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  • #1
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Citação Postado originalmente por Diogo_Vargas Ver Post
    Bom dia Tounda

    Quais as outras opções por praticamente o mesmo preço que você sugere para um kit básico?

    Sei que uma K16 é bem cara... mas para quem quer só um pouco mais fôlego qual seria esta opção.

    Abraço.

    Fala Diogao, blza ?

    Cara, na realidade a k16 não é cara, o preco das demais subiram e dai elevaram o dela um pouco. Mas historicamente quase não mudou...

    Pq eu digo que ela não é "cara", vc ta comprando uma turbina de primeira linha nova, que se bem instalada e cuidado correto do motor for feito, vc tera turbina para mais de 300.000 km tranquilamente... pois é o que rodam nos caminhoes, geralmente traca-se acima dos 450 mil km rodados... Agente tem o costume de ver o preco total e nao diluir ao longo do nosso uso.. ou seja, os 2mil reais q vale hj um k16 da borgwarner, vale o investimento...

    Sobre qual turbina usar e dai já aproveita para as respostas das perguntas anteriores, tudo depende do projeto e potencia desejada ....

    Pensa no seguinte... nao adianta vc colocoar uma k16 e nao caprichar na instalacao ou ajustar para fazer ela render, vc nao tera diferenca nenhuma qse com uma apl240 por exemplo.... isso acontece muito e vejo muita gente cometendo esse erro e querendo ver o resultado.... teve até uma situacao desagradavel, onde um ser me pediu dica, passei com toda boa vontade e depois ele me ligou cobrando que eu tinha que pagar o investimento q ele fez na k16 e q nao viu diferenca nenhuma pra apl... ainda tentei ajudar e dai vi a Merda, desculpe a palavra usada, da instalacao que fizeram no motor dele..... ou seja, retrata o que disse acima... fui tentar ser amigo e dando dica de graca e o ser ainda queria me lascar... cada um que me aparece..rsrs

    Mas retornando, a escolha da turbina, depende de N fatores, tais como potencia vs rpm pretendida, uso(urbano, estrada ou trilha), economia, se vc importante com fumaca ou nao, enfim, N variaveis.... Nao existe a turbina perfeita, na realidade a perfeição para atender todos esses quesitos com eficiencia, seria instalacao do sistema de compound turbo (bi turbo), onde tera uma turbina para atender de baixa - media rotacao e outra para media-alta...

    A minha dica é a seguinte... se quer algo basico, fique nos kits basicos e "baratos"... sera o melhor custo beneficio... se quer algo melhor e com melhor rendimento, terá que investir numa preparacao correta para seu uso e neste caso, não existe receita pronta... o que ficou bom pra um pode nao ficar do mesmo jeito para outra, tem que fazer para cada caso.

    Abs a todos.
    4X4 Brasil
    Felippe (Bob Filho)

  • #2
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
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    Citação Postado originalmente por Fe_jipeiro Ver Post
    Existem turbinas, como esta citada, que de fábrica sai somente em uma configuração de caixa quente, mas quando chega no revendedor, o mesmo troca pela medida possível existente e que o comprador quer, isso não faz perder a garantia, uma vez que o seu contato será o revendedor.....

    Caso compre direto do fabricante, dai não poderá modificar senão perderá a garantia....

    Mas se vc for turbinar sua band agora, tem outras opções melhores que a APL e praticamente no mesmo preço.

    Abs
    Fe_jipeiro, agradeço a sua resposta. Esclareceu bem.
    Se for possível diga-nos algumas das melhores opções para turbinar o OM-314, praticamente pelo mesmo preço da tradicional APL. Abs
    Turbina p/ Band OM314 - Qual usar?-navy-salute-1c.jpg
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #3
    Usuário Avatar de Sérgio Bambirra
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    Acompanhando... Também estou na expectativa das dicas Tounda!
    Sds.
    ESMERALDA: verde, bruta e preciosa
    Band longa 84

  • #4
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
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    Instalei uma turbina APL 240 .42.48 no meu ONÇA, motor OM-314, sem intercooler. Está funcionando muito bem, enche rápido, perde pouco giro nas subidas e me permite ultrapassar tartarugas com mais segurança. Meu JIPÃO tem câmbio sincronizado de 4 marchas e acima de 80 Km/h o motor ultrapassa 3.000 rpm e começa a berrar. Mas para o que eu preciso está de bom tamanho.

    Turbina p/ Band OM314 - Qual usar?-turbo-onca-11-.jpg Turbina p/ Band OM314 - Qual usar?-turbo-onca-12-.jpg Turbina p/ Band OM314 - Qual usar?-turbo-onca-13-.jpg Turbina p/ Band OM314 - Qual usar?-turbo-onca-14-.jpg Turbina p/ Band OM314 - Qual usar?-turbo-onca-15-.jpg
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #5
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    Para melhorar o meu JIPÃO turbinado (1983) na pista e acabar com o berro do motor e o urro da transmissão acima de 80 Km/h o jeito é trocar a coroa/pinhão 10x37 (original) e colocar uma relação um pouco mais longa, 11x35. Como o veículo é 4x4 será necessário trocar nos dois diferenciais.
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #6
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    Pessoal,
    Reativando o tópico, tem alguém ai andando com a turbina K16 a algum tempo?
    O que acharam?
    Realmente é superior as outras?

  • #7
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    Não usei essa ainda, mas sempre ouvi falar bem dessa turbina, dizem que é 10 p band.
    Citação Postado originalmente por Weslei Lima Ver Post
    Pessoal,
    Reativando o tópico, tem alguém ai andando com a turbina K16 a algum tempo?
    O que acharam?
    Realmente é superior as outras?

  • #8
    Usuário Avatar de ROCKINRIO
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    Citação Postado originalmente por Weslei Lima Ver Post
    Pessoal,
    Reativando o tópico, tem alguém ai andando com a turbina K16 a algum tempo?
    O que acharam?
    Realmente é superior as outras?
    Olá Weslei,
    Rodo com a minha há uns 06 anos pelo menos.
    Não me arrependo um único dia, é outra viatura. Minha configuração é a seguinte: OM314S, K16, intercooler do 8-150, coroa e pinhão 11x35, pneus 265/75R16.
    Dano ao motor?! Nenhum. Como diz o Felipe, vai de acordo com o pé. Nesse período, já rodei Rio, SSA, BHZ, BSB e SAO, confortavelmente com potência suficiente para uma viagem segura.
    Trilhas?! Garanto que ficaram mais divertidas.
    Comecei com as coroas e pinhões (acredite, foi uma mudança surpreendente) mais tarde, a turbina e o intercooler. Vá brincando aos poucos.
    ​CD 89 OM314S-05 MARCHAS-BISELLI-K16-INTERCOOLER-11X35 - FLUTUANTE-AR-DH ZF-DISCO-120 LTS
    CURTA FECHADA 80 OM314-04 MARCHAS-BISELLI-DH ZF-DISCO

  • #9
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    Obrigado pessoal pelas informações, e desculpem a demora em responder.
    Agora fico mais confiante em turbinar,fiz uma viagem pra Minas com ela e foi muito bom, mas os carona estranhou a tuada de 80km/h e confesso que dei uma desanimada nas subidas de 40 a 60km/h, mas turbinando e alongando pra 11x35 as viagens fiquem bem melhores.

  • #10
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    Parabéns pelo jipão e pela nova saúde do motor OM314 hehe.

  • #11
    Usuário Avatar de edcmanhaes
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    Olá amigos Toyoteiros!
    Alguém poderia enviar uma foto de onde vai a flange (conexão) de retorno do óleo da turbina para o cárter?!
    Gostaria de saber o local exato para fazer a furação no cárter...
    Obrigado desde já.
    4X4 Brasil
    Edinho
    Vitara Auto 96
    Band longa 81 - Vovozona

  • #12
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
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    Edcmanhaes, boa noite. O retorno do óleo da turbina para o cárter não oferece dificuldade. Basta furar na parte superior do cárter e adaptar a mangueira. Não há um local exato, mas escolhe-se sempre a parte superior do cárter. As imagens mostram melhor. Espero que te ajude. Abs,

    Turbina p/ Band OM314 - Qual usar?-turbo-carter-1.jpg Turbina p/ Band OM314 - Qual usar?-turbo-carter-2.jpg
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

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