Pois é, na minha ví que a ventuinha está travada, sempre girando... somando isso ao fato de estar sem a válvula termostática, realmente algum antigo dono estava querendo mascarar alguma coisa.... mas obrigado pela dica!
Versão Imprimível
Pois é, na minha ví que a ventuinha está travada, sempre girando... somando isso ao fato de estar sem a válvula termostática, realmente algum antigo dono estava querendo mascarar alguma coisa.... mas obrigado pela dica!
Sempre girando não quer dizer que ela esteja travada, normalmente ela sempre gira a questão é que com o calor do motor o gel faz com que ela gire mais forte apenas.
Verifique a sua, na dúvida troque a embreagem (você encontra apenas a embreagem viscosa sem a hélice).
Abs e boa sorte.
Alguns desmontam o acoplamento viscoso, limpam e colocam novo óleo de silicone, dizem que fica excelente, a não ser que a peça esteja defeituosa.
Modificacoes e reparos - IvandeAraujo
Eu troquei o óleo da minha... usei 10.000 cst de viscosidade. Bem tranquilo de fazer. Deve-se apenas ter o cuidado de drenar todo o antigo e, para isso, vai precisar aquecer a embreagem viscosa: coloquei no forno do fogão, na temperatura mais baixa, por 20 min. E deixei mais de 4 horas com as metades viradas para baixo para drenar o máximo possível. Depois montei e coloquei o óleo novo com uma seringa, a maior que encontrei na farmácia, sem agulha. Pra mim ficou ótimo e custou apenas R$ 45,00.
Calhiandro, tenho quase certeza que entraram mais do que 30ml... não me recordo a medida exata.
Depende do tamanho da embreagem, acho que as toyotas recebem coisa de 50 ou 60 ml.
Nas SPTGs sei que são 50ml.
Eu ia trocar o gel da minha, mas ela resolveu espatifar a hélice em algum momento, ai troquei tudo.
Vi que tem pessoas que usam gasolina como solvente para remover todo o gel ao invés de aquecer, mas depois tem que lavar e limpar muito bem para não dissolver o gel novo.
Obrigado amigos, pelas ajudas.
Valeu, grande Fausto