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  • #25
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    "fica bem próximo de onde tem a borboleta"...Ezahn, por acaso os carros com bomba eletronica possuem borboleta igual os carros a gasolina?????
    Sempre soube que carros a diesel trabalham com volume de ar fixo, nada obstruindo a entrada de ar e dosam a quantidade de diesel injetado de acordo com a necessidade de aceleração.
    Sandro, é uma borboleta que fica aberta full direto quando o carro tá ligado, e ela fecha ao desligar a chave. Isto serve para ser possível desligar o motor se a turbina jogar óleo do cárter para cilindro e o motor disparar!!!
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #26
    Usuário Avatar de dpab
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    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    "fica bem próximo de onde tem a borboleta"...Ezahn, por acaso os carros com bomba eletronica possuem borboleta igual os carros a gasolina?????
    Sempre soube que carros a diesel trabalham com volume de ar fixo, nada obstruindo a entrada de ar e dosam a quantidade de diesel injetado de acordo com a necessidade de aceleração.
    Sandro,
    Nos motores 1KZT e 1KZT-E existe uma borboleta na admissão, com acionamento manual através de sua haste, cuja finalidade é podermos "matar" o motor no caso dele disparar por quebra da turbina e consequente passagem do óleo do motor, que nessa hipótese seria queimado como combustível, até o travamento e quebra do motor. Um exemplo recente aconteceu com a "bonequinha" do amigo Dr. Guilherme, de Campos dos Goytacazes. Um abraço, Delfim
    TOYOTA HILUX SW4 3.0 TDI, 1999 + QUEBRA-MATO INOX + SNORKEL OGZ + RANCHO RS9000XL WITH WIRELESS REMOTE CONTROLLER + AIR LIFT 1000 + BF AT 265/75R16.

  • #27
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    Ezahn e Delfim...obrigado pelo esclarecimento, eu desconhecia essa peça...peça importantíssima.
    Meu motor não possui pois é originalmente aspirado. mas se um dia eu turbinar e por azar vir a disparar eu passo o facão na mangueira de admissão...he he he!
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #28
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    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Ezahn e Delfim...obrigado pelo esclarecimento, eu desconhecia essa peça...peça importantíssima.
    Meu motor não possui pois é originalmente aspirado. mas se um dia eu turbinar e por azar vir a disparar eu passo o facão na mangueira de admissão...he he he!
    só não esquece de tapar a boca da mangueira tbem hehehe
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • #29
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    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Ezahn e Delfim...obrigado pelo esclarecimento, eu desconhecia essa peça...peça importantíssima.
    Meu motor não possui pois é originalmente aspirado. mas se um dia eu turbinar e por azar vir a disparar eu passo o facão na mangueira de admissão...he he he!
    Sandro,
    É isso aí... Se vc tiver interesse, me lembra durante o próximo passeio que eu abro o capô da viatura e lhe mostro a dita borboleta na admissão. Um abraço, Delfim
    TOYOTA HILUX SW4 3.0 TDI, 1999 + QUEBRA-MATO INOX + SNORKEL OGZ + RANCHO RS9000XL WITH WIRELESS REMOTE CONTROLLER + AIR LIFT 1000 + BF AT 265/75R16.

  • #30
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    Olhei na minha. Não achei controle externo dessa borboleta. Acho que o controle é eletrônico no 1KZ-TE.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #31
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    Tambem não achei, como se mata o motor 1KZTE neste caso ????
    Abs.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #32
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    Citação Postado originalmente por feitosac Ver Post
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    Tambem não achei, como se mata o motor 1KZTE neste caso ????
    Abs.
    Acho que no nosso caso deva ter algum dispositivo tipo bobina e chave de ignição do painel corta a energia e fecha a borboleta.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #33
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    Citação Postado originalmente por feitosac Ver Post
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    Tambem não achei, como se mata o motor 1KZTE neste caso ????
    Abs.
    Acho que para matar o motor nesse caso, tem que ser no Freio, com a VTR engrenada, até morrer, é uma hipótese, não sei....

  • #34
    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Acho que para matar o motor nesse caso, tem que ser no Freio, com a VTR engrenada, até morrer, é uma hipótese, não sei....
    Prezados e para a LCP que é o mesmo motor, só que automatica?
    Abç.

  • #35
    Usuário Avatar de dorderf
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    Citação Postado originalmente por Miltinho Ver Post
    Prezados e para a LCP que é o mesmo motor, só que automatica?
    Abç.
    Isso nunca acontecerá na Prado! hehe

    brincadeiras à parte, acho que o que pode ser feito é tapar a entrada de ar, indo direto no compartimento do filtro de ar e tapando... Mas, não sei o que utilizar pra fazer isso...
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #36
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Caras, acho que vcs tão viajando, todas com motor 1kzt e 1kza-e é só desligar a chave que fecha a tal borboleta e mata o motor. O risco de disparar é só com o 3L ou 5L turbinado pois não é original. Ou será que sou eu que estou viajando???
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

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