acho que consegui...veja os detalhesAnexo 461449
Versão Imprimível
acho que consegui...veja os detalhesAnexo 461449
guilhermeabreu,
Bom fim de semana pra voce tambem
abs
Este material que dizem que é couro , não é couro , é um courvin imitando couro , qdo vc for refazer não faça com couro pq dura muito pouco e os capoteiros de hoje fazem este serviço e fica igual a um de fábrica , revesti o volante de vectra do meu jipe ENGESA e ficou igual a "couro" de fábrica .
Abração e bom fim de semana .
GUILHERMEABREU,
Estou sempre a disposicao...e obrigado pela dica do courino com o capoteiro. Vou fazer assim entao!
abs
GUILHERMEABREU,
Ja comprei o TOP TURBO(20l + filtros) e vou fazer a mudanca de oleo como voce ensinou. Me corrija se estiver errado:
1) com o motor quente deixar sair o maximo possivel do oleo sintetico (que esta preto)
2) colocar o novo filtro e o oleo ate o nivel minimo da vareta, pois com a limpeza deve aumentar o volume do oleo um pouco( rodar uns 200km) somente. Receio de criar borra!
3) ja fazer a segunda troca(oleo e filtro) da mesma forma, porem aumentar o interval para uns 800Km
4) Fazer a Terceira e ultima troca(oleo e "filtro dessa vez original")...e a partir dai a cada 4000km.
O que voce acha? Sera que assim o oleo passara a ficar mais claro? Aumenta o consume de comb?
abs
guilhermeabreu,
So vou fazer essa troca depois de seu aval. Como preciso ir a Toyota (CCS) fazer uns serviços de manutenção, tentarei chegar la já com as trocas feitas, pois não rodo muito de carro e essa seria a oportunidade de fazer uma verdadeira limpeza no sistema.
Após a primeira troca vou rodar uns 200km por aqui mesmo e apos segunda troca vou rodar uns 800km rodoviários, e ai sim sera a terceira troca finalizando o processo.
Preciso de seu aval e orientações o quanto antes, pois devo viajar neste domingo.
Obrigado como sempre
AMIGO RUCHERT
Não sei onde vc leu isto que vc diz que eu ensinei .
Mas vamos lá , este carro usa nas CCS um óleo dito " ORIGINAL TOYOTA " SEMI-SINTÉTICO , para motores a gasolina o que muitos aqui acham que não é o correto , inclusive eu .
Como tinha as minhas SW4 93 e depois uma 2002 com motores mais antigos , eu usava o TOP TURBO que a maioria aqui tb concorda que é um dos melhores a ser usado nestes carros .
Mas agora com a SW4 2008 e vendo que nas CCS usam um óleo SEMI-SINTÉTICO , acho uma temeridade vc mudar para o oléo TOP TURBO que é um ÓLEO MINERAL ,mesmo ele sendo um EXCELENTE ÓLEO , mas ele É MINERAL e estes motores mais novos usam ÓLEO SEMI-SINTÉTICO .
Com isto fui no amigo que troco óleo e ele é um cara sério e entende do que vende e fui tirar algumas dúvidas com ele e ele me disse o que todos aqui tb falam , ele disse que : este óleo usado nas CCS é um óleo inadequado para motores a díesel e que recomenda a usar outro óleo SEMI-SINTÉTICO específico para motores a díesel como o PETROBRÁS BR AVANTE.
Lí no manual agora no qual recomenda o uso de óleo API CF-4 ou API CF e este PETROBRAS AVANTE é API CI-4 , ou seja uma categoria acima da recomendada pelo fabricante .
Embora tenha concordado com ele coloquei esta dúvida aqui no forum e recebi como resposta que devemos sim trocar o óleo ORIGINAL TOYOTA por outro óleo de melhor qualidade .
BOM TUDO CERTO ???? Vamos então trocar de óleo ????? Daí vem ainda uma pulga atras da minha orelha : meu irmão tem uma picape HILUX 2005/06 com 300.000km que só faz trocas de óleo na CCS em todas as revisões recomendada pelo fabricante e até hoje NUNCA DEU NADA DE NADA de defeitos e outros consertos em relação a funcionamento do motor .
E DAÍ ???????? FICO AQUI MEIO QUE ENCAFIFADO SE MUDO PARA O BR AVANTE ( PETROBRAS ) OU MANTENHO COM O ÓLEO ORIGINAL TOYOTA ( que é fabricado pela MOBIL )
CONCLUSÃO AMIGO RUKERT :
UMA COISA É CERTA : NÃO COLOQUE O TOP TURBO EM SEU CARRO .
1ª OPÇÃO MANTENHA O ÓLEO ORIGINAL TOYOTA , mas no seu caso fica complicado pq vc esta loge da CCS .
2ª OPÇÃO QUE ACHO MAIS ADEQUADA , COLOCA O PETROBRAS AVANTE SEMI-SINTÉTICO API CI-4 15W-40 , que acho o mais certo .
OBS :
Vc não me falou qual é o óleo que o dono anterior estava usando , AGUARDO ESTA RESPOSTA , para tentar finalizar a minha opinião .
Outra coisa :
Se vc for trocar de marca e especificação a minha sugestão será de vc trocar o óleo , o filtro de óleo e rodar 1000km e trocar novamente para evitar que fique resíduo do óleo anterior , pode colocar no nível certo . Acho que vc leu de outra pessoa este ritual macabro desta forma que vc falou que tem que fazer pois se o óleo retirar resíduos não vai elevar o nível do óleo pois se tem resíduos preso nas paredes do motor e o que vc vai colocar não ocupará o local onde os resíduos estão presos pois dois corpos não ocupam o mesmo lugar , apenas se o óleo retirar os resíduos da parede do motor , os resíduos só vão mudar de lugar e não aumentar o nível do óleo do motor , para aumentar o nível teria que entrar mais alguma coisa dentro do motor , eita lingua complicada , não sei se me fiz entender .
ABRAÇÃO e desculpe por me extender demais .
AMIGO GUILHERMEABREU,
Estranho você dizer que nunca deu esta explicação sobre a troca dos tipos de fluidos lubrificantes de motor...sera que confundi os nomes dos amigos aqui o fórum!? Tenho certeza que essa foi a forma correta de mudar de lubrificante que li aqui, mas ME PERDOE se nao foi voce.
O oleo usado era o sintetico da Toyota colocado na CCS Toyota, mas de qualquer forma o manual do proprietario da minha diz para usar o API CF4 ou API CF, mas nao fala nada de sintetico, portanto fica no minimo implicito que eh o mineral, ja que o sintetico eh de tecnologia bem mais recente. Pelo menos essa eh a minha interpretacao sobre o que o manual diz. Nao seria o certo a Toyota pelo menos informar ao usuario sobre esta questao? Mineral ou Sintetico...e como diz o ditado "quem cala consente" faz com que a omissao da Toyota me leve a crer que seja o mineral. Lembrando que a minha eh SW4 2007 AT.
Como meu tempo esta curto ate ir para a CCS, acabei fazendo a troca hoje. Sera que fiz besteira na minha TOY!?
Apos a troca o motor ficou mais sereno, o oleo ja ficou praticamente transparente (estava preto) e a temperature de trabalho do motor baixou um pouquinho.
E AGORA...O QUE EU FACO???
Continuo ou volto para o oleo da Toyota? Soube que a Toyota esta usando o mesmo oleo nos motores das Hilux e dos Corollas (informacao dada por quem trabalha para Toyota)
Me ajuda ai amigo...o que eu faco?
abs
AMIGO GUILHERMEABREU,
PALAVRAS DO AMIGO DAQUI DO FORUM "Lark2"(desculpe usar suas palavras aqui como referencia!):
"Um antigo professor dizia que apenas uma letra a mais no API de um óleo aumentava em 10% a durabilidade desse motor, no caso da Hilux 163cv que pede CF no manual, se colocar CJ está colocando 4 letras a mais, quer dizer 40% a mais, isso com óleo mineral que quase todo mundo fala mal por desconhecimento de causa, esses sintéticos SN/CJ-4 não estão nenhuma especificação a mais, apenas possuem aditivação sintética colocada num óleo mineral para serem mais fluídos em baixa temperature
Faz tempo que comprou ela?, não tem o telefone do antigo dono?, porque se estava com Semi-Sintético ou 100% Sintético, mesmo que ficar somente um pouquinho no motor, a mistura com estes minerais que lhe passei pode ser problemática, a composição muito diferente deles pode reagir e criar borras, pra voltar pro mineral nesse caso, é melhor retirar o cárter e a tampa de válvulas, e lavar tudo com querosene, alguns mecânicos podem lhe falar em fazer "flushing" nesse motor, não faça isso jamais num motor tão rodado, pois uma parte das borras e carbonizações é o que evita os vazamentos, se não encontrar o antigo dono ou não quiser fazer isso (Lavagem Química), então vá de semi-sintético, e faça a primeira troca com menos quilometragem, aquele Shell Rimula R5 LE 10W40 CJ-4 citado em posts anteriores tem ótima especificação, não sei o preço dele, mas se prepare pra mais de 20, 25 reais o litro.
Citação:
Postado originalmente por EDERVANDO http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...s/viewpost.gif
para hilux diesel qual vcs recomendam? Shell Rimula R5 LE 10W40 CI-4 SEMI-SINT. R$ 19,00/L ou Lubraxx Avante 10w40 CI-4 SEMI-SINT. R$ 18,00/L ?
Depende da sua Hilux, se ela for de 163cv anterior a 2011 ou do modelo mais antigo 3.0 ou 2.8 anterior a 2005 nenhum dos dois, porque vc pode usar um lubrificante mineral 15W40 mais barato tipo o Lubrax Advento CJ-4 que custa R$ 12,00 o litro ou o Mobil Delvac MX ESP CJ-4 15W40 que também custa R$ 12,00 o litro.
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
http://mobil.cosan.com.br/sites/defa..._15W-40_v1.pdf
Agora se ela for 2011 pra frente de 171cv prefira usar o Shell Rimula R5 LE 10W40 porque ele ja é CJ-4 e com baixo teor SAPs (fósforo, enxofre e cinzas sulfatadas), elementos que em alta concentrações são prejudiciais ao sistema de exaustão dos novos motores Euro 5. E o Lubrax Avante 10w40 CI-4 não é Low SAPS além de ser de especificação antiga.
http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC...1207030336.pdf
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES"
AGORA ALGUMAS PALAVRAS SUAS (guilhermeabreu) DO MESMO TOPICO:
"O LARK2 deu explicações muito boas , mas se eu não encontrasse o dono anterior e para não acontecer de misturar óleos de composições diferentes , eu trocaria pelo óleo da minha preferencia que é o TOP TURBO da BR e com 1000km rodados trocaria de novo com filtro e tudo , desta forma acredito que não ficaria mais resquício algum do óleo anterior .
Meus 0,01% de contribuição ."
DOIS MESTRES, mas acho que devo ter lido rapido demais e pulado algumas coisas...ou misturei tudo...sei la!! De qualquer forma ainda preciso de suas orientacoes "GUILHERMEABREU" e do "LARK2" se puder me dar uma ajuda tambem fico muito agradecido.
abs