro detalhe, não aumente o débito da BI, a VTR vai andar mais, mas em compensação o prejuízo $$$$ pode ser grande, pra concluir coloque somente o kit e deixe tudo original, minha opinião e experiência ok!

  • #3
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    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Já turbinei uma Sr5 CD que tive com kit da SPA Turbo, desde que não faça a VTR girar muito, ou seja, manter rpm alto, vai ter motor mais aliviado e com melhores retomadas, velocidade máxima inalterada, outro detalhe, não aumente o débito da BI, a VTR vai andar mais, mas em compensação o prejuízo $$$$ pode ser grande, pra concluir coloque somente o kit e deixe tudo original, minha opinião e experiência ok!
    X2 as palavras do HERICK

  • #4
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    Valeu Herick e Guilherme.

    Estou consultando valores para turbinar.

    Mas tbém gostaria de ouvir colegas que já trocaram o motor 2.8 pelos 3.0.

    Será que consigo manter o cambio para colocar um 3.0 ?

    Valeu pessoal
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por voleiam Ver Post
    Valeu Herick e Guilherme.

    Estou consultando valores para turbinar.

    Mas tbém gostaria de ouvir colegas que já trocaram o motor 2.8 pelos 3.0.

    Será que consigo manter o cambio para colocar um 3.0 ?

    Valeu pessoal
    VOLEIAM

    Minha opinião :
    1- Se o seu motor esta bom , turbina que este motor , ele é forte e aguenta turbo nas condições já citadas .

    2- S o seu motor esta ruim e precisando de fazer , sugiro a possibilidade de trocar por um 3.0 DESDE QUE SEJA PLUG&PLAY , se precisar de adaptação vc ficará refém de peças feitas e se um dia der problema com vc fora de casa , ficará emnrolado , MAS SE FOR RETIRAR UM E COLOCAR O OUTRO , VAI DE 3.0 JÁ TURBINADO DE FÁBRICA , não necessita de mais nada a caixa e diferenciais aguentam .

  • #6
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    Citação Postado originalmente por voleiam Ver Post
    Valeu Herick e Guilherme.

    Estou consultando valores para turbinar.

    Mas tbém gostaria de ouvir colegas que já trocaram o motor 2.8 pelos 3.0.

    Será que consigo manter o cambio para colocar um 3.0 ?

    Valeu pessoal
    Voleiam vai aí meu relato de minha dura decisão:

    Adoro uma trilha, apesar de já ter uma Engesa preparada para este fim, porém se não bastasse um problema, resolvi arrumar mais pra cabeça KKKKKKK, a 1 ano adquiri uma japa 95 CD, apelidada de "JAJÁ" afim de prepara-la para trilhas, busquei o modelo pelo famoso eixo rígido, onde a mesma veio com um conjunto original 2.8 porém já adaptada com turbina. Em função do motor estar no fim da vida fiquei em dúvida, se fazia a retifica ou trocava o conjunto por um motor 3.0 bomba mecânica. Consultando alguns conhecidos que conhecem bem os dois motores, me deram as seguintes dicas: O motor 2.8 aspirado, na forma original e um excelente motor de boa durabilidade, porém com limitações de força e desempenho, e quando turbinado, além de não haver uma melhora significativa, por não ter sido dimensionado para trabalhar turbinado, sua durabilidade ficava comprometida.
    Diante destas opiniões e desgastado pelo motor que tinha na viatura já no final da vida, fechei os olhos e resolvi arriscar na dúvida, sai em busca de um conjunto raro que seria um 3.0 turbinado com bomba mecânica e o mais difícil, o cambio " Mosca branca de olhos azuis" que e um modelo que não sei te dizer a especificação, sei que equipa um modelo específico de hilux 3.0, não sei te precisar mais me disseram na época que este cambio equipa as SW4 mais antigas, o qual permite a adaptação no diferencial dianteiro rígido como e o caso das nossas Japas.
    Em resumo, foi a melhor coisa que fiz, a viatura ficou excepcional, anda muito e muito forte. A sensação de vc dar partida e sentir o barulho característico do motor 3.0 funcionando e muito agradável, não me arrependi em nada na decisão.
    Reconheço que dei maior sorte em conseguir o conjunto em relação ao motor com bomba mecânica e o cambio 3.0 compatível.
    A única coisa que pode ser um problema para alguns, que no meu caso fiquei mais contente ainda, em função do cambio ser de uma relação de um modelo 3.0 possivelmente de uma SW4, e a CD ter uma relação mais curta e q o caro ficou um pouco mais reduzido, ou seja com muita força, para as trilhas tudo de bom, porém na estrada apesar de estar com pneus 33 mantenho os 120km/h a 2.800giros, um pouco alto em minha opinião mais de forma confortável, porém se pisar chega fácil a 140km/h ou mais, mais aí e judiar sem necessidade.
    Observo que vc terá q arrumar um bom profissional com capricho, para adaptar o conjunto, pois não e uma operação tão simples, vc terá que mexer em itens como por exemplo, nos suportes dos coxinhos do motor, cardãns, e mais uma coisa importante, pelo motor ser um pouco maior e não ter espaço para o radiador com a hélice fixa original, a solução do mecânico que fez para mim foi tirar a hélice fixa do motor e colocar uma ventoinha elétrica, muito bem adaptada, a temperatura fica precisa, mesmo em situações extremas, ficou show.
    Outra dúvida sua quanto a manter o cambio 2.8, na época me disseram que não agüentaria o motor 3.0, resolvi não arriscar.
    Como disse anteriormente, apesar das dificuldades fiquei muito contente, isto por ser uma JAPA, coisa rara pelas qualidades e com um coração um pouco mais moderno com mais potência, um trator.
    Bem espero ter te ajudado em alguma coisa com meu relato.

    Boa sorte na decisão, Um forte abraço.
    Godoy - Butantã - SP
    Toyota Hilux SW4 2014 / Hilux JAPA 95 CD Pneus 33 Caçamba Curta
    Engesa F1 Q20B TB, Red Toyota, Guincho Mec EKRON, Pneus 35

  • #7
    Usuário Avatar de chbeckel
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    Godoy63, posta aí umas fotos do cofre do motor para vermos como ficou. Abç
    SR 3.0 4x4 2002 + SW4 AT 2009 + Hilux SRV 2016
    Land Cruiser Prado 2006 - Ironman + Snorkel Safari + Unichip

  • #8
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por Godoy63 Ver Post
    porém na estrada apesar de estar com pneus 33 mantenho os 120km/h a 2.800giros, um pouco alto em minha opinião.
    Godoy, a média de velocidade e giro do motor é esse mesmo para as SW´s antigas.
    Tenho uma ano 98.
    Quando estava com pneus 255X75X15 dava essa marcação na estrada.
    Veja a foto abaixo.
    A velocidade real aferida no GPS dava uns 3 Km/h à mais que o velocímetro, pois a medida de fábrica era 225X75X15.
    Se você está com pneus 33, a velocidade real deve ser maior que a marcada no painel.
    Por isso, posso concluir que sua adaptação de motor ficou boa.
    Pode rodar a 120 Km/h sem se preocupar, pois não estará forçando o motor.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Turbo no 2.8 ou troca motor por um 3.0 turbo ???-img_1365.jpg  

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Godoy63 Ver Post
    Voleiam vai aí meu relato de minha dura decisão:

    Adoro uma trilha, apesar de já ter uma Engesa preparada para este fim, porém se não bastasse um problema, resolvi arrumar mais pra cabeça KKKKKKK, a 1 ano adquiri uma japa 95 CD, apelidada de "JAJÁ" afim de prepara-la para trilhas, busquei o modelo pelo famoso eixo rígido, onde a mesma veio com um conjunto original 2.8 porém já adaptada com turbina. Em função do motor estar no fim da vida fiquei em dúvida, se fazia a retifica ou trocava o conjunto por um motor 3.0 bomba mecânica. Consultando alguns conhecidos que conhecem bem os dois motores, me deram as seguintes dicas: O motor 2.8 aspirado, na forma original e um excelente motor de boa durabilidade, porém com limitações de força e desempenho, e quando turbinado, além de não haver uma melhora significativa, por não ter sido dimensionado para trabalhar turbinado, sua durabilidade ficava comprometida.
    Diante destas opiniões e desgastado pelo motor que tinha na viatura já no final da vida, fechei os olhos e resolvi arriscar na dúvida, sai em busca de um conjunto raro que seria um 3.0 turbinado com bomba mecânica e o mais difícil, o cambio " Mosca branca de olhos azuis" que e um modelo que não sei te dizer a especificação, sei que equipa um modelo específico de hilux 3.0, não sei te precisar mais me disseram na época que este cambio equipa as SW4 mais antigas, o qual permite a adaptação no diferencial dianteiro rígido como e o caso das nossas Japas.
    Em resumo, foi a melhor coisa que fiz, a viatura ficou excepcional, anda muito e muito forte. A sensação de vc dar partida e sentir o barulho característico do motor 3.0 funcionando e muito agradável, não me arrependi em nada na decisão.
    Reconheço que dei maior sorte em conseguir o conjunto em relação ao motor com bomba mecânica e o cambio 3.0 compatível.
    A única coisa que pode ser um problema para alguns, que no meu caso fiquei mais contente ainda, em função do cambio ser de uma relação de um modelo 3.0 possivelmente de uma SW4, e a CD ter uma relação mais curta e q o caro ficou um pouco mais reduzido, ou seja com muita força, para as trilhas tudo de bom, porém na estrada apesar de estar com pneus 33 mantenho os 120km/h a 2.800giros, um pouco alto em minha opinião mais de forma confortável, porém se pisar chega fácil a 140km/h ou mais, mais aí e judiar sem necessidade.
    Observo que vc terá q arrumar um bom profissional com capricho, para adaptar o conjunto, pois não e uma operação tão simples, vc terá que mexer em itens como por exemplo, nos suportes dos coxinhos do motor, cardãns, e mais uma coisa importante, pelo motor ser um pouco maior e não ter espaço para o radiador com a hélice fixa original, a solução do mecânico que fez para mim foi tirar a hélice fixa do motor e colocar uma ventoinha elétrica, muito bem adaptada, a temperatura fica precisa, mesmo em situações extremas, ficou show.
    Outra dúvida sua quanto a manter o cambio 2.8, na época me disseram que não agüentaria o motor 3.0, resolvi não arriscar.
    Como disse anteriormente, apesar das dificuldades fiquei muito contente, isto por ser uma JAPA, coisa rara pelas qualidades e com um coração um pouco mais moderno com mais potência, um trator.
    Bem espero ter te ajudado em alguma coisa com meu relato.

    Boa sorte na decisão, Um forte abraço.
    Olá Godoy
    Poxa, mto obrigado pela sua atenção e todo relato e tempo em responder e passar suas experiencias.
    Percebi que vc teve um pouco de dificuldade e mta sorte em achar o conjunto Motor/Cambio, como vc é de São Paulo e caso tenha tempo, gostaria que vc indicasse alguns lugares ai em Sampa onde posso tentar achar esse conjunto.
    Uma Pergunta....vc manteve a reduzida original ?
    Sei que colegas devem ler aki tbém....outra pergunta....é impossivel manter meu cambio original ? Pq ?
    Esse seu motor GODOY é o 1KZT ? Tem cabeçote de aluminio ou Aço ?
    Desculpa tantas perguntas....mas a cabeça não para....kkkk
    Obrigado aos colegas pelas atenções.
    Abraços
    Cara de cavalo c/ opalinha 4cc show trilhas pesadas
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  • #10
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    24/01/2012
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    Basicamente existem dois kits no mercado.
    Kit da SpaTurbo
    Kit Turbo Anhanguera.
    Alguém sabe dizer qual é o melhor e por que?
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #11
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    Barbacena/MG
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    Olha minha opnião,
    Turbine, intercoole e seja feliz.
    Fiz o meu motor, turbinei e intercoolei já deve estar com uns 30k km e não baixa uma gota de óleo. Uso pneus R16 265/75, viajo a 3000 RPM 3500 nas ultrapassagens e agora, recentemente adotei a medida de trocar o óleo Top turbo a cada 3000 km.

  • #12
    Usuário
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    17/07/2007
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    Guilherme, Sandro, Mantiqueira

    Obrigado pelos relatos....como sempre de grande importância.

    Sim....turbo na SPA ou Anhanguera....bom que a Anhanguera faz as instalações....já a SPA não.

    Gostei mto da idéia do motor 3.0 já com turbo...mas minha duvida é sobre o câmbio...conversando com um amigo esse disse que tenho que trocar o câmbio tbém....utilizar o original do motor 3.0 turbo....é isso ?

    Já a reduzida original minha hj se adapta tranquilo nesse câmbio do 3.0 ? Plug-in-play ?

    Mais uma vez valeu pelos relatos colegas.

    Abs
    Nestor
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