Acompanho o fórum "Toyota Bandeirante" ja faz 9 meses e aprendi muito lendo o relato do pessoal, mas ainda tenho muito o que aprender.


Semana passada fiz o negócio do meu primeiro carro. Depois de anos procurando, achei o carro do meus sonhos.


Toyota Bandeirante Jipe Curto, 1973, com motor OM314 Turbinado e Intercoolado. Mas tem um porém, ele não anda, motivo: Quebra do eixo da 4ª marcha. Como ele ainda era com o câmbio seco, não valia a pena concertar então resolvi fazer a adaptação para um câmbio 4 marchas sincronizado.
Nesta semana a viatura esta encostada para tal serviço.
Estão sendo feitos as seguintes modificações:

  • Troca do câmbio original seco por um orginal 4 marchas sincronizado.
Caixa de transferência e reduzida são 0km tudo novo!
  • Troca do eixo com diferencial centralizado por um eixo flutuante.

  • Mudança nos tamanhos dos cardâns dianteiro e trazeiro.
  • Revisão das lonas traseiras (tudo ok)
  • Revisão das pastilhas dianteiras (tudo ok)
  • Revisão da embreagem.
O volante do motor estava meio gasto, então ele foi torneado, mudado de ponto, trocado o rolamento. Aproveitando para a instalação de um disco de embreagem novinho. O platô está em ótimas condições.
  • Troca dos filtros e óleo do motor.
  • Instalação do freio de mão novo que antes não tinha.
  • Revisão da Turbina, está em perfeito estado, sem folgas.


Isso tudo só pra fazer ele andar.


Estou com uma dúvida em relação ao filtro de ar.
Já que ele é turbinado, possui um filtro seco em vez de banhado a óleo, mas não sei se ele deveria ser maior. Alguem pode me ajudar ?


Vejo que muitos falam sobre os beneficios do molycote misturado junto ao óleo para a lubrificação do câmbio, T-case e eixos.
Qual é o custo aproximado de um sachê desse aditivo ? Vale a pena?


Acho que por enquanto é isso.
Abraço
Fábio


Nova Bandeirante !! (Sonho realizado)-170320121021.jpgNova Bandeirante !! (Sonho realizado)-170320121046.jpgNova Bandeirante !! (Sonho realizado)-260320121061.jpgNova Bandeirante !! (Sonho realizado)-300320121063.jpgNova Bandeirante !! (Sonho realizado)-300320121064.jpg