não era jimny.. era samurai 1998..
100km/h tava la pros 5mil rpm..
Abraços,
Versão Imprimível
clemente,
mexer entre carroceria e chassis e aumentaram a altura do pneu não influi em nada?? ooooolha! tem certeza?
gostei dos pneus (olhei in loco). não trocaria, a menos que precisasse de mud para lama pesada. concordo com vc. por que que na defender eles duram mais? aliás a defender era e é ainda uma das minhas opções, mas está muito cara a nova. adoro o carro.
v x rpm no aguardo... tks man!
5ª od. andei no jimny ontem. mas nem consegui colocar 5ª, só 4ª... abaixo relato minhas impressões sobre o carro que dirigi.
cabeça na economia = economia na cabeça! ehehehe
reduzida blz!
boa aula sobre embreagem!
gostei, apesar de ainda não ter ouvido, o som de V8 / ventilador! poderia ter um V8 original hein, hein?!?! rs
ac ok.
patagôni e andes de defender tudo blz! mas e de jimny? opinião?
gostei dos bancos dianteiros tb. aliás li seus comentários antes de fazer o td e observei algumas coisas relatadas por vc. bem legal.
bandinho,
como vc tem filha, só veja com cuidado sua necessidade de bagagem, pois o compartimento é pequeno e precisaria de um porta malas extra no teto... valeu.
NO - CT Santos/SP,
comprou aonde a proteção para a transmissão? de que material? blindado?
comente por favor se colocar pc e guincho.
faltam 15 dias pra sua expedição! vamo que vamo! aproveite e boa viagem! nem preciso dizer pra quando voltar passar por aqui e relatar suas impressões né?!?! rs
sinceramente não sei o tipo de piso que vc encontrará na chapada e jalapão, mas se tiver lama considere o mud já!
abras 4all,
fismann
bom pessoal,
ontem tive um tempo livre no almoço e resolvi ir fazer o td do jimny.
fui recebido pelo luis, que me mostrou o carro e oficina. feita as apresentações fomos ao td.
logo que entrei percebi que o habitáculo é pequeno, apesar de ser na medida certa para mim que tenho 1,71m. o braço esquerdo parecia que esbarraria na janela de tão próximo, mas não. senti os engates bastantes curtos e justos. visto ao vivo parece que os pneus são desproporcionais ao carro. o acabamento hr na carroceria mostrou-se de qualidade superior ao que foi discutido qui no fórum em outro tópico, ou seja, melhoraram a qualidade. rádio bem simples. painel bastante funcional, tem o que precisa e só. empunhadura no volante agradável. espaço atrás pequeno, mas se o carro for usado por uma pessoa com o meu tamanho outra de mesmo tamanho cabe no banco traseiro. porta malas pequeno como o esperado. abertura da porta malas fácil, abre lateralmente e não para cima. esqueci de abrir o cofre do motor para olhar. o que andei era prata com adesivo vinho e acabamento hr cinza grafite.
saí da concessionária e já caí na nações unidas, respondeu ok, nada de especial, não sei se porque o motor estava com 50 km ou se é assim mesmo, amarrado com freio de mão puxado. fiquei na faixa da esquerda e senti o carro sambando, olhei pro volante e ele estava um pouco torto demais, mesmo que estivesse na esquerda e com certo declive nessa faixa. sentia isso um pouco na hilux que tinha os 33 e a direção era de esferas recirculantes. no jimny alguém sabe dizer se é pinhão e cremalheira ou por esferas? isso me deixou bastante desconcentrado pro resto do percurso e o assunto era só esse, infelizmente. pedi ao luís que leve o carro testado para que na oficina confiram calibragem, alinhamento e balanceamento e que me mande as infos do antes e depois.
o carro é duro não posso dizer o contrário. como fiquei distraído por conta dos pneus etc, varei uma lombada, sem sinalização (pintura), e que não era pequena. pedi desculpas, claro, mas serviu pra dizer que como o entreeixos é bastante curto devo ter tirado as 4 no ar e o carro voltou a andar como se nada tivesse acontecido.
a/c funciona muito bem, também pelo carro ser pequeno ele resolve a situação rapidamente. freios ok, apesar de não ter abs e lembrando que as pinças de freio estão na parte superior e não na lateral (barro). e também não tem airbags. isso me incomoda um pouco porque prezo segurança e se estavam preocupados com trilha, que tivessem colocado uma chave de ligar e desligar os airbags e porque não o abs também (tecnicamente é possível?).
como disse, aguardo o pessoal da oficina se pronunciar. aí farei outro td e pedirei um percurso maior, inclusive com mais marginal...
abras,
fismann
é ou era um samurai?
obrigado pela info!
abras,
fismann
Fismann,
o lift da carroceria não muda absolutamente nada na suspensão, fato evidenciado pelos lacres em todos os parafusos de ajuste da geometria. Apenas eleva a carroceria em relação ao chassi em 1cm. O que muda é o espaço para o pneu, estética e deixa o centro de gravidade minimamente mais alto.
No Defender os pneus duram mais pq a tração é sempre 4x4, com diferencial central, como nos Subaru. Isso alivia a vida dos pneus (divide a força equalitariamente entre todos os pneus) , em contra partida onera o consumo. Nada substancial no caso do Defender, que faz 11km/l na estrada no modelos 300tdi e 9-10km/l nos eletrônicos. Aliás, se for pegar o Defender, pegue um 2005, com motor 300tdi que é o último modelo montado no BR com total qualidade, melhor que os oriundos do UK. O que veio depois não agüenta o Diesel do Brasil. Muitas reclamações estão aparecendo em relação a injeção comon rail, não só Defender, mas Toyota, Troller, Mit, etc.. Qualquer gasolina é melhor do que os Diesel eletrônicos de hoje, tudo devido ao ridículo tamanho dos furos dos novos injetores de alta pressão. Em fim, se é para ter um bom e honesto 4x4 Diesel, só mecânico. O resto se te deixar na mão, vc volta para casa de avião enquanto o carro fica no computador para fazer o diagnóstico.
Voltando...
O espaço para o motorista é pequeno (estreito), mas com o tempo vira aconchegante e faz os outros carros parecerem estranhos... Perto do Defender ele tem espaço de sobra, nem falar da ergonomia.. o Volante do defender fica exatos 10cm do vidro, por ex... Eu tenho 1.84 de altura é mesmo assim não preciso colocar o banco todo para trás. Ok, sento como playmobil, por questão de segurança e agilidade (45˚ entre braço e ante-braço, joelho levemente dobrado com a embreagem apertada no fundo, como mandam os manuais e pilotos mundo a fora).
A direção do Jimny é tipica de eixos rígidos, logo também possui caixa de esferas recirculantes. Por esta razão ela confere ao dirigir sua tradicional marca: toneladas de feedback do esfalto, dos buracos etc.. Não está mal alinhado não, é assim mesmo. Um levíssimo desnível faz com que o volante saia da reta. Você se acostuma...
Sim, é duro. Mas isso é a garantia de que a suspensão vai agüentar literais trancos e barrancos. Como o carro é leve e a massa não-suspensa é grande (eixos rígidos) qualquer azeitona no caminho se transforma e um grande golpe contra a carro. É um 4x4 puro sangue, apesar da aparência barbie. Se a suspensão tomasse maior parte deste trabalho, sua vida útil seria diminuida drasticamente.
O AC é excelente. Porém como o Jimny tem um motor pequeno, com AC ligado ele perde sua característica agilidade e economia, diga-se. Os pneus de maior diâmetro conspiram um pouco em contra a agilidade do carro. Paciência.
Os freios e o motor levam algum tempo até ficarem ok. Agora com 3mil Km o motor ficou mais solto e o freio menos "esponjoso". De qualquer modo se você quer força, vai ter que quebrar a barreira dos 4.300 RPM.. Aí ele fica bravo. Porém na cidade dirijo sempre entre 1 e 2.5 mil RPM, sem forçar é claro, sempre com pé bem leve.. Nesta baixa faixa de giro ele tem bastante torque, graças ao VVT o que me garantiu uma média de 12.5km/l no último tanque de 100% cidade com trânsito (SP). Os freios são OK, nada muito forte nem fraco.
Lembre-se o Jimny é um verdadeiro 4x4, muito mais fiel as origens e propósito que qualquer 4x4 Diesel eletrônico moderno. Simplicidade é a palavra quando se fala de 4x4. Seus eixos são rígidos e pesados, e por não terem sobre ele um chassi de 2 ton como no Defender e cia, o comportamento dele é de cabrito. Com o tempo ganha-se confiança. Não é um carro onde o test drive convença, pelo contrário, pode decepcionar muita gente que sai de veículos mais civilizados.
Se tratando de um Suzuki, se um dia você mudar de idéia vende rápido sem perder muita grana. Procure um Samurai um bom estado para vender.. Não tem! Só meia dúzia de carros modificados. Mais uma razão para manter o seu 100% original. O mesmo vale para o Defender, Band, Troller Diesel 2.8 (mecânico), Hilux japonesa, etc..
Ah sim, meu Jimny saiu da concessionária com rodas mal balanceadas (uma das modificações feitas no BR, claro). Corrigido numa boa casa de pneus.
Abraços e qualquer dúvida dá um toque. Fale com o Rafael da Kasama Barra Funda. Na época o negócio com ele foi excelente.
Forte abraço
Clemente
putz magao,
num tô nada bem mesmo!! já pedi remédio pro doutor... rs
aconteceu o seguinte.
fui ler o tópico do samurai e acho que em outro tópico vc queria vender mas desistiu e nem me dei conta da sua assinatura.
já esclarecido lhe pergunto: vc faz parte, assim como eu do MS4X4 ou já comprou outra viatura?
abras e ele ERA bem bonito...
fismann
grande clemente,
muitíssimo obrigado pela paciência e pelo tamanho da resposta!
lift entendido.
defender: ergonomia no jimny é melhor que na defender, eu sei. a defender tem o volante lateralizado e só por esse motivo já me causaria problema (tenho hérnias de disco). mas o carro é apaixonante sem dúvida alguma e valeu pela dica!
nem na minha hilux sambava tanto, mas tudo bem. entendi e conhecia os efeitos colaterais mas, por um breve momento, pensei que o jimny fosse pinhão e cremalheira.
eixos rígidos na frente e atrás? por isso que pulava como carroça... heheh.. típico 4x4. sabe porque estranhei tanto? vou explicar. fiz uma viagem de manhã e usei outro carro da família, uma forester xt (2.5 turbo). como vc conhece carros já sabe o porque de eu ter me sentido "diferente"! forester na estrada a 100 km/h parece que está parado, não se ouve barulho de nada, de transmissão, de pneus, do vento, de nada! ela anda muito leve para o porte que tem. aí, eu bunitão, fui pegar o jimny e o resto da história já está aí...
pô adorei o consumo! é extamente nessa faixa que ando! 12,5 km/L! show!
me falaram muito bem sobre a venda dele! ponto positivo, sem dúvida!
rodas mal balanceadas... eu sabia, eu sabia... kkkkkk
valeu e abras,
fismann
Fismann, sim tenho duas filhas mas, uma com 25 e outra com 26, como disse anteriormente hoje não andam mais comigo. Por isso estou pensando no Jimny. Segunda feira andei num na Millenium no Rio adorei. Me pediram $59500,00 no HR. Acho que em SP encontramos preços melhores não?
Abs
Fismann,
sair de um Fortester XT e pegar um Jimny é literalmente entrar num trator. Eu quase comprei um Forester XT no lugar do Jimny... Mas o fator Caoa me fez mudar de idéia. Mas que a vontade continua, não tenho como negar... Sei lá. A satisfação parece ser equivalente. rsrsrs
Forte abraço
bandinho,
os preços estão melhores aqui sim. se vc precisar de alguma coisa é só me enviar mensagem por e-mail. mp (mensagem privada) não sei porque mas não tenho recebido.
abras,
fismann
ps.: no dia dos pais só não convide as duas para um passeio em família porque senão a coisa vai apertar! vão pedir que vc troque por uma gvIII... rs
clemente,
esse será o comparativo do ano!!! rs
vc falou tudo! me senti num trator! agora para expedições acho que o subaru é pouco off para andes, patagônia etc, estou certo?
fator caoa e gr sempre pesa, mas o gerente da oficina tem nos atendido muito bem. o carro irá fazer a 1ª revisão semana que vem. antes disso ele teve que voltar com pouquíssimo uso por conta de um amortecedor que não estava bom (eles tem sensor de auto nivelamento). trocaram e no mesmo dia peguei o carro. valor da 1ª revisão sem balanceamentoe alinhamento será de R$ 450,00. barato não é, mas tem vários que são mais caros.
falei com o rafael e ele te mandou um abraço. vou ver se passo lá sábado ou domingo se eu conseguir.
abras,
fismann