Bom dia pessoal,

estou postando aqui pois aconteceu um caso meio estranho e atípico com a minha SW4 97 2.7 L gasolina.

Já viajei com ela, estou há alguns meses e nenhum problema até então. Gostei muito do carro, meu primeiro 4x4 e estou muito satisfeito.

Do nada, em um trajeto de 10 minutos na cidade, quando cheguei aonde estava indo, ponteiro no vermelho. Esperei baixar, liguei novamente na garagem e em uns 10 minutos novamente no vermelho. Tinha água, sem vazamentos, ventoinha ligava normal. A noite, que estava fresca, chegando em casa ponteiro quase chegando no vermelho.

Num Domingo liguei ela para livrar a garagem. Ao tentar ligá-la para retornar para dentro da garagem a bateria já era (estava ruim e era de apenas 70 Amp/h). Liguei o carro pelo cabo conectada a Hilux do pai. Mas a minha começou a engasgar muito, cuspir água pelo escape, fumaça esbranquiçada.

Fiquei uns 3 dias sem usá-la e levei no mecânico.

Ele tirou o cabeçote, mandou para retífica pois estava levemente empenado. Ao ligar para ele perguntar o andamento e falou para ir lá que existia um problema meio sério.

Ele estava verificando o bloco do motor e percebeu um furinho entre dois cilindros na parte superior do bloco, que acabou furando a junta, que não era original, o que estava ocasionando estes problemas. Não era um furo que transpassasse algo, era apenas uma depressão, como se tivesse algum material estranho no local durante a fabricação que saiu e deixou um espaço sem material nenhum.

Parece que deram uma maquiada para vender e estourou na minha mão.

O mecânico disse que poderia tentar fechar o furo com estanho, mas provavelmente logo poderia dar problema. Como não quero dor de cabeça, quero ter um carro confiável decidimos fazer o correto. Levou para soldar este furo, retificou bloco, cabeçote, trocou juntas, corrente de comando, e aproveitou para dar uma rejuvenescida: embreagem, sincronizadas do câmbio pois a 3ª raspava desde que comprei, radiador que tava ruim com muita ferrugem e não deu para limpar.

Pedi para trocar todos os fluídos, vai retificar os discos de freio pois estavam tremendo quando freava, DOT 4 para aguentar melhor, subir respiros para o cofre do motor.

Vai ficar uns R$11.000 tudo, mas deve ficar legal. Ele disse que nunca viu um caso desse num bloco desse, só em alumínio.

Será que alguém já teve esse problema também?