Sandro, é uma borboleta que fica aberta full direto quando o carro tá ligado, e ela fecha ao desligar a chave. Isto serve para ser possível desligar o motor se a turbina jogar óleo do cárter para cilindro e o motor disparar!!!
Versão Imprimível
Sandro,
Nos motores 1KZT e 1KZT-E existe uma borboleta na admissão, com acionamento manual através de sua haste, cuja finalidade é podermos "matar" o motor no caso dele disparar por quebra da turbina e consequente passagem do óleo do motor, que nessa hipótese seria queimado como combustível, até o travamento e quebra do motor. Um exemplo recente aconteceu com a "bonequinha" do amigo Dr. Guilherme, de Campos dos Goytacazes. Um abraço, Delfim
Ezahn e Delfim...obrigado pelo esclarecimento, eu desconhecia essa peça...peça importantíssima.
Meu motor não possui pois é originalmente aspirado. mas se um dia eu turbinar e por azar vir a disparar eu passo o facão na mangueira de admissão...he he he!
Olhei na minha. Não achei controle externo dessa borboleta. Acho que o controle é eletrônico no 1KZ-TE.
2X
Tambem não achei, como se mata o motor 1KZTE neste caso ????
Abs.
Caras, acho que vcs tão viajando, todas com motor 1kzt e 1kza-e é só desligar a chave que fecha a tal borboleta e mata o motor. O risco de disparar é só com o 3L ou 5L turbinado pois não é original. Ou será que sou eu que estou viajando???:???: