Powered by vBulletin

Dúvidas entre caixa de 5 marchas x mudança de relação.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678
  • 30/01/2018, 09:05
    José Gustavo
    Qualquer alteração na relação final influencia no velocímetro.
    Citação:

    Postado originalmente por Denise Ávila Ver Post
    Diretamente com o velocímetro não, mas com o rpm, sim. A relação 9x37 é mais curta.

    Da mesma forma que quando colocamos pneus com maior diâmetro e ou diminuímos a relação do diferencial, o velocímetro e hodômetro registrarão um valor menor que o real. Exemplo numa determinada RPM do motor/câmbio com diferencial e pneus originais marcará certa velocidade e com pneus maiores e ou diferenciais alongados marcará uma velocidade inferior à real, inversamente proporcional ao alongamento conseguido com tais modificações.
  • 30/01/2018, 10:11
    Denise Ávila
    São ações diferentes.
    O diâmetro dos pneus irá influenciar na RPM e também no velocímetro (já que alterará seu "rodado"), mas a relação do diferencial influenciará somente na RPM.
    Haja vista que as pickups 14B têm relação 9x37 e usam o mesmo velocímetro e cabo dos jipes.

    Citação:

    Postado originalmente por José Gustavo Ver Post
    Da mesma forma que quando colocamos pneus com maior diâmetro e ou diminuímos a relação do diferencial, o velocímetro e hodômetro registrarão um valor menor que o real. Exemplo numa determinada RPM do motor/câmbio com diferencial e pneus originais marcará certa velocidade e com pneus maiores e ou diferenciais alongados marcará uma velocidade inferior à real, inversamente proporcional ao alongamento conseguido com tais modificações.

  • 31/01/2018, 09:01
    hercilio.neto
    Citação:

    Postado originalmente por Denise Ávila Ver Post
    São ações diferentes.
    O diâmetro dos pneus irá influenciar na RPM e também no velocímetro (já que alterará seu "rodado"), mas a relação do diferencial influenciará somente na RPM.
    Haja vista que as pickups 14B têm relação 9x37 e usam o mesmo velocímetro e cabo dos jipes.

    Não haverá interferência no RPM, visto que o alongamento, tanto pelo aumento do pneu como na relação C&P, se dará após a transmissão.
    No caso das picapes, a relação menor é compensada pelo aumento dos pneus.
  • 31/01/2018, 12:52
    Denise Ávila
    O que eu entendo de como a coisa acontece:
    Alterando as rodas e/ou a relação do diferencial irá interferir na RPM.
    Ao se colocar pneus maiores e/ou alongar a relação, vc tem uma RPM menor em relação à mesma velocidade. E da mesma forma, vc tem uma RPM maior ao se reduzirem as medidas dos pneus e/ou a relação.
    Já no caso do velocímetro a relação não faz diferença, somente os pneus.
    Mas posso estar enganada


    Citação:

    Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Não haverá interferência no RPM, visto que o alongamento, tanto pelo aumento do pneu como na relação C&P, se dará após a transmissão.
    No caso das picapes, a relação menor é compensada pelo aumento dos pneus.

  • 31/01/2018, 17:23
    mfcaumo
    Olá pessoal. Desculpem pelo sumiço, correria no trabalho.

    Respondendo a pergunta do Diogo, a velocidade foi medida com o waze depois de ver que o velocímetro estava "marcando pouco", mas o erro entre velocímetro e waze é de uns 3-5km/h só.

    Citação:

    Postado originalmente por Diogo_Vargas Ver Post
    Bom dia, acompanhei a sua duvida, e gostaria de saber como verificou a diferença de velocidade: pelo próprio velocímetro da Bandeirante ou por uso de GPS???

    Do câmbio original seu 4 marchas para o câmbio 5 marchas pode haver diferença no pinhão do velocímetro que fica dentro da caixa, há dois modelos o de 11 dentes para uso de pneu 650 (jipe curto/longo) e o pinhão de 10 dentes para pneu 750 (picapes)... Se você usa pneu 265/75 R16 o pinhão de 10 dentes da picape deixa o velocímetro quase que calibrado e é notável a diferença de velocidade só trocando o pinhão.

    Mas nos diga como viu a diferença de velocidade???

    Abraço.

  • 31/01/2018, 17:29
    fabiano r
    Claro que altera o RPM qualquer alteração no tamanho dos pneus ou na relação vai mudar o RPM pois para andar a 100 você vai usar rotação diferente, eu tenho uma band 4 marchas relação 12x35 com 1500rpm está a 100 em terceira pouco mais de 2000 rpm 100 se tivesse relação original estaria com muito mais rotação nessas velocidades.
  • 31/01/2018, 22:22
    hercilio.neto
    Citação:

    Postado originalmente por fabiano r Ver Post
    Claro que altera o RPM qualquer alteração no tamanho dos pneus ou na relação vai mudar o RPM pois para andar a 100 você vai usar rotação diferente, eu tenho uma band 4 marchas relação 12x35 com 1500rpm está a 100 em terceira pouco mais de 2000 rpm 100 se tivesse relação original estaria com muito mais rotação nessas velocidades.

    Sim Fabiano.
    Mas na marcação do velocímetro não haverá alteração em relação a rotação do motor.
    A velocidade final obviamente muda, tanto na mudança da relação c&p quanto na mudança do tamanho dos pneus.
    Embora ambos proporcionem o aumento da velocidade com a mesma RPM, a diferença é que na mudança da C&P o eixo vai girar mais em comparação ao cardan, enquanto na mudança do tamanho dos pneus, este copiará um percurso maior a cada volta do eixo.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 12:01.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy