Amigos,
O intercooler é um permutador de calor, tal como o radiador de água, só que com a função de resfriar o AR.
A sua utilização dá-se em motores sobre alimentados, ou seja, que utilizam turbo ou compressor mecânico.
O ar, ao ser comprimido na sobrealimentação, aumenta a sua temperatura e consequentemente diminuindo a sua densidade. Logo a função do intercooler é diminuir a temperatura do ar comprimido para que assim volte a aumentar a densidade.
Como num certo volume de ar quente a densidade é menor, então a quantidade de combustível injetada vai ser menor levando a uma potência limitada face ao mesmo volume de ar frio, visto que o a relação ar-combustível é fixa.
Então, sendo a temperatura do ar admitido a única variável, a sua diminuição faz aumentar a densidade o que possibilita introduzir mais combustível. Deste modo gera-se maiores temperaturas e pressões o que faz aumentar o torque e a potência do motor.
Contudo a alimentação de combustível do motor deve ser ajustada para acompanhar o aumento de oxigênio na câmara de combustão.
Suponho que esse seja o papel dos sensores citados, existentes no motor 1KZT-E, ou seja, ajustar a alimentação de diesel de acordo com a densidade e temperatura do ar admitido !!!
Deve-se considerar também que com o intercooler o turbo tem um maior volume para pressurizar, o que aumenta o turbo lag e causa perdas de pressão. No caso do meu motor (1KZT), com BI mecânica, após intercoolar eu aumentei a pressão no turbo afastando a válvula westgate e medindo a pressão na entrada da admissão. No caso do 1KZT-E, não sei como pode se trabalhar essa questão.
Um abraço, Delfim