Ok, realmente não deve haver problema a engenharia do motor se adapta ao óleo para o qual ele não foi desenvolvido.
Não entendi seu ponto de vista mas tudo bem. O fato é que se for ler teu manual vá na seleção de óleo lubrificante. Grau do óleo API CF-4 ou API CF e poderá ser utilizado API CE ou CD (isto é classificações inferiores a CF). As viscosidades recomendadas vão de 5w30 até 20w50 dependendo da temperatura ambiente. Sendo que recomenda em temperaturas muito baixas o 5w30 para facilitar o bombeamento na partida a frio. Portanto o que há de melhor para seu motor sem sombra de dúvidas é um sintético 5w30 se morar na região sul do brasil. Se for em regiões mais quentes o bom é ficar no 10w40. Quanto as classificações qualquer classificação maior que CF é melhor. A não utilização de óleos superiores na época era o preço proibitivo destes óleos e classificação CJ por exemplo nem havia sido desenvolvida somente foi lançada em 2010.
Estou no mesmo dilema que você após ter adquirido a SW4. O óleo 10w40 que a CSS utiliza é o Mobil Super 10w40 Flex Semi Sintético SN/CF. O antigo proprietário utilizava o Mobil Delvac MX 15w40 SJ/CI-4 Mineral, estou a tempos pesquisando alguma possibilidade de óleo 100% Sintético como alternativa com classificação diesel superior a CF mas com preço razoável não está fácil de achar. Ontem achei o Shell Almax Premium 10w40 Api CI-4 Sintético que considerei ser um ótimo custo benefício. Foi desenvolvido para linha de caminhões VW/MAN. Não encontrei porém a ficha técnica dele para analisar. Alguém do fórum já utilizou?
Estou utilizando pela primeira vez na minha SW42012, motor Mais silencioso!
Acabei colocando o Shell Helix HX8 mesmo....SN/CF...05W30 sintético...até agora,sem problema.
O barulho típico do motor D4d quando liga de manhã(castanhar) continua lá....rs
Pessoal, alguém aí que poderia me informar com segurança se posso usar óleo p/ motor Diesel com classificação C-3 ou C-4 (normalmente 5w30) na Toyota Hilux Diesel ano 2011 em diante?
As Ccs NISSAN usam na Nova Frontier um lubrificante C-4 5W30 (produzido pela Shell) com rótulo NISSAN
Estou p/ trocar o óleo da Hilux 2011 **12.000** KM difícil acreditar eu sei. Troco por tempo 12 em 12 meses. Quando viajo p/ fora aproveito e trago MOBIL 1 (5w40) CJ-4 / SN SINTÉTICO , pago 26,83 dólar o Galão com 3,78 L
Pessoal, preciso da ajuda de vcs, o óleo ACEA C4 5w30 pode ser usado na Hilux 2011, 3.0 Diesel ?
Olha o que o colega do fórum postou desse óleo que estou falando (post com o título "Hilux 2016")
Não queria usar o óleo "Genuíno" Toyota porque é muito bom para motor a Gasolina/Flex por ser API SN, mas a classificação para Diesel é obsoleta, API CF
Vamos desenterrar esse assunto, participem aí galera!! No caso da Hilux 3.0 diesel 163cv com baixíiissima km *relíquia *único dono. Sei que quem tem pick-up compra pra rodar muitooo!!! Mas a gente vive só trabalhando pra pagar tantos impostos que não tá sobrando tempo de desfrutar do veículo. Tenho outro veículo pro dia a dia e comprei essa hilux na ocasião pra fazer viagens com a família, só que não tá sobrando tempo pra isso e tbm tá muitíssimo desestimulante viajar de carro próprio devido aos perigos das estradas/pedágios/indústria de multas,etc.
Ficaria seguro e satisfeito em usar um Semi-Sintético 5W40 / 10W40 MOBIL / SHELL /CASTROL / TEXACO / classificação CJ-4, com embalagem de 1L / 3L / 4L / 5L , desde que tbm seja recomendado para pick-ups. Já ouvi muito por aqui falarem que óleos para caminhões/ônibus só traz vantagens em pick-ups. Mas entrei em contato com a Distribuidora Mobil e eles NÃO recomendaram o uso quando disse a eles que pretendia usar na Hilux a Diesel.
Ficaria seguro e satisfeito em usar um Semi-Sintético 5W40 / 10W40 MOBIL / SHELL /CASTROL / TEXACO / classificação CJ-4, com embalagem de 1L / 3L / 4L / 5L , desde que tbm seja recomendado para pick-ups. Já ouvi muito por aqui falarem que óleos para caminhões/ônibus só traz vantagens em pick-ups. Mas entrei em contato com a Distribuidora Mobil e eles NÃO recomendaram o uso quando disse a eles que pretendia usar na Hilux a Diesel.
Uso Top Turbo há 10 anos, atualmente o motor está com 450 mil rodados, faço troca a cada 10 mil, e não preciso completar o nível entre as trocas. Compro balde de 20 litros em posto na estrada, no último balde paguei R$198,00.