minha opinião
documentar vc consegue qualquer coisa... eu ja fiz isso eu tinha um mazda mx3 motor 1.6 ranquei o motor coloquei um ap 1.8 turbo e documentei coisa simples fui reprovado no teste do INMETRO pq meu freio traseiro nao estava iguais a roda esquerda freava menos que a direita e por insulfilme que retirei na hora...
tenho amigos com motor de opala 4 e 6 cilindro em chevete td com documento...
ai vai do seu bolso procura um despachante e se informa eles vai falar td como funciona o sr. passa na vistoria do inmetro e faz uma documentação nova onde vai sair veiculo modificado motor e a numeração do motor...
quanto a relação do diferencial ser diferente do diesel e gasolina pode ser no caso de vc colocar um motor de potencia inferior... ai vc vai ficar com um carro muito ruim...
se a potencia do novo motor for superior ao seu atual pode ir que vai tranquilo...
minha opniao
vai no mercado livre tem um cara que tirou o motor diesel e colocou um ap turbo na hilux... é questao de gosto... e bolso...
na ponto diesel ele estava vendendo um sprinter batida, a trazeira dela nao existia rsrsr porem motor cambio td zero por 9 mil se nao me engano motor 2.8 mwm diesel