Postado originalmente por
guilhermeabreu
AMIGO RUCHERT
Não sei onde vc leu isto que vc diz que eu ensinei .
Mas vamos lá , este carro usa nas CCS um óleo dito " ORIGINAL TOYOTA " SEMI-SINTÉTICO , para motores a gasolina o que muitos aqui acham que não é o correto , inclusive eu .
Como tinha as minhas SW4 93 e depois uma 2002 com motores mais antigos , eu usava o TOP TURBO que a maioria aqui tb concorda que é um dos melhores a ser usado nestes carros .
Mas agora com a SW4 2008 e vendo que nas CCS usam um óleo SEMI-SINTÉTICO , acho uma temeridade vc mudar para o oléo TOP TURBO que é um ÓLEO MINERAL ,mesmo ele sendo um EXCELENTE ÓLEO , mas ele É MINERAL e estes motores mais novos usam ÓLEO SEMI-SINTÉTICO .
Com isto fui no amigo que troco óleo e ele é um cara sério e entende do que vende e fui tirar algumas dúvidas com ele e ele me disse o que todos aqui tb falam , ele disse que : este óleo usado nas CCS é um óleo inadequado para motores a díesel e que recomenda a usar outro óleo SEMI-SINTÉTICO específico para motores a díesel como o PETROBRÁS BR AVANTE.
Lí no manual agora no qual recomenda o uso de óleo API CF-4 ou API CF e este PETROBRAS AVANTE é API CI-4 , ou seja uma categoria acima da recomendada pelo fabricante .
Embora tenha concordado com ele coloquei esta dúvida aqui no forum e recebi como resposta que devemos sim trocar o óleo ORIGINAL TOYOTA por outro óleo de melhor qualidade .
BOM TUDO CERTO ???? Vamos então trocar de óleo ????? Daí vem ainda uma pulga atras da minha orelha : meu irmão tem uma picape HILUX 2005/06 com 300.000km que só faz trocas de óleo na CCS em todas as revisões recomendada pelo fabricante e até hoje NUNCA DEU NADA DE NADA de defeitos e outros consertos em relação a funcionamento do motor .
E DAÍ ???????? FICO AQUI MEIO QUE ENCAFIFADO SE MUDO PARA O BR AVANTE ( PETROBRAS ) OU MANTENHO COM O ÓLEO ORIGINAL TOYOTA ( que é fabricado pela MOBIL )
CONCLUSÃO AMIGO RUKERT :
UMA COISA É CERTA : NÃO COLOQUE O TOP TURBO EM SEU CARRO .
1ª OPÇÃO MANTENHA O ÓLEO ORIGINAL TOYOTA , mas no seu caso fica complicado pq vc esta loge da CCS .
2ª OPÇÃO QUE ACHO MAIS ADEQUADA , COLOCA O PETROBRAS AVANTE SEMI-SINTÉTICO API CI-4 15W-40 , que acho o mais certo .
OBS :
Vc não me falou qual é o óleo que o dono anterior estava usando , AGUARDO ESTA RESPOSTA , para tentar finalizar a minha opinião .
Outra coisa :
Se vc for trocar de marca e especificação a minha sugestão será de vc trocar o óleo , o filtro de óleo e rodar 1000km e trocar novamente para evitar que fique resíduo do óleo anterior , pode colocar no nível certo . Acho que vc leu de outra pessoa este ritual macabro desta forma que vc falou que tem que fazer pois se o óleo retirar resíduos não vai elevar o nível do óleo pois se tem resíduos preso nas paredes do motor e o que vc vai colocar não ocupará o local onde os resíduos estão presos pois dois corpos não ocupam o mesmo lugar , apenas se o óleo retirar os resíduos da parede do motor , os resíduos só vão mudar de lugar e não aumentar o nível do óleo do motor , para aumentar o nível teria que entrar mais alguma coisa dentro do motor , eita lingua complicada , não sei se me fiz entender .
ABRAÇÃO e desculpe por me extender demais .