https://www.youtube.com/watch?v=ePXpSVWOqu0
Como estava devendo um vídeo do bloqueio dianteiro a ar, passei esse para o youtube, da para ver as duas rodas dianteiras tracionando juntas, com uns pneus 31 lisos hehehehe.
Versão Imprimível
https://www.youtube.com/watch?v=ePXpSVWOqu0
Como estava devendo um vídeo do bloqueio dianteiro a ar, passei esse para o youtube, da para ver as duas rodas dianteiras tracionando juntas, com uns pneus 31 lisos hehehehe.
Olha Andrey, sem bloqueio, nenhum veículo traciona as duas rodas juntas e pisos de pouca aderência, pode ser 4x2, 4x4, 6x4, 6x6, pois quando uma das rodas de qualquer eixo estiver com menos aderência, vai "patinar", sendo que nos veículos 4x2, vai patinar só uma roda, nos 4x4, uma na frente e outra atrás, e com mais eixos que tracionam, tipo 6x6, uma roda em cada eixo vai patinar, pois para cada eixo vai a mesma força pelo cardã.
Tem de ser assim pois senão não se fariam as curvas, só iria reto ou escorregando os pneus p fazer uma curva em piso de barro ou molhado, sendo que se for no firme, não faz a curva ou quebra alguma coisa.
O bloqueio pode ser instalado em qualquer eixo, independente de quantos que tracionam, pode ser em um, dois, três....., sendo que somente o eixo bloqueado vai tracionar as duas rodas juntas, independente do tipo de piso, e, os demais eixos, se for no barro e não tiver o bloqueio, vai patinar somente uma das rodas, a que tiver menos atrito com o piso.
Espero ter esclarecido, qualquer dúvida, da um grito heheheh.
A tração 4x4 acionada quer dizer que a mesma força que vai para o eixo traseiro vai também para o dianteiro. Com a 4x4 acionada e se atolar, vc pode verificar que somente uma roda dianteira e uma traseira vai estar patinando, é os diferenciais fazendo seu trabalho, liberando a força para a roda do eixo que tem menos aderência com o piso. Para as duas patinarem juntas, tem que ter bloqueio do diferencial, pode ser em um eixo ou nos dois.
Exemplo a minha band, com o 4x4 acionado e em terrenos mais firmes, todas as 4 rodas tracionam, mas se for em um atoleiro forte e se ficar, fica uma roda na frente e outra traseira patinando, mas se eu acionar o bloqueio dianteiro, vai patinar as duas rodas dianteiras juntas e mais uma traseira, que não tenho bloqueio do diferencial nesse eixo.
O que pode ocorrer de algum veículo ter bloqueio nos diferenciais e alguma roda girar mais que a outra é que esse veículo tem os tais bloqueios 50%, 75%, os quais são feitos com discos e molas, e se tiver pneu grande e um ficar com muita aderência, o outro pneu pode patinar, mas tentando fazer a outra roda patinar junto, pela ação dos discos e molas.
Se um bloqueio que nem o da minha band, que é 100% quando acionado, uma roda girar mais que a outra, pode desmontar que tem alguma coisa quebrada na tração dianteira heheheh.
Um abraço.
Andrey,
Alguns veículos 4x4 (Defender e TR4, por exemplo) tem bloqueio central.
Com esse recurso, pode rodar traçado em piso aderente sem danificar os diferenciais.
Mas contam com bloqueio no diferencial central, porque se as duas rodas de um mesmo eixo ficarem sem aderência, a força será toda transferida para esse eixo, deixando sem força nos rodas que tem aderência e o veículo ficará patinando sem sair do lugar.
Então Hercílio, se entendi bem, esse bloqueio no diferencial central, não é bom em trilhas correto??
Mudando de assunto, fui ver o J Car em CPS, para fazer o interior da minha Band, muito mais em conta que aqui.
Valeu pela dica
Quando vier pra esses lados dá um toque.
Abç
estou pra colocar um bloqueio de diferencial trazeiro na minha toyota bandeirantes ano 91....
a duvida ela nao e eixo flutuante li bastante que tem que ter eixo flutuante...
da para colocar os bloqueio sem colocar os eixo flutuantes.... alguem tem ja colocou ??
SEBASTIAO COLOMBI
BAND CURTA 1991 OM 314 TURBO
entao eu optar por um bloqueio nacional terei que mudar meu eixos semi flutuante para eixos flutuante ??
SEBASTIAO COLOMBI
BAND CURTA 1991 OM 364 TURBO