Postado originalmente por
talha-mar
Olá pessoal, sou novo por aqui, mas mexo com Bands ha muitos anos, e já penei muito com esse problema. Moro em Rio Grande (RS) e aqui é comum temperaturas de menos de 10 graus. Realmente o problema é a capacidade de corrente de partida das baterias, mas os Amperes /Hora tambem contam. O arranque do motor Mercedes tem 4 HP, o que em 12 Volts dá +ou- 250 Amperes de consumo. Isso é meio teórico, pois baterias com capacidade de partida de 400A as vezes não dão conta. Nos caminhões Mercedinho 608 ou 709 a bateria é de 150 AH e funciona muito melhor, só que na Band não cabe.
A solução que encontrei para a minha Onça (Band 92 c/ motor OM364/4), que desde nova já custava a partir foi fazer um sistema de partida a frio. Retirei o coletor de admissão, furei e fiz rosca no centro de um ressalto que tem na frente e coloquei a vela de aquecimento do Perkins. Como na bomba injetora do Mercedes não tem a saída de diesel para essa vela, coloquei um tanque de carro a álcool ( com a bombinha elétrica ) e um botão no painel. Agora pode fazer frio que com 30 segundos de aquecimento sempre pega instantâneamente, sem judiar do arranque nem da bateria. Acreditem se quiserem, mas uma bateria Ajax com prata durou 6 anos, o que é uma raridade até em carros a gasolina.
Estou a disposiçao para ajudar em qualquer coisa que puder, podem perguntar, que terei o maior prazer em ajudar, sou apaixonado por Toyotas, essa é a segunda Band e minha esposa tem uma Hilux CD.
Abraço a todos, agradeço por tudo que aprendi nesse fórum
Henri