20 Anexo(s)
Adaptação Completa - Radiador do Chevette no SAMURAI (Radiador, tampa e mangueiras)
Colegas, estava preparando o carro para viajar para Salvador (saindo do Sul da Bahia). Fui testar o carro (pois havia desmontado inteiro para reformar e pintar) e, no dia anterior à viagem, uma mangueira estourou. Voltei rebocado para casa e troquei a mangueira. Saí novamente e, outros 14km adiante OUTRA mangueira estourou. Voltei de guincho e não insisti na viagem (certeza de que ia dar merda!!!).
Fomos olhar o radiador do carro. Estava imundo. Três dias antes eu tinha colocado PARAFLU + Água para Bateria (água desmineralizada). Acho que o aditivo fez o serviço dele e limpou o sistema, terminando por entupir meu radiador. Lembrando que o radiador do Samurai tem as colmeias muito finas e pode entupor com facilidade. Devido à dificuldade de revisar o radiador (e porque ele já tinha sido "varetado" há um ano), resolvi partir para a adaptação de outro radiador. O novo do Samurai custa muito caro e difícil de achar. O do Chevette NOVO eu achei por 135 reais em Salvador, mas como estava no Sul da Bahia (Una-BA), terminei por comprar por 200 reais.
Usei o do CHEVETTE (dica do fórum) que, inclusive, tem colmeias (local por onde a água circula dentro do radiador) mais larga (em formato de furo) e difícil de entupir. Não é difícil adaptar. Basta um pouco de expertise, ferramentas e vontade.
Material usado:
- Radiador de Chevette
- Tampa da Toyota Bandeirantes (essa tem 1bar de pressão, quase igual à do radiador do Samuca que é de 0.9bar). Não usem a do Passat, pois essa precisa de 2bar de pressão, ou seja, o carro vai precisar estar com uma mega pressão para que a tampa libera líquido para o tanque de expansão. Entretanto, a melhor tampa é a da S-10 motor 4.3, pois essa tem 0.9 bar e tem dupla vedação (permitindo que o líquido de arrefecimento vá e volta do tanque de expansão - o que é importantíssimo). Não achei, ainda, a tampa da S-10.
- Mangueira inferior do GOL CHT. Não serve a mangueira de outro modelo de GOL. Vi uma mangueira de GOL (usada por outro colega e mostrada em outro tópico) que fica com uma curvatura para cima, o que pode forçar a bomba d'água. Use a do GOL CHT que fica perfeita. Soube que a mangueira do radiador do Lada Laika é PERFEITA para o Samuca com radiador de Chevette, mas essa mangueira é mais difícil de achar que Samurai 2013.
- Mangueira de injeção eletrônica (alta pressão, com trama no meio da borracha), usada para levar o líquido para o tanque de expansão. Usei, também, para substituir as outras mangueiras finas por onde a água quente passa.
- 2 litros de PARAFLU + 2 litros de água desmineralizada (água para bateria)
1 - Comecei pegando uma chapa e fazendo um suporte em formato de "U" (veja foto). Fiz um furo na parte de baixo desse suporte. Em seguida encaixei o radiador do chevette no suporte. Em seguida, usei um parafuso para grudar o suporte no radiador pelo furo que fiz na parte inferior do suporte (na parte inferior do radiador já tem uma porca) (veja foto).
2 -Fizemos os furos na lateral do suporte para poder parafusá-lo nos suportes originais do Samurai.
3 - Em seguida soldei (solda oxiacetilênica) o suporte na lateral do radiador. Antes disso foi preciso cortar um encaixe que existia na lateral do radiador do Chevette (o excesso eu dobrei para poder soldar o suporte em "U"). Veja na foto como ficou o corte. Muito cuidado na hora da solda para não derreter a colmeia do radiador que é de alumínio (rs). O cara soldava e eu jogava água de 10 em 10 segundos. (veja foto) da solda.
4 -Parafusamos o radiador no carro. Ficou bem firme.
5 - Peguei uma chapa fina e fiz dois suportes em formato "L" que serviram para colocar aquela peça plástica que protege as hélices da ventuinha (alguém completa o post com o nome dessa peça -rs). Fiz um furo em cada lateral do suporte (veja foto).
6 - Parafusei um lado do suporte "L" no mesmo parafuso que prende o radiador ao carro. O outro furo serviu para parafusar a peça que protege a ventuinha. A peça ficou perfeitamente encaixada.
7 - Usei a mangueira inferior do GOL CHT na parte superior do Radiador do Chevette. É preciso cortar um pedaço. Não pode ser a mangueira de qualquer GOL, tem que ser a do CHT. Para ligar a mangueira do CHT na entrada da água no Samurai (onde fica a válvula termostática. A propósito: modelo WAHLER 4091.82) é preciso usar um pedaço da mangueira antiga por dentro da mangueira nova (do CHT), pois o diâmetro da mangueira do CHT é maior que o bocal onde ela se ajustará. Depois, não esqueça da abraçadeira.
8 - Na parte inferior usei uma outra mangueira que já tinha adaptado no Samurai (não lembro de qual carro, mas parece muito com a mangueira original inferior do Samurai).
9 - Peguei um pedaço grande da mangueira (fina) de injeção eletrônica (GATES) e liguei o radiador ao tanque de expansão. Saindo do radiador, dobrei para baixo fazendo-a passar sobre o radiador do ar-condicionado (ficou muito legal). (veja foto).
10 - Usei a tampa da Toyota Bandeirantes. 1 bar de pressão.
Do jeito que adaptei, consegui prender o radiador no suporte original do Samurai em 4 pontos com parafusos, além de um parafuso na parte inferior fixando o radiador no suporte em formato "U". Consegui, ainda, encaixar perfeitamente a peça que protege a ventuinha e que direciona o ar para o radiador. A mangueira do suspiro ficou também em lugar excelente.
Para quem achar, melhor usar a tampa da S-10, motor 4.3, como já dito acima. Quando o carro esquentar o líquido sairá do radiador e irá para o tanque de expansão. Quando o líquido esfriar formará um vácuo dentro do radiador e "puxará" o líquido do tanque de expansão de volta para o radiador.
Rodei 40km e o carro esquentou apenas o suficiente.
Adaptação PERFEITA. Parece até melhor que o original Suzuki (rs).
DETALHE: Quem estiver procurando a Válvula Termostática do Samurai, muito cuidado. O pessoal costuma usar do UNO, mas não é de qualquer UNO. Tem válvula de UNO que fica grande no Samurai e não encaixa direito (embora encaixe). A válvula correta é a WAHLER 4091.82 ou MTE 208.82 (Uno Mille ou 1.0 a gasolina, 147, Elba 1.3 e 1.5 etc). Se vc pedir Válvula para UNO o cara pode te dar um dos 3 ou 4 modelos que existem. Prefira a da marca Wahler que não tem erro. Não achei nenhuma das duas na cidade onde estou. Daí, recoloquei a válvula antiga que está boa (ia trocar por prevenção). A borracha de vedação da válvula quebrou e nós pegamos um o'ring, fizemos um rasgo no meio dele pela parte interna (com um estilete) e encaixamos a válvula. Essa borracha faz a vedação superior e inferior da lateral da válvula. Ficou legal, vedou bem e está em funcionamento no carro.
A foto do radiador preto é o antigo (original do Samurai). Quem quiser fazer proposta de compra... manda mensagem para mim.
A foto na qual aparecem duas tampas de radiador é para mostrar como é a tampa de dupla vedação e a tampa do Chevette que não veda a saída da água pelo suspiro (a água que passa pelo suspiro vai embora). Quem quiser comprar essa tampa que inclusive tem válvula de suspiro... email-me.
.Anexo 396634Anexo 396636Anexo 396637Anexo 396638Anexo 396639Anexo 396640Anexo 396641Anexo 396642Anexo 396643Anexo 396644Anexo 396645Anexo 396646Anexo 396647Anexo 396648