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  • #1
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    Citação Postado originalmente por fabiano r Ver Post
    Quanto menor a distância entre o filtro do ar e a admissão ou a turbina melhor, imagina lá no teto o quanto o motor vai ter que sugar o ar? Em quase todos os carros que vejo que o pessoal não consegue dar muita pressão na turbina um dos motivos é a restrição do ar.
    Elias, essa é outra questão importante. Se você tem uma mangueira sanfonada (como na foto que postou) com 50 cm de comprimento, entrando pelo cofre do motor, fazendo uma curva acentuada e percorrendo mais 50 cm (e mais uma curva) até a entrada da turbina, certamente você sacrifica a performance do motor. o ar tem que viajar muito e sofre turbulência no percurso.

    O ideal é que o trajeto seja o mais curto e mais desobstruído possível. Outra coisa que não é recomendável é a entrada de ar apontada para cima como você postou na foto, vai que num temporal entra água no seu motor?

    Elias, minha intenção não é atazanar você, mas sim tentar te convencer a montar o compressor do AC no lugar onde ele deve ser montado, logo abaixo do compressor da DH. Aconteceu a mesma coisa comigo e eu não me arrependo de ter desmontado a instalação errada e ter feito a coisa certa. Na época eu tive que mandar confeccionar a peça suporte, mas hoje você encontra ela pronta.

    Não é só a questão do filtro, imagina um cenário em que você quebra a correia do alternador de noite no meio da estrada numa viagem. Sem o compressor do AC no caminho é mole de trocar, com ele no caminho é o inferno na terra. Pense bem nisso.

    Abraço;
    Chico

  • #2
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    Isso ai Chico!!!!!!!!

    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Elias, essa é outra questão importante. Se você tem uma mangueira sanfonada (como na foto que postou) com 50 cm de comprimento, entrando pelo cofre do motor, fazendo uma curva acentuada e percorrendo mais 50 cm (e mais uma curva) até a entrada da turbina, certamente você sacrifica a performance do motor. o ar tem que viajar muito e sofre turbulência no percurso.

    O ideal é que o trajeto seja o mais curto e mais desobstruído possível. Outra coisa que não é recomendável é a entrada de ar apontada para cima como você postou na foto, vai que num temporal entra água no seu motor?

    Elias, minha intenção não é atazanar você, mas sim tentar te convencer a montar o compressor do AC no lugar onde ele deve ser montado, logo abaixo do compressor da DH. Aconteceu a mesma coisa comigo e eu não me arrependo de ter desmontado a instalação errada e ter feito a coisa certa. Na época eu tive que mandar confeccionar a peça suporte, mas hoje você encontra ela pronta.

    Não é só a questão do filtro, imagina um cenário em que você quebra a correia do alternador de noite no meio da estrada numa viagem. Sem o compressor do AC no caminho é mole de trocar, com ele no caminho é o inferno na terra. Pense bem nisso.

    Abraço;
    Chico

  • #3
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    Citação Postado originalmente por fabiano r Ver Post
    Isso ai Chico!!!!!!!!
    Meu JIPÃO foi restaurado como veículo militar e por isso é muito austero. Não desejo instalar AC e assim sendo penso que num veículo de aspecto militar o filtro de ar externo dá uma aparência bem coerente. Mas isto é uma opção minha e não tenho nada contra quem queira instalar AC no Jipe Bandeirante. Assim sendo, quem tem ou deseja ter AC no seu Jipe deveria seguir a sugestão do Francisco Bicalho.
    Bons passeios.
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Elias, essa é outra questão importante. Se você tem uma mangueira sanfonada (como na foto que postou) com 50 cm de comprimento, entrando pelo cofre do motor, fazendo uma curva acentuada e percorrendo mais 50 cm (e mais uma curva) até a entrada da turbina, certamente você sacrifica a performance do motor. o ar tem que viajar muito e sofre turbulência no percurso.

    O ideal é que o trajeto seja o mais curto e mais desobstruído possível. Outra coisa que não é recomendável é a entrada de ar apontada para cima como você postou na foto, vai que num temporal entra água no seu motor?

    Elias, minha intenção não é atazanar você, mas sim tentar te convencer a montar o compressor do AC no lugar onde ele deve ser montado, logo abaixo do compressor da DH. Aconteceu a mesma coisa comigo e eu não me arrependo de ter desmontado a instalação errada e ter feito a coisa certa. Na época eu tive que mandar confeccionar a peça suporte, mas hoje você encontra ela pronta.

    Não é só a questão do filtro, imagina um cenário em que você quebra a correia do alternador de noite no meio da estrada numa viagem. Sem o compressor do AC no caminho é mole de trocar, com ele no caminho é o inferno na terra. Pense bem nisso.

    Abraço;
    Chico

    Chico,
    Obrigado pelas considerações.
    Como disse, Nada ainda é definitivo. A única mudança radical foi o furo para passagem da mangueira. Eu ia fazer isto de qq forma pois quero colocar um snorkel.
    Do lado direito do motor do meu jipe tem suporte para duas baterias. Já está tudo comprometido, mas depois olho e vejo se posso incluir o compressor abaixo.
    Quanto ao ar e turbulência não sei se realmente a perda de carga de 80 cm de mangueira de 50mm vai interferir. Afinal é apenas ar. Quanto ao tubo prá cima, sei que não pode entrar água. Estou esperando a cabeça do snorkel para conectar alí. Não vou rodar com o carro na chuva até resolver esta parada.
    Vou postando os resultados.
    Elias
    Band Jeep curto 93 5 marchas
    Hilux SRV flex 2013
    Antes: Ford Ranger XL 2002, Band curta 91, Band CD 89, Band curta 89 (roubada em 92)

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Elias Mello Ver Post
    ...
    Do lado direito do motor do meu jipe tem suporte para duas baterias. Já está tudo comprometido, mas depois olho e vejo se posso incluir o compressor abaixo.
    ...
    Elias
    O compressor vai próximo ao chassi, o suporte é preso do coxim do motor.
    Cabe direitinho ali, mesmo com a bateria no cofre.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Elias Mello Ver Post
    Quanto ao ar e turbulência não sei se realmente a perda de carga de 80 cm de mangueira de 50mm vai interferir. Afinal é apenas ar.
    Elias, não é 'apenas ar'; a quantidade de ar que entra no coletor de admissão e a temperatura que determina quão denso é o ar para permitir maior quantidade na admissão é que determina a performance do motor. Quanto mais ar mais performance, e quão mais frio esse ar mais denso e mais ar entra no motor para melhorar a performance. Caso contrário, não haveria razão para o uso de um turbo compressor. Eu entendi que você não sabe se a perda de carga de ar com uma mangueira longa e sanfonada, mas eu posso te garantir que há perda de performance nessa situação. Na dúvida dê uma busca e estude um pouco sobre fluxo de ar em motores. Agora, pode ser que vocé não se incomode com a perda de performance ou aumento de consumo, e prefira o estilo do filtro de ar fora do cofre do motor, se for o caso, eu não tenho o que discutir nesse assunto.
    4X4 Brasil

  • #7
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    1m a mais de tubo é irrelevante, não afeta em nada o desempenho do motor.
    Se fosse assim não usaríamos Snorkel nas bands.
    Cuidado, homem trabalhando!

  • #8
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    Citação Postado originalmente por valmirjunior Ver Post
    1m a mais de tubo é irrelevante, não afeta em nada o desempenho do motor.
    Se fosse assim não usaríamos Snorkel nas bands.
    O snorkel não restringe pois está livre até o filtro o que segura é o filtro em si mas não vem ao caso, apenas expressei o que eu penso e como cada um pensa de uma maneira não vamos nos estressar por causa disso.

    Grande abraço! E não esquece de postar fotos!

  • #9
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    Eu particularmente não gosto do filtro fora do cofre, mas admito que o visual fica animal, combina com a imagem de veículo bruto.
    Claro que cada deve deixar a sua Band com o visual que mais lhe agrada, mas a Band 93 tem singularidades que compensam ser preservadas. Tem identidade própria.
    Por isso me esforço para acomodar tudo dentro do cofre: Ventilador do ar forçado, bateria, filtro de ar e turbina.
    Já deixei o espaço reservado para o suporte e o compressor do ar condicionado, intercooler, dutos e cardã de guincho.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #10
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    Hercílio.
    Pra mim não teve jeito. Mandei fazer o suporte e não imaginava que ficaria comprometendo o espaço. Não fui avisado disto e, somente depois de instalado percebi a burrada.
    Mas estou gostando do resultado do filtro fora. Minha mulher também aprovou. Ficou bem "selvagem" hehe.
    Porém, nada que não possa voltar atrás no futuro. A única alteração foi o furo da mangueira que, de qualquer forma pode ser usado para o snorkel.
    Cortei uma das abas do suporte do filtro pra não ficar sobrando mas guardei a sobra que pode ser ressoldada.
    Resumindo. Tudo feito de forma plenamente reversível se mudar o suporte do compressor.
    Ah. Copiei uma dica sua quanto ao porta objeto no Fiat uno. Já está instalado no lugar com falantes e tudo. Comprei o kit no ML por 45 paus. Obrigado pela dica.
    Elias.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Elias Mello Ver Post
    Hercílio.
    Pra mim não teve jeito. Mandei fazer o suporte e não imaginava que ficaria comprometendo o espaço. Não fui avisado disto e, somente depois de instalado percebi a burrada.
    Mas estou gostando do resultado do filtro fora. Minha mulher também aprovou. Ficou bem "selvagem" hehe.
    Porém, nada que não possa voltar atrás no futuro. A única alteração foi o furo da mangueira que, de qualquer forma pode ser usado para o snorkel.
    Cortei uma das abas do suporte do filtro pra não ficar sobrando mas guardei a sobra que pode ser ressoldada.
    Resumindo. Tudo feito de forma plenamente reversível se mudar o suporte do compressor.
    Ah. Copiei uma dica sua quanto ao porta objeto no Fiat uno. Já está instalado no lugar com falantes e tudo. Comprei o kit no ML por 45 paus. Obrigado pela dica.
    Elias.
    Elias, cometi o mesmo erro, instalando o compressor do AC em cima do alternador, e quando me alertaram, resolvi mudar o compressor para o lugar certo. Em cima do alternador, se você tem que mexer em qualquer coisa, tipo trocar o regulador de voltagem ou mesmo uma correia, tem que tirar o compressor do AC do caminho, é um transtorno, e ainda mais fica com essa questão do espaço roubado. Eu pessoalmente acho que a carcassa do filtro de ar do lado de fora fica um tribufu, parecendo um apêndice, uma hérnia supurada, estraga o visual do carro. Com o dinheiro que você gasta nessa empreitada, pode instalar o compressor do AC no lugar certo. Tem uma pessoa no grupo Toyoteiros Google que vende uma réplica do suporte original muito bem feita e isso resolve o seu problema.

    Assim como está, você cai numa cilada que é um erro levar a outro erro. Concerte o primeiro erro que foi instalar o compressor no lugar errado e mantenha o filtro de ar dentro do cofre do motor como é o correto.

    Pronto, falei.

    Abraço;
    Chico

  • #12
    Usuário Avatar de Elias Mello
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    Chico.
    E qual o lado certo do compressor? Do lado esquerdo (de quem olha para o motor) fica a bomba da direção hidráulica.

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