x
Convex Datacenter
Página 6 de 14 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 167
    Usuário
    Entrada
    20/03/2006
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por vini rj
    Citação Postado originalmente por Caio Rivetti
    Beni,
    posso estar enganado mas a unica razão de ligar o respiro do oleo na admissão, é por motivos de controle de poluição. Conectando o respiro na admissão voce vai estar mandando vapores do oleo do motor para a turbina, e a baboseira de que voce fala ira para a turbina, que não foi feita para ser lubrificada no caracol e sim no mancal onde é feita a lubrificação.
    Alem do que ele estando pra fora é mais facil de detectar qualquer entupimento, que causaria varios problemas no motor. Se voce notar, varios motores preparados para competição tem apenas um filtro no lugar do respiro do oleo.
    Srs estou para instalar na minha hilux o kit turbo IHI +kit maxcooler .comprei usada em otino estado.u acara que me vendeu deu uma dica ,para o retorno do oleo seria conequitar a manqueira numa adapta;ao no carter de um duto para que o oleo volte parao carter e assim nao mais para o kit ,evitando a contamina;ao da turbina por oleo .
    pergunta essa adapta;ao he viavel ou devo serquir a instala;ao normalmente , e oque seria o redimencionamento da descarga.
    desde de ja obrigado pela ajuda.
    vinicius milagres
    angra dos reis
    Srs felizes proprietarios de hilux com turbo.
    quais as adapta;oes que deve fazer para instalar os kit turbo IHI + kit maxcooler na minha hilux sr5 ano 97 com 190mil kms . e qual o melhor oleo para usar depois de instalao feita .
    vinicius milagres hilux papalama 4x4 97 snorkel tdi

Usuário Avatar de Caio Rivetti
    Entrada
    09/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Vini,
    na verdade eu acho que voce esta confundindo o respiro do oleo com o retorno do oleo da turbina,
    o retorno de oleo da turbina tem sim que voltar para o carter, mas não é necessario fazer adaptação alguma, acho que voce deve seguir o procedimento normal de instalação, que deve usar a saida de lubrificação para a bomba de vacuo, que fica junto com o alternador.Quanto ao respiro do oleo do motor, esse sim voce pode direciona-lo para fora ou para a admição como foi falado anteriormente.
    Na realidade o kit é meio plug´n play.
    Quanto ao redimensionamento de descarga, seria mudar o escapamento ou o silenciador para uma maior vazão de gases gerados pela turbina.

ALL, voltando ao assunto do respiro e contrariando minha opinião anterior, resolvi colocar o respiro de oleo do carter na tubagem de admição para ver se realmente faria alguma diferença. Apos alguns mil kilometros rodados, nada notei a não ser a ausencia de vapores de oleo que acabavem sujando o meu bloco perto do cilindro da embreagem.

Conclusão: por enquanto acho que é indiferente o destino do respiro de oleo do carter, mas vou continuar com ele ligado a admição evitando a sujeira do bloco.
    Abraço,
    Caio

Usuário
    Entrada
    20/03/2006
    OK Caio vc ta certo.
    mais uma duvida. na base da turbina tem 2 dudos um de entrada de oleo e outro de retorno pro carter.
    duvida ,onde vai ser conectado o duto de entrada de oleo. seria na saida de lubrifica;ao da bomba de vacuo.se for onde vai o retorno do oleo que deveria ir pro carter.
    quanto ao oleo a ser usado depois de instalado o kit .devo usar um mais adtivado ou o que venho usando .lubrax super turbo.
    meu mecanico coprou R$400,00 pra instalar ta caro ou ta no pre;o..
    valeu de novo
    vinicius milagres.
    samurai4x4offroadexpress
    hilux974x4papalama snorkel em breve tdi

Vini,

tá no preço...

qto ao retorno é melhor ir para o carter!!

abrass

Usuário
    Entrada
    20/03/2006
    Aloha amigos . valeu pela ajuda
    vou levar o carro na segunda depois volto a relatar como ficou .
    abra;os .
    vinicius milagres 8) 8)

Usuário
    Entrada
    20/03/2006
    Aloha amigos . valeu pela ajuda
    vou levar o carro na segunda depois volto a relatar como ficou .
    abra;os .
    vinicius milagres 8) 8)

Usuário
    Entrada
    29/12/2005
    Local
    Caraguatatuba/SP
    Ola a todos, segue a copia de um artigo interesante sobre legislacao e seguro de carros turbinados, faz um tempo atras eu mesmo estive perguntando aqui no forum mas nao recebi respostas, agora achei-as.

Segue o texto copiado;

A utilização de turbocompressor nos veículos nacionais e importados, registrados e emplacados no Brasil, continua trazendo empecilhos legais, salvo nos casos em que o equipamento é original de fábrica. Neste caso, o veículo é registrado sem qualquer problema. Também é a única forma aceita hoje sem restrições pelas companhias seguradoras. Em caso de acidente, se comprovada a presença de turbo original de fábrica, o seguro não perde a validade. Do contrário, o seguro se invalida e o proprietário assume os custos. Se o turbo for retirado e a perícia constatar esse ato após o pagamento do seguro -- fato cada vez mais raro, face ao rigor das seguradoras --, o proprietário pode ser acionado por fraude contra o seguro.

E se colocarmos o turbo e pedir à seguradora uma vistoria, é possível fazer o seguro do veículo? A alteração das características do veículo é rigorosamente analisada nas vistorias. As companhias seguem a risca os artigos do Código, a saber:

Art. 98. Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.

Parágrafo único. Os veículos e motores novos ou usados que sofrerem alterações ou conversões são obrigados a atender aos mesmos limites e exigências de emissão de poluentes e ruído previstos pelos órgãos ambientais competentes e pelo CONTRAN, cabendo à entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo cumprimento das exigências.

Neste artigo incidem muitas dúvidas e polêmicas face às possibilidades geradas pelas expressões alterações, conversões ou modificações. São expressões que tentaram deixar o artigo mais abrangente, mas essa abrangência se tornou um fator de complicação para se reconhecerem os equipamentos efetivamente permitidos ou não.

De todas as alterações que se enquadram neste artigo -- como rodas e pneus, equipamentos de iluminação, entre outras --, a mais polêmica ainda é o turbo. Principalmente para aqueles que desejam colocar o veículo no seguro. Se forem seguidos os passos abaixo, é facultado à seguradora aceitar ou não o seguro do carro. O custo pode ficar até 80% acima da versão não turbinada. Por quê? As companhias entendem que o carro passa a ter muito mais chances de se envolver em acidentes, e enquadram o veículo numa espécie de grupo de risco.

Art. 123. Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando:
    III - for alterada qualquer característica do veículo;
    IV - houver mudança de categoria.

Quando instalado o turbo e havendo intenção de legalizar o equipamento, o proprietário deve solicitar a expedição de um novo documento para o veículo, constando as modificações.

Art. 124. Para a expedição do novo Certificado de Registro de Veículo serão exigidos os seguintes documentos:
    I - Certificado de Registro de Veículo anterior;
    II - Certificado de Licenciamento Anual;
    III - comprovante de transferência de propriedade, quando for o caso, conforme modelo e normas estabelecidas pelo CONTRAN;
    IV - Certificado de Segurança Veicular e de emissão de poluentes e ruído, quando houver adaptação ou alteração de características do veículo;
    V - comprovante de procedência e justificativa da propriedade dos componentes e agregados adaptados ou montados no veículo, quando houver alteração das características originais de fábrica;
    X - comprovante relativo ao cumprimento do disposto no art. 98, quando houver alteração nas características originais do veículo que afetem a emissão de poluentes e ruído;
    XI - comprovante de aprovação de inspeção veicular e de poluentes e ruído, quando for o caso, conforme regulamentações do CONTRAN e do CONAMA.

Estes itens determinam que seja feita a inspeção para certificação das condições de segurança do veículo, após a colocação do turbo, por exemplo. Neste caso, o Detran pode não aceitar a alteração por entender que a segurança do veículo ficou comprometida. Mas de qualquer forma, o Código prevê a autorização para rodar com o veículo alterado, desde que esteja devidamente inspecionado.

A alteração sem inspeção implica o risco de ter o veículo reprovado nas futuras inspeções anuais obrigatórias, além de ter o carro recolhido e proibido de circular até que seja desfeita a alteração não autorizada. O proprietário deverá arcar com multa por infração grave e o carro só voltará a rodar legalmente após nova inspeção veicular e de poluentes. Esta inspeção técnica está prevista no art. 104 do código, para efeitos de licenciamento do veículo, e regulamentada pela Resolução 84/98, que considera "defeito muito grave" de inspeção as alterações não autorizadas e constatadas.

--------------------------------------------------------------------------------

Consultório Técnico - Página principal - e-mail

Gostaria de algum comentario de alguem que tenha consultado a sua seguradora sobre o assunto.
    Abracos,

Usuário Avatar de André 4Runner RJ
    Entrada
    04/05/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 4
    Caro Gabriel,

8) Já tive vários carros, mecanicamente adulterados, e inclusive alguns segurados, com sinistros e perda total, sem me causar qualquer problema.
    Acredito que a bagunça e a falta de conhecimento por parte dos orgãos "incompetentes" sejam tão grande, que acabamos nos favorecendo.
    É o tipo da coisa que é melhor não levantar poeira!!!

Abração,

André

Usuário Avatar de Caio Rivetti
    Entrada
    09/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    All,
    voltando ao assunto de onde colocar a saida do respiro do carter, acabo de aprender com o pessoal da TA Diesel e da Mitsubishi que ao contrario do que foi dito anteriormente, não devemos de maneira alguma colocar o respiro na tubagem de admição da turbina, e sim direcionala para a atmosfera.
    Ai vai a explicação:
    1-) O rotor da parte fria da turbina foi feito para trabalhar com ar limpo e não vapores de oleo, com o esquenta e esfria esses vapores se condensam e acabam formando acumulos de borra na turbina causando um mal funcionamento e desgaste prematuro da mesma.
    2-) O sistema de "retentores" das turbinas funcionam com vacuo, que impede que o oleo da lubrificação passe para o rotor. Os vapores de oleo vindos do respiro sendo sugado por esse vacuo acabam passando por esse "retentor" e acabam prejudicando essa vedação e a propria lubrificação da turbina, diminuindio sua vida util.
    3-) o respiro do carter foi projetado para trabalhar apenas com a pressão da expanção dos gases devido ao aquecimento do motor, e não com uma pressão negativa como no caso do respiro estar ligado a admição da turbina, o aumento dessa pressão negativa , causada por um filtro de ar sujo, pode causar ocasionar desgaste nos retentores de valvula e ate a falta de lubrificação em algumas partes do motor.

Acho que ficou claro o porque devemos retirar o respiro da admição e direcionalos para a atmosfera.

Para os que argumentarão que nos veiculos novos o respiro é direcionado para a admição, isso foi imposto no final da decada de 80 ou 90, por motivos de poluição, não levando em conta a performance do motor.

Não sei quanto a voces, mas a minha nunca mais vai andar com o respiro ligado a admição.

PS. não se esqueçam de tampar o orificio na tubagem de admição de onde for retirado o respiro
    Abraço,
    Caio

Usuário Avatar de demil
    Entrada
    18/07/2005
    Local
    PITANGA/PR

Question

Olá a todos, depois de encotrar este tópico fui ver como é este repiro na minha (sw4 97)', ela é 3.0 turbo de fábrica e está assim: o respiro que sai da tampa superior do motor entra no caracol da turbina na parte fria e parece q esta ligação é original. Será q devo tirar e deixar na atmosfera? Q vcs acham?
    Pois ficando como está o óleo e tudo mais q sai dsta tampa vai pra dentro do motor novamente, isto não pode ser prejudicial a longo prazo pro motor?

Sds.
    SW4 TB 97 - PAIXAO ANTIGA
    FORESTER XT 10/11 - NOVA PAIXÃO

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Demil,

Parabéns pela sua nova aquisição. A sua Toyota é turbinada de fábrica. O projeto já prevê a utilização do respiro do cárter ligado à parte fria da turbina. Não mexa em nada.
    Embora não tenha nada a ver, permita-me sugerir que dê uma lida, se é que já não fez, nos tópicos sobre trinca no cabeçote da 3.0 turbodiesel. Assim você poderá aproveitar do seu brinquedo por muitos anos.

Abraço
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

Citação Postado originalmente por Caio Rivetti
    All,
    voltando ao assunto de onde colocar a saida do respiro do carter, acabo de aprender com o pessoal da TA Diesel e da Mitsubishi que ao contrario do que foi dito anteriormente, não devemos de maneira alguma colocar o respiro na tubagem de admição da turbina, e sim direcionala para a atmosfera.
    Ai vai a explicação:
    1-) O rotor da parte fria da turbina foi feito para trabalhar com ar limpo e não vapores de oleo, com o esquenta e esfria esses vapores se condensam e acabam formando acumulos de borra na turbina causando um mal funcionamento e desgaste prematuro da mesma.
    2-) O sistema de "retentores" das turbinas funcionam com vacuo, que impede que o oleo da lubrificação passe para o rotor. Os vapores de oleo vindos do respiro sendo sugado por esse vacuo acabam passando por esse "retentor" e acabam prejudicando essa vedação e a propria lubrificação da turbina, diminuindio sua vida util.
    3-) o respiro do carter foi projetado para trabalhar apenas com a pressão da expanção dos gases devido ao aquecimento do motor, e não com uma pressão negativa como no caso do respiro estar ligado a admição da turbina, o aumento dessa pressão negativa , causada por um filtro de ar sujo, pode causar ocasionar desgaste nos retentores de valvula e ate a falta de lubrificação em algumas partes do motor.

Acho que ficou claro o porque devemos retirar o respiro da admição e direcionalos para a atmosfera.

Para os que argumentarão que nos veiculos novos o respiro é direcionado para a admição, isso foi imposto no final da decada de 80 ou 90, por motivos de poluição, não levando em conta a performance do motor.

Não sei quanto a voces, mas a minha nunca mais vai andar com o respiro ligado a admição.

PS. não se esqueçam de tampar o orificio na tubagem de admição de onde for retirado o respiro

Caio,
    Acho que o pessoal pisou na bola. Isso de jogar na atmosfera é ultrapassado e incorreto, além de contrário a legislação.
    Outra coisa, esse vapor constitui em gases de queima incompleta, muito mais nocivos ao ambiente do que os de escape.
    Também Rivetti, no motor 3l aspirado o respiro também é ligado diretamente na admissão, uma vez que esse motor trabalha com pressão negativa de fábrica.
    Outra, esses depósitos na aletas do turbo não comprometem o turbo, nunca isso ocorre, tal a velocidade de funcionamento dessas.
    Os turbo originais todos usam isso, será que a fábrica não pensou nisso,
    Vamos verificar, por enquanto a minha fica ligada antes da turbina e sem fumaça dentro do capô.
    abraços,

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51

Permissões de Postagem