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  • #1
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Intercooler na hilux BI eletronica (1kzt-e)




    Amigos, tem um amigo que comprou uma hilux 3.0 td, BI eletrônica, motor 1kzte, acho que é 2002. Ele quer aumentar um pouco a potência. O que dá para fazer?
    Ele quer intercoolar ela. Mas disseram que estas hilux com BI eletronica não dá para simplesmente intercoolar, parece que ela tem um sensor de temperatura na admissão que vai fazer a BI ficar "louca", pois a temperatura vai ficar bem mais baixa e vai dar problema no comando do CPU. Alguém sabe se esta informação é certa? Dá para interccolar esta viatura?
    Este meu amigo me disse que as prado tem o mesmo motor, 1kzt-e intercoolado, será isto mesmo? Ai dá para intercoolar e trocar a central eletrônica?
    Alguém manja disto?
    Tem alguma outra alternativa para aumentar a potências destes motores?
    Agradeço de antemão!
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    Amigos, tem um amigo que comprou uma hilux 3.0 td, BI eletrônica, motor 1kzte, acho que é 2002. Ele quer aumentar um pouco a potência. O que dá para fazer?
    Ele quer intercoolar ela. Mas disseram que estas hilux com BI eletronica não dá para simplesmente intercoolar, parece que ela tem um sensor de temperatura na admissão que vai fazer a BI ficar "louca", pois a temperatura vai ficar bem mais baixa e vai dar problema no comando do CPU. Alguém sabe se esta informação é certa? Dá para interccolar esta viatura?
    Este meu amigo me disse que as prado tem o mesmo motor, 1kzt-e intercoolado, será isto mesmo? Ai dá para intercoolar e trocar a central eletrônica?
    Alguém manja disto?
    Tem alguma outra alternativa para aumentar a potências destes motores?
    Agradeço de antemão!
    Amigo Ezahn, é isso mesmo, a Prado tem esse mesmo motor 1KZ-Te com Intercooler e a potência original é de 131cvs, o pessoal costuma colocar o Unichip, aumentando uns 30Cvs, portanto a Receita é a mesma! Um forte abraço.

  • #3
    Usuário Avatar de calhiandro
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    Eu já vi uma dessas eletrônicas 2001, 2002 com intercoler, só não sei como ele resolveu essa questão do sensor na admissão.
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • #4

  • #5
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    Hummm...mas o sensor não é para justamente perceber a diferença de temperatura e fazer suas adequações? Se a temperatura tivesse que ficar fixa, não precisaria sensor. Só acho que tem que rodar um pouco e ter paciencia para ela fazer o remapeamento.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #6
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
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    Pois é..

    Se vc usa uma hilux laaaa no nordeste, onde faz 40ºC.. e usa o mesmo carro laaaaa no sul onde faz 5ºC .. o que acontece? O sensor deve corrigir/compensar essa difereça,. nao?

    Acho que nao precisa fazer nada.. o sensor vai se ajustar normalemnte. Ja nas BI mecanica, tem que fazer o ajuste nao mao, e fica fixo, independente da temperatura ambiente.

    Falei muita besteira ??? (provavelmente né..rs). kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • #7
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Então, dá para simplesmente intercoolar? Se existe este sensor de temperatura na admissão, ele é programado para fazer alguma diferença na injeção de diesel quando a temperatura chegar nos 120 ou mais (to chutando um valor) e com o intercooler não vai passar de 80. Vai causar uma programação equivocada da BI. Quanto a temperatura ambiente, isto não deve ser relevante em relação à temperatura do ar pressurizado.

    Mas voltando ao foco,colaca um chip destes (custa uns 3k!!! á isto) e ai dá para intercolar???

    Alguém aqui já fez um up neste motor?
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #8
    Usuário Avatar de jorge.duarte
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    Eu sou da mesma opinião do amigo Rubens. Se o sensor mede temperatura pouco vai importar se vai intercoolar, a central vai regular a "mistura" de acordo com o que lê. Já se estivessemos falando de sensor para medir pressão de turbo o buraco é mais em baixo e daria merda...tenho um amigo que prepara carro e a muito tempo atras tentou subir a pressão de um TEMPRA Turbo...não ia nem a pau, pois a central detectava excesso de pressão e matava o carro.
    SW4 - 2011 Prata

  • #9
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Citação Postado originalmente por jorge.duarte Ver Post
    Eu sou da mesma opinião do amigo Rubens. Se o sensor mede temperatura pouco vai importar se vai intercoolar, a central vai regular a "mistura" de acordo com o que lê. Já se estivessemos falando de sensor para medir pressão de turbo o buraco é mais em baixo e daria merda...tenho um amigo que prepara carro e a muito tempo atras tentou subir a pressão de um TEMPRA Turbo...não ia nem a pau, pois a central detectava excesso de pressão e matava o carro.
    Jorge, eu insisto, é exatamente o contrário do que vc citou. O intercooler não vai alterar a pressão, mas a temperatura é que vai cair. O sensor mede a temperatura do ar na entrada do cabeçote, que normalmente vai variar de próximo da temp ambiente, quando a pressão está baixa, até uns 120 a 160 (não sei bem) quanto pressão full. Com o intercooler esta leitura fica entre a temp ambiente e uns 60, 80 °C. Esta vai ser a leitura que não sei como o processador vai trabalhar a informação, mas certamente ela é um dos parâmetros para calcular a injeção de diesel. A pressão de nada muda neste caso.

    Na realidade quem falou que não dá para por intercooler neste motor foi o Maurício Hash, meu amigo ligou para ele. Ele disse que para dar um gral legal neste motor tem que trocar a BI por uma mecânica, intercoolar e aumentar a pressão. Mas sabe como é, primeiro ele não brinca em serviço, o que ele faz é sempre o máximo que dá para fazer. Meu amigo só falou por telefone com o Maurício, e por telefone ele é meio seco.

    Alguém aqui já intercoolou este 1kzt-e e pode dar um relato? O Ronaldo SW acho que não frequenta mais o fórum, a ultima postagem dele é de 2011.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #10
    Usuário Avatar de jorge.duarte
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    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    Jorge, eu insisto, é exatamente o contrário do que vc citou. O intercooler não vai alterar a pressão, mas a temperatura é que vai cair. O sensor mede a temperatura do ar na entrada do cabeçote, que normalmente vai variar de próximo da temp ambiente, quando a pressão está baixa, até uns 120 a 160 (não sei bem) quanto pressão full. Com o intercooler esta leitura fica entre a temp ambiente e uns 60, 80 °C. Esta vai ser a leitura que não sei como o processador vai trabalhar a informação, mas certamente ela é um dos parâmetros para calcular a injeção de diesel. A pressão de nada muda neste caso.

    Na realidade quem falou que não dá para por intercooler neste motor foi o Maurício Hash, meu amigo ligou para ele. Ele disse que para dar um gral legal neste motor tem que trocar a BI por uma mecânica, intercoolar e aumentar a pressão. Mas sabe como é, primeiro ele não brinca em serviço, o que ele faz é sempre o máximo que dá para fazer. Meu amigo só falou por telefone com o Maurício, e por telefone ele é meio seco.

    Alguém aqui já intercoolou este 1kzt-e e pode dar um relato? O Ronaldo SW acho que não frequenta mais o fórum, a ultima postagem dele é de 2011.
    Ezhan,
    Eu não disse que o intercooler irá alterar a pressão, só disse que sensor ele é feito para fazer a leitura do ar, se vai entrar frio ou quente, ele teria que corrigir algo na central. Mas se o Mauricio disse que não dá e é um especialista, não sei se vale a pena perder tempo.

    Abs
    SW4 - 2011 Prata

  • #11
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    Bom Dia,
    Srs.
    Apesar de não possuir um 1kzt-e, temos um amigo que
    intercoolou um motor deste e está muito satisfeito com
    o resultado.
    O Delfim deverá aparecer a qualquer momento e dar o
    depoimento dele....
    Abraços,
    Fernando.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Fernando_RJ Ver Post
    Bom Dia,
    Srs.
    Apesar de não possuir um 1kzt-e, temos um amigo que
    intercoolou um motor deste e está muito satisfeito com
    o resultado.
    O Delfim deverá aparecer a qualquer momento e dar o
    depoimento dele....
    Abraços,
    Fernando.
    Fernandão, a Neguinha do Delfim é com a Motorização 1kZ-T Mecânica, sem injeção eletrônica, portanto mais fácil de Intercoolar, Um forte abraço.

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