Essa imagem dá para ver melhor o lugar do compressor da DH
Versão Imprimível
Essa imagem dá para ver melhor o lugar do compressor da DH
Anexo 521392
Uma colega do zap tirou a foto de uma Band longa com filtro externo, único dono.
( parece um foguete prestes a decolar… ; ˆ )
Elias, essa é outra questão importante. Se você tem uma mangueira sanfonada (como na foto que postou) com 50 cm de comprimento, entrando pelo cofre do motor, fazendo uma curva acentuada e percorrendo mais 50 cm (e mais uma curva) até a entrada da turbina, certamente você sacrifica a performance do motor. o ar tem que viajar muito e sofre turbulência no percurso.
O ideal é que o trajeto seja o mais curto e mais desobstruído possível. Outra coisa que não é recomendável é a entrada de ar apontada para cima como você postou na foto, vai que num temporal entra água no seu motor?
Elias, minha intenção não é atazanar você, mas sim tentar te convencer a montar o compressor do AC no lugar onde ele deve ser montado, logo abaixo do compressor da DH. Aconteceu a mesma coisa comigo e eu não me arrependo de ter desmontado a instalação errada e ter feito a coisa certa. Na época eu tive que mandar confeccionar a peça suporte, mas hoje você encontra ela pronta.
Não é só a questão do filtro, imagina um cenário em que você quebra a correia do alternador de noite no meio da estrada numa viagem. Sem o compressor do AC no caminho é mole de trocar, com ele no caminho é o inferno na terra. Pense bem nisso.
Abraço;
Chico
Meu JIPÃO foi restaurado como veículo militar e por isso é muito austero. Não desejo instalar AC e assim sendo penso que num veículo de aspecto militar o filtro de ar externo dá uma aparência bem coerente. Mas isto é uma opção minha e não tenho nada contra quem queira instalar AC no Jipe Bandeirante. Assim sendo, quem tem ou deseja ter AC no seu Jipe deveria seguir a sugestão do Francisco Bicalho.
Bons passeios.
Chico,
Obrigado pelas considerações.
Como disse, Nada ainda é definitivo. A única mudança radical foi o furo para passagem da mangueira. Eu ia fazer isto de qq forma pois quero colocar um snorkel.
Do lado direito do motor do meu jipe tem suporte para duas baterias. Já está tudo comprometido, mas depois olho e vejo se posso incluir o compressor abaixo.
Quanto ao ar e turbulência não sei se realmente a perda de carga de 80 cm de mangueira de 50mm vai interferir. Afinal é apenas ar. Quanto ao tubo prá cima, sei que não pode entrar água. Estou esperando a cabeça do snorkel para conectar alí. Não vou rodar com o carro na chuva até resolver esta parada.
Vou postando os resultados.
Elias
Elias, não é 'apenas ar'; a quantidade de ar que entra no coletor de admissão e a temperatura que determina quão denso é o ar para permitir maior quantidade na admissão é que determina a performance do motor. Quanto mais ar mais performance, e quão mais frio esse ar mais denso e mais ar entra no motor para melhorar a performance. Caso contrário, não haveria razão para o uso de um turbo compressor. Eu entendi que você não sabe se a perda de carga de ar com uma mangueira longa e sanfonada, mas eu posso te garantir que há perda de performance nessa situação. Na dúvida dê uma busca e estude um pouco sobre fluxo de ar em motores. Agora, pode ser que vocé não se incomode com a perda de performance ou aumento de consumo, e prefira o estilo do filtro de ar fora do cofre do motor, se for o caso, eu não tenho o que discutir nesse assunto.
Nas fotos postadas do filtro de ar externo, as ligações de entrada e saida de ar estão invertidas. Com toda a certeza isso altera eficiência.
Quando for tirar o filtro externo e colocar de volta no cofre, fica a dica de suporte do compressor.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...m-364-a-3.html