O amigo Talha mar deve estar falando do JE Bosch com redução, os caminhões MB já estão usando , mas tive informações que as peças de reposição ainda são poucas e caras.
Abs..
Versão Imprimível
O amigo Talha mar deve estar falando do JE Bosch com redução, os caminhões MB já estão usando , mas tive informações que as peças de reposição ainda são poucas e caras.
Abs..
Amigos do forum,
Já que as especificações que solicitamos ao Henri, não chegaram, posto parte do texto decorrente de uma consulta que fiz ao Sr. Djalma Neto, da DOKCAR COMERCIAL LTDA., TEL 00 55 11 2242 6199, Email: dokcarsite@gmail.com, em 08/09/2010:
"... realmente a Bosch está fazendo um motor JF "moderno" com redução, planetária, etc. Porém a potência é a mesma e consumo também. Ocorre que como se trata de um sistema mais moderno, é bem mais leve que o JF "antigo".
A desvantagem é o preço bem mais elevado e o custo de manutenção, que nesse caso é o dobro de um JF normal, com bobina e induzido. Em muitos casos este tipo de motor torna-se descartável, pois devido aos custos não vale a pena recondicionar.
Espero ter ajudado
Obrigado,
Djalma Neto."
Abç.
Olá pessoal, valeram as informações. Peguei um desses arranques e amanhã vou fazer um teste num motor que está parado onde trabalho, depois digo os resultados.
Aqui já tem as peças de reposição mas não sei o preço. O que soube é que pelo que está custando (R$630,00) sai mais em conta do que uma reforma no antigo se estiver muito detonado. O que fiquei surpreso foi de ter o mesmo consumo pois o motor é muito menor. Em geral é a maior vantagem desse arranques com caixa de redução. Por exemplo, o MWM Sprint vira muito bem numa bateria de 45 AH que eu tinha do Gol e é um motor com taxa de compressão mais alta que o Mercedes.
O que deu pra ver é que fica muito mais fácil colocar e retirar no lugar por causa do tamanho reduzido e tambem como o automático fica do lado e não em cima facilitou o acesso ao parafuso de tras que era meio complicado.
Abraços
Henri
Hola a todos, y un abrazo a mi amigo Henri, ese arranque ya lo vi acá en uruguay y me informaron que si tiene menor consumo que el jf, pero que para el 314 no servia pues el automático quedaría hacia el costado pegando en la caja de dirección, y ademas de eso por lo menos acá en uruguay es muy caro
Gerardo
Henri,
Quando tudo estiver montado, poste umas fotos para que todos possam verificar o ganho do espaço, não esquecendo de confirmar a referência do motor. A partir desta informação, poderemos pesquisar a relação das peças de reposição e os respectivos preços. Só assim, teremos segurança no que se refere a relação custo x benefício.
Abrç.
Olá pessoal, hola Gerardo!
Hoje fiz um teste, coloquei o arranque no motor de uma Band que está parada há mais de 6 meses, deixei estrangulado pra não pegar e gostei muito do resultado, vira redondo. Sem dúvida pegaria fácil mesmo que estivesse mais frio. Depois de várias viradas de bastante tempo nem aqueceu os cabos, mesmo sendo mais finos do que os originais, o que me faz pensar que o consumo é bem menor. Pena não ter um amperímetro que suportasse pra ver exatamente quanto consome. Assim pode ter uma bateria menos potente que vai funcionar bem.
Qunto a ficar perto da caixa de direção, é bem possível, mas essa Toyota está sem ela. Quando tiver um tempo vou ver na minha se dá certo.
Quanto a referências, não tem muita coisa, só um número que dá pra ver na foto.
Abraços
Henri
Opa Henri,
Muito bom esse teste.... e me diga, qual bateria utilizou? Pois se fosse o caso, poderiamos utilizar somente 1 de 75ah... ai veriamos se aguentaria o tranco...
Abs,
Oi, usei a bateria de 135 AH da minha Band mesmo, que já tem uns dois anos por falta de outra. Quando está muito frio só pega usando o aquecedor de Perkins que tenho na admissão. No teste tentei com uma de 60 AH que já não virava mais a Hilux, mas aí tambem já estava querendo muito, chega a virar mas para em cada compressão. Acredito que se fosse nova funcionaria bem. Note que este motor está há meses parado e por isso muito pesado pois o óleo já deve ter escorrido todo.
De momento não posso parar a minha Toyota pra tirar o arranque original e testar esse pois estou andando nela todos os dias. É um pouco demorado pois tem que tirar a descarga e aí já aproveitaria pra revisar as buchas e as escovas. Assim que der vou fazer isso. A única dúvida que resta é se o automático não vai bater no setor de direção que é hidráulico e por isso meio grande.
Abs
Henri
Vou falar com meu eletricista e ver se consigo colocar na Mafiosa, pra testar.
To pensando que se der para colocar ele e uma bateria menor, consequentemente mais baixa, resolvo o problema da caixa de bateira, que atrapalha a altura do banco do motorista.
Caso não de certo, vou tentar aquela idéia das duas baterias de 65amp.
Acho que dá tempo de resolver isto até terça ou quarta.
Assim que tiver alguma resposta, eu retorno.
Hoje fui no shopping e não é que na hora de ir embora, a partida fraca, não pegou.
Chamei eletricista, tirou bateria, levou carregar, instalou de novo e a partida novamente fraca, não pegou.
Forçou a partida e fedeu queimado. Motor de partida?
Deixei na auto elátrica.
Amanhã cedo arrancar motor de partida e vamos pro teste.
Ver se dá certo o novo motor da bosch, com redução, no berço do motor antigo e se cabe (automático de lado), por causa da caixa da direção hidráulica, .
Achei em uma loja por 1.200,00 e na outra por 850,00.
Alguém sabe de algum lugar com preço melhor?
Hoje a tardezinha estive na auto elétrica e verifiquei pessoalmente, a questão do encaixe do novo motor bosch, no berço da capa seca.
A diferença não é tão grande assim.
Fiquei bastante animado, porque o eletricista que me vendeu o motor (outra auto elétrica) disse que é capaz de uma bateria de 75 a 95 amp, dar conta do recado.
Assim, posso colocar uma bateria mais baixa, cortar a caixa da bateria e finalmente abaixar o banco, etc......
Autorizei o eletricista que está instalando a cortar o parafuso do automático do motor de partida, para mudar a fixação do cabo da bateria, utilizando um terminal de bateria com pescoço mais comprido.
Amanhã verei o resultado.
Abaixo as fótinhas dos motores, original e novo.
Os círculos vermelhos indicam os pontos de conflito:
1-) No motor, o parafuso de fixação do cabo da bateria.
2-) Na caixa da direção hidráulica, o sangrador do óleo.
Hoje fui buscar a Band.
Ficou ótimo o novo motor Bosch.
Partida hiper rápida, silenciosa (até parece outro carro) e o melhor de tudo,
segundo o eletricista, é que uma bateria de 90amp toca o danado.
Bateria Bosch selada de 90 amp é mais baixa do que a minha (145 amp normal).
Fiz as contas e dá para ganhar de 10 a 15 cm, embaixo do banco do motorista.
Abaixo as fotos do motor instalado.