Obrigado Dudu. Normalmente os galões não ficam presos ao carro, só quando eu faço viagens mais longas.
Os Scorpion ATR são pneus excelentes, e muito bons na estrada, seguros na chuva e firmes no seco. São também silenciosos e duram muito. Curioso que você mencionou os Pirelli Scorpion ATR. Esses meus estão em fim de carreira, depois de mais de 70 mil km rodados. Eu sempre tratei eles a pão-de-ló, calibrando toda semana, fazendo rodízio de 10 em 10 mil km e mantendo as rodas balanceadas a alinhadas, talvez por isso tenham durado tanto. Estão bem gastos mas absolutamente por igual nas 4 bandas. Inclusive acho que ainda espremo mais uns 6 ou 7 mil km desse jogo.
Mas o curioso é que eu já estou fazendo uma pesquisa para trocar esses pneus, inclusive por uma medida um pouco maior dos atuais 245-75-16 (30.5") para 265-75-16 (31.5"). Quando comprei esses ATR eles haviam acabado de ser lançados a uns 8 ou 10 anos (meu carro é de fim de semana e viagem), e eles foram relativamente baratos, por volta de R$ 400 cada. Só que a Pirelli subiu muito o preço desses pneus e eu tenho achado os ATR caros demais. E ando fuçando outras alternativas de pneus AT, inclusive os BFGoodrich AT que são pneus lendários e que eu sempre tive um certo tesão para colocar no carro. Eles são fabricados perto de mim, em Resende, RJ e tem uma loja em Volta Redonda que vende eles por preços imbatíveis, muito mais barato que os ATR que vejo por aí.
Mas agora existem muitas alternativas interessantes para pneus AT, inclusive com desenho bastante parecido com os Scorpion ATR. Como eu não tenho mais discriminação contra produto chinês, porque senão não compraria iPhone, iPad e Macintosh, eu ando enamorado de um pneu chamado Ornet Voltrak AT
Preço Pneu Ornet Voltrak A/t 245/70 R16 107s - MacOfertas que é muito mais barato que os Scorpion ATR, chega a quase 1500 Reais a menos no jogo de 4 comparados com o ATR. E tem também um pneu japonês, Kenda Radial Klever H/P
Kenda Klever HP KR15 235/60R16 100H High Performance - Pneus Fácil que é bastante parecido com o ATR, mas com o preço muito mais baixo.
Se você souber de alguma loja com preços bons avisa e eu faço o mesmo. A tal loja em Volta Redonda se chama "Renato Pneus" mas eles não tem site… o telefone você acha na internet.
abraço e bom fim de semana;
Chico