Powered by vBulletin

Dúvidas entre caixa de 5 marchas x mudança de relação.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 19/01/2018, 15:05
    Sergio c
    Pelo que eu sei a relação das marchas da 4 e 5 marchas são exatamente iguais, sendo que a 5 tem uma marcha a mais e com uma relação menor que a 4 marcha. Até a quarta marcha é para andarem exatamente iguais.
  • 19/01/2018, 15:09
    mfcaumo
    Opa. A caixa de uma band 96, tbm picape cabine dupla. A reduzida não está engatada, mas funciona. Só se o mecânico na hora de montar a caixa tivesse montado as engrenagens invertidas, mas não sei se isso é possível (e pensando bem, quando engatasse a reduzida, sentiria o "inverso" do esperado, o que não ocorre). Um detalhe que notei é que entre a quarta e a quinta marcha a diferença é mínima, como se fosse "meia marcha".
  • 19/01/2018, 15:12
    mfcaumo
    Olá Sérgio. Pelo que pesquisei é isso mesmo. Tanto no cambio 4m quanto no 5m, a relação da quarta é 1:1, enquanto a quinta a relação muda (acho que é 0.8). Outro mecânico já abriu o câmbio e disse que não tinha nada errado. Tá um mistério isso.

Citação:

Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Pelo que eu sei a relação das marchas da 4 e 5 marchas são exatamente iguais, sendo que a 5 tem uma marcha a mais e com uma relação menor que a 4 marcha. Até a quarta marcha é para andarem exatamente iguais.

• 19/01/2018, 16:45
    Denise Ávila
    Com o motor MB, vc não terá a relação quilometragem x rpm como num motor 14B porém, no mínimo, o desempenho em 4ª deveria ficar igual ao que era com o câmbio 4M.
    Eu acredito que em algum ponto a adaptação possa estar errada (eixo piloto, embreagem, garfos, cardã e etc.) pois é um câmbio 5M de motor 14B numa mecânica de motor MB, o que é diferente de adaptar um câmbio de 5M do 364, por ex.
    Ou quem sabe o câmbio esteja mesmo com defeito.
  • 19/01/2018, 17:12
    Denise Ávila
    A 5ª na verdade não é uma marcha de força nem pra acrescentar velocidade, ela é uma overdrive. Ela serve apenas pra baixar o giro qdo vc estiver a mais de 80 km/h em descida ou reta. Ela não te faz "ganhar terreno", sua percepção é no nível do ruído do motor ao baixar o rpm e no consumo.

Citação:

Postado originalmente por mfcaumo Ver Post
    Opa. A caixa de uma band 96, tbm picape cabine dupla. A reduzida não está engatada, mas funciona. Só se o mecânico na hora de montar a caixa tivesse montado as engrenagens invertidas, mas não sei se isso é possível (e pensando bem, quando engatasse a reduzida, sentiria o "inverso" do esperado, o que não ocorre). Um detalhe que notei é que entre a quarta e a quinta marcha a diferença é mínima, como se fosse "meia marcha".

• 19/01/2018, 17:33
    Sergioporto
    Citação:

Postado originalmente por Denise Ávila Ver Post
    Com o motor MB, vc não terá a relação quilometragem x rpm como num motor 14B porém, no mínimo, o desempenho em 4ª deveria ficar igual ao que era com o câmbio 4M.
    Eu acredito que em algum ponto a adaptação possa estar errada (eixo piloto, embreagem, garfos, cardã e etc.) pois é um câmbio 5M de motor 14B numa mecânica de motor MB, o que é diferente de adaptar um câmbio de 5M do 364, por ex.

O cambio 5 marchas do 14B para o do 364 a diferença é nas estrias do piloto ,o resto é igual.Não lembro a relação do diferencial ,sei que da camioneta é mais curto que o do jipp.
    O que me admira é a final que está dando entre os dois câmbios pois a priz ou seja a 4ª marcha é direta ,não podia dar diferença na final.
    No Willis sei que tem diferença em eixos pilotos ,com mais ou menos dente mas também muda dentes do carretel.
  • 19/01/2018, 17:36
    Sergioporto
    Citação:

Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    O cambio 5 marchas do 14B para o do 364 a diferença é nas estrias do piloto ,o resto é igual.Não lembro a relação do diferencial ,sei que da camioneta é mais curto que o do jipp.
    O que me admira é a final que está dando entre os dois câmbios pois a priz ou seja a 4ª marcha é direta ,não podia dar diferença na final.
    No Willis sei que tem diferença em eixos pilotos ,com mais ou menos dente mas também muda dentes do carretel.

outra coisa que lembrei agora é a engrenagem de saída da caixa principal para a da reduzida mas teria que ter diferença também no carretel da caixa de reduzida,não sei se me fiz entender.
  • 19/01/2018, 17:38
    Sergioporto
    Citação:

Olá Sérgio. Pelo que pesquisei é isso mesmo. Tanto no cambio 4m quanto no 5m, a relação da quarta é 1:1, enquanto a quinta a relação muda (acho que é 0.8). Outro mecânico já abriu o câmbio e disse que não tinha nada errado. Tá um mistério isso.

Colega ,qual a caixa que você retirou ? Caixa seca ou sincronizada de 4 marchas ?mexeu nas relações dos diferenciais ?Mudou eixo traseiro ?
  • 20/01/2018, 13:17
    mfcaumo
    A caixa que eu tinha era original da picape (ano 92), que até onde eu sei é uma 4m sincronizada. Os eixos tbm são originais (até onde me consta). Não mexi nos diferenciais, mas já estou pensando em apelar para um kit da coniflex. Mas antes queria saber o que pode ter dado errado. Até onde eu sei, o único lugar em que poderia haver "perda" de força que justificasse o fato de o motor girar bem mas a picape não render em km/h seria a embreagem (poderia estar patinando), mas não vejo nenhum sintoma disso (não patina em marchas mais baixas, não "cheira", etc.).
    Citação:

Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    Colega ,qual a caixa que você retirou ? Caixa seca ou sincronizada de 4 marchas ?mexeu nas relações dos diferenciais ?Mudou eixo traseiro ?

• 20/01/2018, 13:21
    mfcaumo
    Olá Denise. Concordo com o Sérgio quanto à caixa (a princípio entre a caixa de 5m do MBB e do 14B, o que muda é só o piloto, e ainda assim apenas na extremidade que conecta na embreagem). Quanto às outras opões (garfos, cardã, etc.), será que podem influenciar, resultando em algum tipo de perda de eficiência na transmissão da potência do motor para as rodas?
    Citação:

Postado originalmente por Denise Ávila Ver Post

• 20/01/2018, 13:54
    Denise Ávila
    A sua sendo 92 o motor é um OM364 e o câmbio já é sincronizado. O que quis dizer é que o cambio de 5M pode vir de uma Band OM364 (93 a abril/94), ou de uma Band 14B e, dependendo da origem a adaptação tem diferenças, inclusive na escolha da embreagem pois tem embreagem pra motor MB e pra 14B com garfos e cilindros tbm diferentes.
    Inclusive há maneiras diferentes de fazer uma mesma adaptação, trocando ou não os pilotos e etc. mas não tenho conhecimento suficiente pra dar maiores detalhes.

Citação:

Olá Denise. Concordo com o Sérgio quanto à caixa (a princípio entre a caixa de 5m do MBB e do 14B, o que muda é só o piloto, e ainda assim apenas na extremidade que conecta na embreagem). Quanto às outras opões (garfos, cardã, etc.), será que podem influenciar, resultando em algum tipo de perda de eficiência na transmissão da potência do motor para as rodas?

• 22/01/2018, 10:54
    Diogo_Vargas
    Citação:

Bom dia, acompanhei a sua duvida, e gostaria de saber como verificou a diferença de velocidade: pelo próprio velocímetro da Bandeirante ou por uso de GPS???

Do câmbio original seu 4 marchas para o câmbio 5 marchas pode haver diferença no pinhão do velocímetro que fica dentro da caixa, há dois modelos o de 11 dentes para uso de pneu 650 (jipe curto/longo) e o pinhão de 10 dentes para pneu 750 (picapes)... Se você usa pneu 265/75 R16 o pinhão de 10 dentes da picape deixa o velocímetro quase que calibrado e é notável a diferença de velocidade só trocando o pinhão.

Mas nos diga como viu a diferença de velocidade???

Abraço.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 12:20.