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  • #1
    Usuário Avatar de dpab
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    Amigos,
    O intercooler é um permutador de calor, tal como o radiador de água, só que com a função de resfriar o AR.
    A sua utilização dá-se em motores sobre alimentados, ou seja, que utilizam turbo ou compressor mecânico.
    O ar, ao ser comprimido na sobrealimentação, aumenta a sua temperatura e consequentemente diminuindo a sua densidade. Logo a função do intercooler é diminuir a temperatura do ar comprimido para que assim volte a aumentar a densidade.
    Como num certo volume de ar quente a densidade é menor, então a quantidade de combustível injetada vai ser menor levando a uma potência limitada face ao mesmo volume de ar frio, visto que o a relação ar-combustível é fixa.
    Então, sendo a temperatura do ar admitido a única variável, a sua diminuição faz aumentar a densidade o que possibilita introduzir mais combustível. Deste modo gera-se maiores temperaturas e pressões o que faz aumentar o torque e a potência do motor.
    Contudo a alimentação de combustível do motor deve ser ajustada para acompanhar o aumento de oxigênio na câmara de combustão.
    Suponho que esse seja o papel dos sensores citados, existentes no motor 1KZT-E, ou seja, ajustar a alimentação de diesel de acordo com a densidade e temperatura do ar admitido !!!
    Deve-se considerar também que com o intercooler o turbo tem um maior volume para pressurizar, o que aumenta o turbo lag e causa perdas de pressão. No caso do meu motor (1KZT), com BI mecânica, após intercoolar eu aumentei a pressão no turbo afastando a válvula westgate e medindo a pressão na entrada da admissão. No caso do 1KZT-E, não sei como pode se trabalhar essa questão.
    Um abraço, Delfim
    TOYOTA HILUX SW4 3.0 TDI, 1999 + QUEBRA-MATO INOX + SNORKEL OGZ + RANCHO RS9000XL WITH WIRELESS REMOTE CONTROLLER + AIR LIFT 1000 + BF AT 265/75R16.

  • #2
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    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    Amigos,
    O intercooler é um permutador de calor, tal como o radiador de água, só que com a função de resfriar o AR.
    A sua utilização dá-se em motores sobre alimentados, ou seja, que utilizam turbo ou compressor mecânico.
    O ar, ao ser comprimido na sobrealimentação, aumenta a sua temperatura e consequentemente diminuindo a sua densidade. Logo a função do intercooler é diminuir a temperatura do ar comprimido para que assim volte a aumentar a densidade.
    Como num certo volume de ar quente a densidade é menor, então a quantidade de combustível injetada vai ser menor levando a uma potência limitada face ao mesmo volume de ar frio, visto que o a relação ar-combustível é fixa.
    Então, sendo a temperatura do ar admitido a única variável, a sua diminuição faz aumentar a densidade o que possibilita introduzir mais combustível. Deste modo gera-se maiores temperaturas e pressões o que faz aumentar o torque e a potência do motor.
    Contudo a alimentação de combustível do motor deve ser ajustada para acompanhar o aumento de oxigênio na câmara de combustão.
    Suponho que esse seja o papel dos sensores citados, existentes no motor 1KZT-E, ou seja, ajustar a alimentação de diesel de acordo com a densidade e temperatura do ar admitido !!!
    Deve-se considerar também que com o intercooler o turbo tem um maior volume para pressurizar, o que aumenta o turbo lag e causa perdas de pressão. No caso do meu motor (1KZT), com BI mecânica, após intercoolar eu aumentei a pressão no turbo afastando a válvula westgate e medindo a pressão na entrada da admissão. No caso do 1KZT-E, não sei como pode se trabalhar essa questão.
    Um abraço, Delfim
    Então, com BI mecânica é simples, intercolou pode aumentar a pressão para 1kg e aumentar um pouco o débito da BI. A mecânica nem tem este sensor! Resta saber que bicho vai dar a informação de baixa temperatura na central eletrônica. Eu acho que pode acusar defeito!!!
    Enfim, repito. Alguém já fez isto?
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #3
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    Amigos,
    O intercooler é um permutador de calor, tal como o radiador de água, só que com a função de resfriar o AR.
    A sua utilização dá-se em motores sobre alimentados, ou seja, que utilizam turbo ou compressor mecânico.
    O ar, ao ser comprimido na sobrealimentação, aumenta a sua temperatura e consequentemente diminuindo a sua densidade. Logo a função do intercooler é diminuir a temperatura do ar comprimido para que assim volte a aumentar a densidade.
    Como num certo volume de ar quente a densidade é menor, então a quantidade de combustível injetada vai ser menor levando a uma potência limitada face ao mesmo volume de ar frio, visto que o a relação ar-combustível é fixa.
    Então, sendo a temperatura do ar admitido a única variável, a sua diminuição faz aumentar a densidade o que possibilita introduzir mais combustível. Deste modo gera-se maiores temperaturas e pressões o que faz aumentar o torque e a potência do motor.
    Contudo a alimentação de combustível do motor deve ser ajustada para acompanhar o aumento de oxigênio na câmara de combustão.
    Suponho que esse seja o papel dos sensores citados, existentes no motor 1KZT-E, ou seja, ajustar a alimentação de diesel de acordo com a densidade e temperatura do ar admitido !!!
    Deve-se considerar também que com o intercooler o turbo tem um maior volume para pressurizar, o que aumenta o turbo lag e causa perdas de pressão. No caso do meu motor (1KZT), com BI mecânica, após intercoolar eu aumentei a pressão no turbo afastando a válvula westgate e medindo a pressão na entrada da admissão. No caso do 1KZT-E, não sei como pode se trabalhar essa questão.
    Um abraço, Delfim
    " visto que o a relação ar-combustível é fixa."
    Delfim, a relação ar-combustivel fixa (estequiometria) só é necessaria em carros a gasolina/etanol...em carros a diesel (efeito diesel), não há necessidade pois queimam o combustivel em qualquer proporção ar-combustivel, por isso eles admitem sempre a maior massa de ar possivel e controlam a potencia pela quantidade de diesel injetado.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    " visto que o a relação ar-combustível é fixa."
    Delfim, a relação ar-combustivel fixa (estequiometria) só é necessaria em carros a gasolina/etanol...em carros a diesel (efeito diesel), não há necessidade pois queimam o combustivel em qualquer proporção ar-combustivel, por isso eles admitem sempre a maior massa de ar possivel e controlam a potencia pela quantidade de diesel injetado.
    Sandro,
    Obrigado pela correção.
    Um abraço, Delfim
    TOYOTA HILUX SW4 3.0 TDI, 1999 + QUEBRA-MATO INOX + SNORKEL OGZ + RANCHO RS9000XL WITH WIRELESS REMOTE CONTROLLER + AIR LIFT 1000 + BF AT 265/75R16.

  • #5
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    Grande Herick!!!!

    Obrigado....
    Não percebi o PEQUENO detalhe da IE...
    Desculpem a falha técnica....
    Abraços,
    Fernando.

  • #6
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    Sou leigo nesse assunto, mas me surgiu uma dúvida:

    Em que posição fica esse sensor de temperatura do ar admitido? É aquele que fica logo depois da caixa do filtro do ar? Se é esse, então ele não vai medir a temperatura do ar resfriado pelo intercooler, a não ser que se mude a sua posição.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #7
    Caros amigos,minha Sw possui kit de intercooler da Maxcooler de Goiânia fabricado especificamente para nossas viaturas, porém a minha é com motor 1kzt(BI mecânica) onde basta regular a mesma após a instalação. Talvez eles possam ajudar nesta dúvida de instalação para o motor 1kzt-e, de repente até possuem um kit específico para o motor com BI eletrônica.

  • #8
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    Boa ideia!!!
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por GalegoFerrari Ver Post
    Caros amigos,minha Sw possui kit de intercooler da Maxcooler de Goiânia fabricado especificamente para nossas viaturas, porém a minha é com motor 1kzt(BI mecânica) onde basta regular a mesma após a instalação. Talvez eles possam ajudar nesta dúvida de instalação para o motor 1kzt-e, de repente até possuem um kit específico para o motor com BI eletrônica.
    O meu kit tb é da Maxcooler, acho ótima idéia consultá-los a esse respeito.
    TOYOTA HILUX SW4 3.0 TDI, 1999 + QUEBRA-MATO INOX + SNORKEL OGZ + RANCHO RS9000XL WITH WIRELESS REMOTE CONTROLLER + AIR LIFT 1000 + BF AT 265/75R16.

  • #10
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Sou leigo nesse assunto, mas me surgiu uma dúvida:

    Em que posição fica esse sensor de temperatura do ar admitido? É aquele que fica logo depois da caixa do filtro do ar? Se é esse, então ele não vai medir a temperatura do ar resfriado pelo intercooler, a não ser que se mude a sua posição.
    Claudio, na verdade não é ai não. Pela informação ele fica na linha pressurizada. Olhando no carro achamos uma peça na qual entra um chicote de fios, fica bem próximo de onde tem a borboleta, só que mais para o lado da chapa corta fogo.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    Claudio, na verdade não é ai não. Pela informação ele fica na linha pressurizada. Olhando no carro achamos uma peça na qual entra um chicote de fios, fica bem próximo de onde tem a borboleta, só que mais para o lado da chapa corta fogo.
    Ok. Vou tentar achar aqui.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    Claudio, na verdade não é ai não. Pela informação ele fica na linha pressurizada. Olhando no carro achamos uma peça na qual entra um chicote de fios, fica bem próximo de onde tem a borboleta, só que mais para o lado da chapa corta fogo.
    "fica bem próximo de onde tem a borboleta"...Ezahn, por acaso os carros com bomba eletronica possuem borboleta igual os carros a gasolina?????
    Sempre soube que carros a diesel trabalham com volume de ar fixo, nada obstruindo a entrada de ar e dosam a quantidade de diesel injetado de acordo com a necessidade de aceleração.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
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