Fabrizio, não abriu... Muito interessado em ver essas fotos.
Versão Imprimível
Fabrizio, não abriu... Muito interessado em ver essas fotos.
@Dorderf,
Desculpe mas não entrei no fórum nestes dias.
É no dedão mesmo.
@Glaicon.
Feliz de ter sido útil.
@Clandio.
Sinto muito, não vi todos os motores 1KZT-E, pode ser que nem todos tenham este recurso.
Como regra geral, deveria ter um sistema similar no duto de admissão que permita esta manobra de emergência.
Grande abraço a todos
Fabrizio
Acredito que este dispositivo só tem nos motores 1KZT , pois na minha SW4 2002 com motor 1KZT-E não tem este dispositivo , alí tem um bojo com sensores , pode ser que em caso de disparar a turbina neste meu carro e em vc desligar a chave de ignição este BOJO faça o serviço de fechar o ar que na sua vc faz mecânicamente com o dedão .
Pois seria inacreditável a TOYOTA em um carro de determinado ano ter um dispositivo tão importante deste e nos anos seguintes retirar um dispositivo de segurança de tamanha importancia como este .
Procedimento feito e deu super certo! Agora que não me arrependo mesmo de ter feito a turbina!
Olá Guilherme,
é possível que a sua bomba de injeção com gerenciamento eletrônico tenha um dispositivo que corte o diesel, mas no caso dos foristas acima, sem poder cortar a alimentação de ar não teria como parar o motor.
Mas, repito, não conheço bem o seu motor, então não posso me pronunciar.
Em caso de emergência com o motor disparado é sempre possível abrir a caixa do filtro, tirar o elemento filtrante e tampar com a mão a entrada de ar que vai para o turbocompressor. O motor morre logo.
Grande abraço
Fabrizio
Tb concordo , qdo perdí o meu motor pq não lembrei de como fazer , só depois da casa arrombada que fui aprender como matar um motor disparado , mas ainda acho mais fácil FREAR O CARRO COM A MARCHA QUE TIVER MATANDO O MOTOR , É MAIS FÁCIL E MAIS RÁPIDO , pq passei por isto , e até vc parar o carro em ponto morto o giro vai lá pra 7.000rpm , e até vc com o motor a 7.000 rpm na sua orelha e ter a tranquilidade de retitrar o filtro e abafar com a mão o motor já foi pro saco , logo : QDO ISTO OCORRER FREIA O CARRO E MATA O MOTOR , pq ele mesmo estando acelerado commarcha engatada o giro não a 7.000rpm por causa do peso do motor e em ponto morto eu ví a tragédia acontecer comigo e espero que não aconteça com ninguem daqui do forum .
Então por experiência própria , ACHO MAIS RÁPIDO E SEGURO QDO O MOTOR DISPARAR , " FREAR O CARRO ENGRENADO NA MARCHA QUE TIVER ATÉ ELE PARAR MANTANDO O MOTOR " , vc vai levar aí uns 30 segundos para fazer esta manobra .
Caro Guilherme,
Emergência é emergência e se faz a primeira coisa que passa pela cabeça e que pode resolver o problema.
Com certeza, parar o motor fazendo morrer o carro no freio, se bem executado pode ser rápido e eficaz.
Outra coisa é um sistema pensado, dedicado e montado propositalmente para apagar um motor e que pode ser útil mesmo em outras circunstancias, além da situação de emergência (na qual é sem duvida extremamente útil).
Por exemplo, fazendo controle o manutenção e querendo parar o motor sem ter que dar a meia volta do carro etc.
Grande abraço
Fabrizio