x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 39

Hybrid View

Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 5

Amigos,
    O intercooler é um permutador de calor, tal como o radiador de água, só que com a função de resfriar o AR.
    A sua utilização dá-se em motores sobre alimentados, ou seja, que utilizam turbo ou compressor mecânico.
    O ar, ao ser comprimido na sobrealimentação, aumenta a sua temperatura e consequentemente diminuindo a sua densidade. Logo a função do intercooler é diminuir a temperatura do ar comprimido para que assim volte a aumentar a densidade.
    Como num certo volume de ar quente a densidade é menor, então a quantidade de combustível injetada vai ser menor levando a uma potência limitada face ao mesmo volume de ar frio, visto que o a relação ar-combustível é fixa.
    Então, sendo a temperatura do ar admitido a única variável, a sua diminuição faz aumentar a densidade o que possibilita introduzir mais combustível. Deste modo gera-se maiores temperaturas e pressões o que faz aumentar o torque e a potência do motor.
    Contudo a alimentação de combustível do motor deve ser ajustada para acompanhar o aumento de oxigênio na câmara de combustão.
    Suponho que esse seja o papel dos sensores citados, existentes no motor 1KZT-E, ou seja, ajustar a alimentação de diesel de acordo com a densidade e temperatura do ar admitido !!!
    Deve-se considerar também que com o intercooler o turbo tem um maior volume para pressurizar, o que aumenta o turbo lag e causa perdas de pressão. No caso do meu motor (1KZT), com BI mecânica, após intercoolar eu aumentei a pressão no turbo afastando a válvula westgate e medindo a pressão na entrada da admissão. No caso do 1KZT-E, não sei como pode se trabalhar essa questão.
    Um abraço, Delfim
    TOYOTA HILUX SW4 3.0 TDI, 1999 + QUEBRA-MATO INOX + SNORKEL OGZ + RANCHO RS9000XL WITH WIRELESS REMOTE CONTROLLER + AIR LIFT 1000 + BF AT 265/75R16.

Usuário Avatar de Ezahn
    Entrada
    04/07/2010
    Local
    Registro/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    Amigos,
    O intercooler é um permutador de calor, tal como o radiador de água, só que com a função de resfriar o AR.
    A sua utilização dá-se em motores sobre alimentados, ou seja, que utilizam turbo ou compressor mecânico.
    O ar, ao ser comprimido na sobrealimentação, aumenta a sua temperatura e consequentemente diminuindo a sua densidade. Logo a função do intercooler é diminuir a temperatura do ar comprimido para que assim volte a aumentar a densidade.
    Como num certo volume de ar quente a densidade é menor, então a quantidade de combustível injetada vai ser menor levando a uma potência limitada face ao mesmo volume de ar frio, visto que o a relação ar-combustível é fixa.
    Então, sendo a temperatura do ar admitido a única variável, a sua diminuição faz aumentar a densidade o que possibilita introduzir mais combustível. Deste modo gera-se maiores temperaturas e pressões o que faz aumentar o torque e a potência do motor.
    Contudo a alimentação de combustível do motor deve ser ajustada para acompanhar o aumento de oxigênio na câmara de combustão.
    Suponho que esse seja o papel dos sensores citados, existentes no motor 1KZT-E, ou seja, ajustar a alimentação de diesel de acordo com a densidade e temperatura do ar admitido !!!
    Deve-se considerar também que com o intercooler o turbo tem um maior volume para pressurizar, o que aumenta o turbo lag e causa perdas de pressão. No caso do meu motor (1KZT), com BI mecânica, após intercoolar eu aumentei a pressão no turbo afastando a válvula westgate e medindo a pressão na entrada da admissão. No caso do 1KZT-E, não sei como pode se trabalhar essa questão.
    Um abraço, Delfim
    Então, com BI mecânica é simples, intercolou pode aumentar a pressão para 1kg e aumentar um pouco o débito da BI. A mecânica nem tem este sensor! Resta saber que bicho vai dar a informação de baixa temperatura na central eletrônica. Eu acho que pode acusar defeito!!!
    Enfim, repito. Alguém já fez isto?
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Agradecimentos: 38
    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    Amigos,
    Um abraço, Delfim
    " visto que o a relação ar-combustível é fixa."
    Delfim, a relação ar-combustivel fixa (estequiometria) só é necessaria em carros a gasolina/etanol...em carros a diesel (efeito diesel), não há necessidade pois queimam o combustivel em qualquer proporção ar-combustivel, por isso eles admitem sempre a maior massa de ar possivel e controlam a potencia pela quantidade de diesel injetado.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    " visto que o a relação ar-combustível é fixa."
    Delfim, a relação ar-combustivel fixa (estequiometria) só é necessaria em carros a gasolina/etanol...em carros a diesel (efeito diesel), não há necessidade pois queimam o combustivel em qualquer proporção ar-combustivel, por isso eles admitem sempre a maior massa de ar possivel e controlam a potencia pela quantidade de diesel injetado.
    Sandro,
    Obrigado pela correção.
    Um abraço, Delfim
    TOYOTA HILUX SW4 3.0 TDI, 1999 + QUEBRA-MATO INOX + SNORKEL OGZ + RANCHO RS9000XL WITH WIRELESS REMOTE CONTROLLER + AIR LIFT 1000 + BF AT 265/75R16.

Usuário
    Entrada
    20/10/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Grande Herick!!!!

Obrigado....
    Não percebi o PEQUENO detalhe da IE...
    Desculpem a falha técnica....
    Abraços,
    Fernando.

Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Agradecimentos: 12
    Sou leigo nesse assunto, mas me surgiu uma dúvida:

Em que posição fica esse sensor de temperatura do ar admitido? É aquele que fica logo depois da caixa do filtro do ar? Se é esse, então ele não vai medir a temperatura do ar resfriado pelo intercooler, a não ser que se mude a sua posição.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

Caros amigos,minha Sw possui kit de intercooler da Maxcooler de Goiânia fabricado especificamente para nossas viaturas, porém a minha é com motor 1kzt(BI mecânica) onde basta regular a mesma após a instalação. Talvez eles possam ajudar nesta dúvida de instalação para o motor 1kzt-e, de repente até possuem um kit específico para o motor com BI eletrônica.

Usuário Avatar de Ezahn
    Entrada
    04/07/2010
    Local
    Registro/SP
    Boa ideia!!!
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por GalegoFerrari Ver Post
    Caros amigos,minha Sw possui kit de intercooler da Maxcooler de Goiânia fabricado especificamente para nossas viaturas, porém a minha é com motor 1kzt(BI mecânica) onde basta regular a mesma após a instalação. Talvez eles possam ajudar nesta dúvida de instalação para o motor 1kzt-e, de repente até possuem um kit específico para o motor com BI eletrônica.
    O meu kit tb é da Maxcooler, acho ótima idéia consultá-los a esse respeito.

Usuário Avatar de Ezahn
    Entrada
    04/07/2010
    Local
    Registro/SP
    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Sou leigo nesse assunto, mas me surgiu uma dúvida:

Em que posição fica esse sensor de temperatura do ar admitido? É aquele que fica logo depois da caixa do filtro do ar? Se é esse, então ele não vai medir a temperatura do ar resfriado pelo intercooler, a não ser que se mude a sua posição.
    Claudio, na verdade não é ai não. Pela informação ele fica na linha pressurizada. Olhando no carro achamos uma peça na qual entra um chicote de fios, fica bem próximo de onde tem a borboleta, só que mais para o lado da chapa corta fogo.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    Claudio, na verdade não é ai não. Pela informação ele fica na linha pressurizada. Olhando no carro achamos uma peça na qual entra um chicote de fios, fica bem próximo de onde tem a borboleta, só que mais para o lado da chapa corta fogo.
    Ok. Vou tentar achar aqui.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Agradecimentos: 38
    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    "fica bem próximo de onde tem a borboleta"...Ezahn, por acaso os carros com bomba eletronica possuem borboleta igual os carros a gasolina?????
    Sempre soube que carros a diesel trabalham com volume de ar fixo, nada obstruindo a entrada de ar e dosam a quantidade de diesel injetado de acordo com a necessidade de aceleração.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Mangueira Turbo-Intercooler S10.
      Por PaulinhoAlmeida no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 7
      Última resposta: 24/08/2024, 10:36
    2. Motor hilux sw4 1kzt fazendo barulho
      Por hpedro no fórum Toyota
      Respostas: 220
      Última resposta: 07/08/2022, 23:03
    3. Respostas: 51
      Última resposta: 19/12/2020, 13:48
    4. Motor hilux 1kzt novo com baruhlo estranho