atualizando:
Final de semana fui ao Rio, 400km ida e volta, e segui uma dica de um post de colocar querosene no tanque. O carro pegou uma lenta muito tranquila e o desempenho permaneceu o mesmo. Achei normal pois o post disse que o carro melhorou no 3o tanque e ficou bom no 6o tanque. Já no Rio, na linha vermelha engarrafada o carro apagou e demorou para pegar, sendo preciso por meio pedal para conseguir ligar. No jeito consegui chegar ao destino, freiando com o pé esquerdo ou freiando e acelerando junto. Imaginei que o querosene estivesse fazendo o papel de detergente e algo estaria entupindo. Sangrei os bicos mas o carro só ficou ligado e morria até se virasse a direção.
Aos 1500rpm o motor treme bastante, mas nos mesmos 1500rpm pelo idle up o motor fica sereno, por isso pergunto: qual a ação do idle up? Abre a borboleta? Adianta a bomba?
Com o idle up acionado desconectei o sensor de temperatura de ar, o de pressão do turbo, o de posição da borboleta e nem a luz de injeção acendeu, muito menos influenciou no funcionamento do motor.
No retorno me surgiu a idéia que só pratiquei já em casa, dar um reset na central e o carro voltou ao estado anterior, demora pra pegar mas sem acelerar e tem o desempenho fraco.
Não fumaça e faz 11km/l na média, viajando a 110km/h.
Amigos, alguma dica?