Fala Diogao, blza ?
Cara, na realidade a k16 não é cara, o preco das demais subiram e dai elevaram o dela um pouco. Mas historicamente quase não mudou...
Pq eu digo que ela não é "cara", vc ta comprando uma turbina de primeira linha nova, que se bem instalada e cuidado correto do motor for feito, vc tera turbina para mais de 300.000 km tranquilamente... pois é o que rodam nos caminhoes, geralmente traca-se acima dos 450 mil km rodados... Agente tem o costume de ver o preco total e nao diluir ao longo do nosso uso.. ou seja, os 2mil reais q vale hj um k16 da borgwarner, vale o investimento...
Sobre qual turbina usar e dai já aproveita para as respostas das perguntas anteriores, tudo depende do projeto e potencia desejada ....
Pensa no seguinte... nao adianta vc colocoar uma k16 e nao caprichar na instalacao ou ajustar para fazer ela render, vc nao tera diferenca nenhuma qse com uma apl240 por exemplo.... isso acontece muito e vejo muita gente cometendo esse erro e querendo ver o resultado.... teve até uma situacao desagradavel, onde um ser me pediu dica, passei com toda boa vontade e depois ele me ligou cobrando que eu tinha que pagar o investimento q ele fez na k16 e q nao viu diferenca nenhuma pra apl... ainda tentei ajudar e dai vi a Merda, desculpe a palavra usada, da instalacao que fizeram no motor dele..... ou seja, retrata o que disse acima... fui tentar ser amigo e dando dica de graca e o ser ainda queria me lascar... cada um que me aparece..rsrs
Mas retornando, a escolha da turbina, depende de N fatores, tais como potencia vs rpm pretendida, uso(urbano, estrada ou trilha), economia, se vc importante com fumaca ou nao, enfim, N variaveis.... Nao existe a turbina perfeita, na realidade a perfeição para atender todos esses quesitos com eficiencia, seria instalacao do sistema de compound turbo (bi turbo), onde tera uma turbina para atender de baixa - media rotacao e outra para media-alta...
A minha dica é a seguinte... se quer algo basico, fique nos kits basicos e "baratos"... sera o melhor custo beneficio... se quer algo melhor e com melhor rendimento, terá que investir numa preparacao correta para seu uso e neste caso, não existe receita pronta... o que ficou bom pra um pode nao ficar do mesmo jeito para outra, tem que fazer para cada caso.
Abs a todos.