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minha hilux estragou , ela deo oleo na turbina e no intercooler,

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  • 21/09/2013, 01:29
    guilhermeabreu
    Citação:

    Postado originalmente por agroboy Ver Post
    Buenas Jorge... ah tava "babado" kkk com óleo dentro da mangueira, mas a fumaça que sai ta normal... nem escura, nem azul, e nem sai muito tambem, só qdo acelera forte, mas fiquei com essa duvida pelo que li aqui no topico que nao podia ter oleo na mangueira que vai pro coletor...


    AGROBOY

    Como o JORGE.DUARTE falou , a manguria pode estar suja de óleo por dentro , mas apenas suada de óleo , se tiver óleo mesmo , é pq a turbina esta passando mais óleo do que deve , aconteceu comigo e perdi o motor por este motivo , ou seja passava tanto óleo que ele passou a funcionar como combustível e o motor disparou e não tive como matar o motor , CASO ISTO ACONTEÇA COM VC A ÚNICA MANEIRA MAIS FÁCIL DE MATAR O MOTOR É PISAR NO FREIO ATÉ PARA O CARRO COM ELE ENGRENADO NA MARCHA QUE TIVER .

    Se estiver molhado de óleo a mangueira que vai da turbina para a admissão SUGIRO a vc comprar um KIT NOVO DE TURBINA DA SPA TURBO , se a sua turbina pe a IHI como a que eu tinha SUGIRO EM NÃO RECONDICIONAR , fiz isto de me fú . Vai gastar aí uns R$2.000,00 .
  • 21/09/2013, 12:18
    ThgVieceli
    Opa valeu Guilhermeabreu, mas entao pode ter um pouco de oleo na mangueira? Ou tem que estar seco?? Pq a quantidade era pouco, mas estava molhada por dentro, e vendo o nivel do oleo ele nao baixou nao...Qdo comprei a VTR ela estava com eixo piloto e carretel quebrado, pode ser que disparou eo antigo dono matou o motor engrenado entao...ontem eu limpei a mangueira, vou esperar uns dias e ver como esta. Depois falo como continua, no turbo nao vaza nada, mas sujou na beirada da mangueira perto da braçadeira, bom vamos esperar. Valeu pelas dicas... Abçs
  • 21/09/2013, 21:11
    guilhermeabreu
    Citação:

    Postado originalmente por agroboy Ver Post
    Opa valeu Guilhermeabreu, mas entao pode ter um pouco de oleo na mangueira? Ou tem que estar seco?? Pq a quantidade era pouco, mas estava molhada por dentro, e vendo o nivel do oleo ele nao baixou nao...Qdo comprei a VTR ela estava com eixo piloto e carretel quebrado, pode ser que disparou eo antigo dono matou o motor engrenado entao...ontem eu limpei a mangueira, vou esperar uns dias e ver como esta. Depois falo como continua, no turbo nao vaza nada, mas sujou na beirada da mangueira perto da braçadeira, bom vamos esperar. Valeu pelas dicas... Abçs



    AGROBOY

    A turbina não joga óleo para fora dela , ela deixa passar óleo para ser queimado no coletor de admissão e e este óleo passa por esta mangueira que sai do turbo , NORMALMENTE esta mangueira não fica seca , fica suada de óleo , e se seu motor não baixa óleo de uma troca para outra , esta quantidade de óleo que vc esta vendo na mangueira deve estar dentro da normalidade , agora se o motor baixa óleo de uma troca para outra e dentro da mangueira fica com óleo de escorrer , pode trocar a turbina .

    Outra maneira de saber se esta jogando muito óleo é vc retirar a mangueira do lado do motor , ou seja antes de entrar no coletro de admisssão e funcionar o carro e dar uma acelerada com a mangueira para cima se estiver passando muito óleo vc vai ver a minha estava assim , assim que o mecânico fez o motor ele ligou o carro com a mangueira para fora do coletor e ele falou que sujou o outro carro que estava ao lado do meu de tanto óleo que a turbina jogou , daí eu recondicionei a turbina e após ter andado 70km ela quebrou o eixo e disparou o motor e eu perdi o motor assim que acabei de fazer , foi uma porrada$$$$$$$$ arrumada .
  • 22/09/2013, 10:19
    ThgVieceli
    Guilhermeabreu, valeu pelas dicas! Essa de tirar a mangueira e acelerar vou fazer em casa só pra tirar a duvida. Abçs
  • 23/09/2013, 00:20
    Mantiqueira
    Outra dica é dar uma verificada se a turbina apresenta folga, pois dependendo do grau dessa folga nos mancais invariavelmente ela vai deixar passar óleo para o coletor de admissão.
  • 23/09/2013, 10:34
    ThgVieceli
    Citação:

    Postado originalmente por Mantiqueira Ver Post
    Outra dica é dar uma verificada se a turbina apresenta folga, pois dependendo do grau dessa folga nos mancais invariavelmente ela vai deixar passar óleo para o coletor de admissão.

    Mantiqueira, Valeu pela dica, vou procurar um mecanico que entenda de turbo por aqui pra ver se tem folga. abçs
  • 21/09/2015, 11:00
    Amrsol
    Provavelmente foram pesadas demais.
    Aqui vão em versão reduzida.
    Aberta (estado normal com motor parado ou em funcionamento)

    Anexo 416701

    Fechada manualmente para parar o motor

    Anexo 416702

    Espero ter sido útil
    Grande abraço
    Fabrizio


    olá amigo bom dia pode enviar ao meu e-mail as fotos, obg.
    Anexo 416701

    Fechada manualmente para parar o motor

    Anexo 416702

    Espero ter sido útil
    Grande abraço
    Fabrizio[/QUOTE]
  • 04/07/2016, 14:38
    Rarmbrock
    Citação:

    Postado originalmente por Rafael rates Ver Post
    boa noite galera!!!! estou muito preocupado porque a minha hilux 3.0 2009 , mes passado ela do nada parou comigo, ai o mecanico abriu o intercooler e viu que tinha um poko d ole que a turbina jogou para o motor e para o intercooler. dai a caminhonete funcionou e no começo ela saiu bastante fumaça que tinha ido p o motor. depois ela parou de sair fumaça e o mecanico verificou tudo e nao consseguiu encontrar o erro. daii eu levei num cara especializado em turbina e ele falou que estava tudo ok tmbm.
    só que ontem ela deu o mesmo problema comigo e foi pior o motor começou a disparar mas eu conssegui apagar ela na chave.
    o mecanico abriu e estava cheio d oleo q a turbina jogou d novo. daii chamei otro especialista em turbinas e ele desmontou ela e fez os teste e num deu nada.
    o meu mecanico falou q pod ser o intercooler furado.
    eu sempre dei as manuntençoes especificas, oque pod ser m ajudem

    Amigo.... o diafragma pode estar furado? Entupimento da válvula egr???
  • 06/09/2019, 14:31
    CAPT GOTTLIEB
    4 Anexo(s)
    Tive um Jipe Band que disparou o motor numa subida, na serra da Canastra. Era turbinado, mas a turbina não teve culpa neste episódio. Como a estrada era péssima o coxim direito do motor quebrou, o motor entortou e o acelerador ficou totalmente repuxado. Eu não sabia na hora o que havia acontecido, mas estava em 2ª marcha. Apertei o estrangulador, mas o motor continuou funcionando. Pisei firme no freio e o motor morreu. Abri o capô e logo percebi o coxim quebrado. Chamei um guincho e reboquei para oficina.

    Eu tenho uma Hilux 1998, DLX, 2.8 diesel e está com uma turbina Garrett T2.48.35. Não coloquei intercooler. Se algum dia a turbina disparar eu vou fazer:
    1- desligar a ignição, pisar no freio com fé e orgulho (na marcha que estiver engatada) e tentar parar. Se tiver um barranco, um muro, uma árvore grossa, um poste que eu possa encostar (não bater) o para-choque dianteiro melhor ainda. Acredito que a chance de dar certo é boa.
    2- se não funcionar vou abrir o capô e com meu canivete (afiado) vou cortar a mangueira de borracha que leva o ar pressurizado da turbina para o motor. Soltar as abraçadeiras seria outra solução, mas a chave (canhão ou biela) e luvas precisam estar próximas, no porta-luvas por exemplo. A situação é urgente. Penso que com meu canivete consigo fazer isto em alguns segundos. Então, sem a turbina jogando ar e óleo no motor e sem o diesel que a ignição já cortou o "bichão" vai morrer. Mas assim que começar a cortar a mangueira vai sair ar sob pressão e com óleo. Caso opte por soltar as abraçadeiras ocorrerá algo semelhante. Lembrar que a mangueira está quente e será preciso usar luvas boas de couro para evitar queimaduras. Será preciso tomar cuidado com os olhos. É mais prudente começar a cortar na parte de baixo da mangueira. E devo me preparar para sujeira!!! Acho isto mais eficaz do que tentar obstruir a entrada de ar com havaiana, tapete, etc. NÃO recomendo usar a mão para tampar a entrada de ar, pois o risco de lesão grave existe.
    Pensei nesta solução porque quando levo a Hilux para troca de óleo eu mesmo desligo a mangueira de borracha próximo à turbina (uso a chave canhão 8 mm), senão é impossível retirar e recolocar o filtro de óleo que fica na lateral do motor. Desta maneira o motor fica trabalhando sem o turbo e rodo normalmente até o posto de lubrificação. Faço isto porque o pessoal do posto tem muito receio de mexer na turbina.

    Anexo 568565 Anexo 568566 Anexo 568567 Anexo 568568
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