-
Olá pessoal, estou iniciando no fórum 4x4 Brasil e já vou aproveitar todas estas dicas, pois já revisei o arranque, alternador, troquei bateria, mas ainda tem algumas alternantivas que ainda não fiz. Minha Band 89 está comigo há uns 5 anos e todo inverno é o mesmo problema. de tanto usar WD 40, a latinha já fica a postos entre o batente da porta e o compartimento da bateria. Costumo borrifar 4 a 5 segundos de WD e ir calmamente acionar a ignição. A última vez que utilizei o óleo foi em um passeio para Santa Catarina, agora em agosto, com um frio de uns 8 graus. Tirando este probleminha, rodei +- 3000Km e a Band voltou intácta.
Abraços a todos.
-
Hamilton,
Faça o teste com a chupeta... se funcionar, é porque a bateria está (ou é) ruim!!
Tenho uma MAX LIFE 140 AH. No frio a band não pega... então faço a chupeta com a bateria do Fiesta, ela pega de primeira!
Mandei testar a bateria e ela está ok... mas é FRACA... possui cca de 400 A (conforme informado no site do fabricante).
boa sorte
Ney (Niterói)
-
Pessoal:
Mandei fazer bomba, foram trocados elemento, bicos, válvulas etc.. e não adiantou de nada. PIOR.. só ficou pior, antes nao pegava no frio, agora nem no calor pega (não adianta ir para Salvador mais...).
To largando no bombista de novo para ver o que aconteceu...
Por outro lado, ja observei 2X desde que comprei a viatura que o automatico dá uma falhada e só faz um TEC... e nao gira nada. Será que ele não é a causa de não pegar???
abraços
andre
-
Ney,
obrigado pela dica. Acredito que o meu maior problema é a bateria fraca (100 Ah). Assim que ela pifar vou colocar uma mais potente. Até lá vou borrifando WD... Ainda bem que aqui em Niterói faz pouco frio. Ah! Se colocar um cobertor sobre o motor, melhora bastante! rsrsrsrsrs.
Abraços.
José Hamilton (Niterói)
-
Hamilton,
100 AH são suficientes, preste atenção na corrente de partida. Deve ser pelo menos 950 A. Baterias de segunda linha tem corrente de partida muito inferior àquelas tradicionais (Moura e Heliar) com mesmo AH.
abraço
Ney
-
André,
Minha band as vezes faz isso... ("tec") mas na segunda ou terceira tentativa sempre funciona (faz mais de ano que está assim). Se não funcionar de jeito nehum, faça ligação direta no arranque:
com uma chave de boca (parruda) feche um curto do automático (terminal com cabo que vem da bateria) para o terminal central do arranque... o mesmo vale se vc tiver problemas com a chave de ignição.
abraços
Ney
-
Band não pega no frio
Olá pessoal, sou novo por aqui, mas mexo com Bands ha muitos anos, e já penei muito com esse problema. Moro em Rio Grande (RS) e aqui é comum temperaturas de menos de 10 graus. Realmente o problema é a capacidade de corrente de partida das baterias, mas os Amperes /Hora tambem contam. O arranque do motor Mercedes tem 4 HP, o que em 12 Volts dá +ou- 250 Amperes de consumo. Isso é meio teórico, pois baterias com capacidade de partida de 400A as vezes não dão conta. Nos caminhões Mercedinho 608 ou 709 a bateria é de 150 AH e funciona muito melhor, só que na Band não cabe.
A solução que encontrei para a minha Onça (Band 92 c/ motor OM364/4), que desde nova já custava a partir foi fazer um sistema de partida a frio. Retirei o coletor de admissão, furei e fiz rosca no centro de um ressalto que tem na frente e coloquei a vela de aquecimento do Perkins. Como na bomba injetora do Mercedes não tem a saída de diesel para essa vela, coloquei um tanque de carro a álcool ( com a bombinha elétrica ) e um botão no painel. Agora pode fazer frio que com 30 segundos de aquecimento sempre pega instantâneamente, sem judiar do arranque nem da bateria. Acreditem se quiserem, mas uma bateria Ajax com prata durou 6 anos, o que é uma raridade até em carros a gasolina.
Estou a disposiçao para ajudar em qualquer coisa que puder, podem perguntar, que terei o maior prazer em ajudar, sou apaixonado por Toyotas, essa é a segunda Band e minha esposa tem uma Hilux CD.
Abraço a todos, agradeço por tudo que aprendi nesse fórum
Henri
-
Henri,
Posta umas fotos da sua solução.......
Abraço
Junior
-
To achando confusão demais para por uma Band em funcionamento. Não pode. A minha funciona perfeitamente todos os dias do ano. Meu motor é o 314. Instalei uma bateria 145Ah e não me lembro da corrente de partida, mas está claramente especificada na bateria (no sabado vou ver, hoje estou fora). Ela é especificada na propria carcaça para um tipo de trator e outros vaículos do porte, inclusive Toyota Band. Paguei R$360, há uns 10 meses mais ou menos.
-
Band não pega no frio
Olá Junior, vou tentar, mas ainda sou meio bugre nesse negócio de computadores. A vela de aquecimento do Perkins vc pode ver em lojas de peças para motores diesel ou revendas de tratores. É a mesma em todos os modelos mais antigos, inclusive nas D-20 c/ motor Q 20 B.
O Jaime tem razão, é meio complicado, a minha Band antiga que tambem era com OM 314 funcionava melhor, mesmo no inverno. No entanto comprei a atual com 26.000 km e no primeiro frio, até pegava, mas só depois de várias tentativas, com a bateria Heliar original com aprox. 1 ano. Aí o arranque é que apanha. O trator que se refere é o Massey Fergusson 8br e um modelo do Valmet, mas todo mundo modifica o suporte para botar as de 150 AH que inclusive são mais baratas.
Outra coisa importante a verificar é a cordoalha que faz aterramento do motor ao chassi, que com o tempo e a vibração vai se rompendo por dentro e chega a não conduzir mais, embora aparente estar inteira. Para quem mora no litoral ainda estraga mais rápido. A solução é trocar por um cabo como os da bateria e com bitola grande pois a queda de tensão em 12 volts é muito grande. Os próprios cabos da bateria tambem tem que ser grossos e em bom estado, pelo mesmo motivo.
Até a próxima
Henri
-
2 Anexo(s)
Oi pessoal, vamos ver se dá pra ver as fotos da minha "partida a frio".
-
Talha,
Obrigado pelas fotos.Eu também não tenho problemas na partida em dias frios mas segue ai mais uma opçao.
Grande Abraço
Junior