Prezados, em primeiro lugar, um feliz 2013 a todos.
em segundo lugar: Otimos textos e com certeza muitos aqui estão se beneficiando deles, então sou a favor de continuarmos
com a pesquisa.
Terceiro lugar: Os textos foram oriundos de engenheiros mecanicos ( visto a assinatura do Fior )
Agora vamos a uma visão não do engenheiro mecanico mas do quimico. Aquele que trabalha para garantir
os melhores desempenho dos oleos que vão nos motores e aditivos.
conversando com os engenheiros da Petrobras e eu trabalho nela, mostrei os textos e para minha surpresa foi
risos.
Então vou procurar por aqui o que entendi deles:
1º Ninguem vai fazer um combustivel que so vai funcionar em um tipo de motor e vai destruir o outro.
O colega que disse que o S-50 Podium da Petrobras contem aditivos para proteger os componentes da injeção
está certo. PODEM USAR, podem não, DEVEM, usar o S-50 Podium da Petrobras que ele é recomendado para a nova
geração de motores e estes sim são obrigados a usa-lo porque foram construidos para trabalharem com este
combustivel mas, os motores antigos vão levar vantagem justamente na baixa emissão de gases e melhor queima.
Não existe este problema de lubrificação. O que existe é a guarda do produto. O S-50 exige que se tenha um
reservatorio especial para ele e quando isto não acontece, ele perde as suas caracteristicas de lubrificação por
não estar guardado da forma como deveria. E não pode ser misturado aos antigos reservatorios de Diesel e muito menos armazenados
depositos sujos. É isto que esta ocorrendo, é isto que esta afetando os carros e é isto que a Petrobras está
lutando para evitar, exigindo que seus postos tenham um lugar correto e seguro para o S-50 com novos reservatorios homologados para armazenamento do S-50.
2º E o mais importante, desapeguem de comentarios sem pesquisa ou de fontes duvidosas, inclui-se ai mecanicos
que afirmam que o S-50 é prejudicial e que tem varios carros com problemas ao usar o S-50. Balela, abasteçam
em postos credenciados e mesmo assim pergutem se o deposito onde fica o S-50 é só dele.
O S-50 sai da refinaria pronto, sem receber no posto nenhum tipo de aditivo, difrente da gasolina, ele é completo
e já chega no posto pronto.
Resumindo: O S-50 só vai te trazer beneficios mesmo que seu carro seja antigo. Ele não vai melhorar a fumaça, não vai andar mais só vai poliuir memos e ter uma queima mais limpa.
No máximo você vai é ter um consumo melhor devido a queima.
Abraços e um grande 2013 para todos.
Cleber Ramos
Hilux 2007 SRV - Só uso o S-50