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  • #1
    Usuário Avatar de fauzer
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    09/11/2009
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    Smile Tração 4x4 Grand Vitara não aciona




    Pessoal, gostaria de agradecer a oportunidade de manifestar um problema que meu Grand Vitara manual está tendo, espero que apareçam algumas respostas para ajudar a solucionar o meu problema e de outros membros que passarem por situação semelhante.

    Estive andando na areia com em 4x4 L, entre 3.000 a 4.000 rotações, em baixa velocidade, 35km/h aproximadamente, parei o carro, depois mudei para 4x2 para entrar no calçamento e em seguida parei novamente para acionar a reduzida de novo para subir até a praia por um morro pequeno. Acontece que quando liguei pela segunda vez, não tracionou as 4 rodas.

    A embreagem está normal, o câmbio e a tração não fazem nenhum barulho, apenas não traciona.

    Fica a dúvida, nesses casos em que a tração deixa de funcionar, o que poderá ter dado problema? Queria saber quais peças podem dar problema quando a tração não aciona? O indicador da tração no painel naturalmente não acende mais também.

    Obrigado, espero as respostas dos amigos colaboradores.
    4X4 Brasil

  • #2

    tipo d tração

    Qual o tipo de engate da tração da sua GV? se for a vácuo pode ser apenas uma mangueira cortada...tem a válvula selenóide também...se for ela, prepara o bolso...a da tracker do meu pai tá com problema e já foi encomenda por algo em torno de mil latinhas...

    valeu e boa sorte
    SUZUKI GRAN VITARA 2010

  • #3
    Usuário Avatar de fauzer
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    09/11/2009
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    Não sei exatamente qual o tipo de engate da tração do meu GV nos termos técnicos, se a vácuo ou válvula selenóide. Mas é um Grand Vitara 98/99, motor 2.0, 4 portas. Se esses dados ajudar ...
    Valeu João.

  • #4
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    Fauzer se vc diz q n estala e n faz barulho algum vamos por partes, se tiver disposição é claro

    1- Verifique se não tem algum fusível queimado, pois se tiver o compressorzinho que aciona o diafragma dentro do diferencial n funciona.

    2- Verificado fusível e não funcionou,deite embaixo do carro e verifique que atrás do párachoque dianteiro tem um compressor preso a alma de aço com 2 mangueiras saindo dele, uma é do suspiro que sobre ao lado do radiador e o outro se vc observar e ir acompanhando vai entrar na parte traseirda do diferencial dianteiro..lógico, ao acompanhar a mangueira verifique possíveis rasgos ou furos, se tiver algum dos 2 ítens vc terá q trocar a mangueira, peça p/ alguém acionar a tração de dentro do carro e coloque a mão em cima do compressor, se ele tiver funcionando vc irá sentir uma vibração ok?

    3- Verifique se o chicote de ligação do compressor não esta desencaixado ou com fio partido.

    4- Feito todo este procedimento e mesmo assim a luz n acendeu no painel e nem a tração funcionou, pode preparar o bolso p/ comprar um diafragma, esta peça fica dentro do diferencial e tem a função de travar as planetárias na cx satélite, ou em último caso o compressor pode ter ido pro saco tb.

    5- Tive um problema de diafragama também, o meu simplesmente rasgou pois enferrujou por falta de uso do antigo dono e ao começar a usar a tração a ferrugem que tava presa nele acabou furando, causando perda de pressão e não acionando.

    6- O que fiz foi o seguinte, eliminei o diafragma e mandei confeccionar uma flange travando o sistema por defintivo, e p/ os semi eixos e cx satélite não ficar rodando totalmente instalei roda livre, assim os semi eixos ficam parados, com este sistema o único desconforto que antes n precisava descer do carro, agora tenho que descer p/ ligar as roda livres pois coloquei manual, fora a melhora no consumo de combustível que caiu um pouco e sinto o carro mais solto.

    Segue algumas fotos da flange que fiz.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -03102009-001-.jpg   -03102009-003-.jpg   -03102009.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de Joao Baeta
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    Uma coisa Nagata...
    Qnd eu estava no meu GV... a 4x4 nao funcionava... E sabia que o sistema é a vacuo.... E tinha um fio que era metal com a borracha... E tinha soltado.... Era só encaixar e ligou na hora a 4x4!
    Onde fica esse fio? Na parte dianteira... Que fica no meio do carro... Sabe onde a diferencial dianteiro...... Pouco abaixo.... Um fio fino... é ali que tinha soltado!!!!
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • #6
    Usuário Avatar de fauzer
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    Citação Postado originalmente por nagata Ver Post
    2- Verificado fusível e não funcionou,deite embaixo do carro e verifique que atrás do párachoque dianteiro tem um compressor preso a alma de aço com 2 mangueiras saindo dele, uma é do suspiro que sobre ao lado do radiador e o outro se vc observar e ir acompanhando vai entrar na parte traseirda do diferencial dianteiro..[...]se ele tiver funcionando vc irá sentir uma vibração ok?

    3- Verifique se o chicote de ligação do compressor não esta desencaixado ou com fio partido.
    Não foi encontrado nenhum furo na mangueira, os terminais estãos todos conectados, foi checado tb.
    O compressor está funcionando, permanece vibrando quando aciona a tração. Não sei se está mandando ar suficiente pra ativar a 4x4. Existe essa possibilidade?
    4X4 Brasil

  • #7
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    Ae pessoal, o meu caso parece que vai ser solucionado com a manutenção do compressor, pois o problema está nele mesmo. O mecânico testou assoprando as mangueiras, e a tração dianteira voltou a funcionar.

    Obrigado pelas respostas, grande abraço a todos!

  • #8
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    Question

    Citação Postado originalmente por nagata Ver Post
    Fauzer se vc diz q n estala e n faz barulho algum vamos por partes, se tiver disposição é claro

    1- Verifique se não tem algum fusível queimado, pois se tiver o compressorzinho que aciona o diafragma dentro do diferencial n funciona.

    2- Verificado fusível e não funcionou,deite embaixo do carro e verifique que atrás do párachoque dianteiro tem um compressor preso a alma de aço com 2 mangueiras saindo dele, uma é do suspiro que sobre ao lado do radiador e o outro se vc observar e ir acompanhando vai entrar na parte traseirda do diferencial dianteiro..lógico, ao acompanhar a mangueira verifique possíveis rasgos ou furos, se tiver algum dos 2 ítens vc terá q trocar a mangueira, peça p/ alguém acionar a tração de dentro do carro e coloque a mão em cima do compressor, se ele tiver funcionando vc irá sentir uma vibração ok?

    3- Verifique se o chicote de ligação do compressor não esta desencaixado ou com fio partido.

    4- Feito todo este procedimento e mesmo assim a luz n acendeu no painel e nem a tração funcionou, pode preparar o bolso p/ comprar um diafragma, esta peça fica dentro do diferencial e tem a função de travar as planetárias na cx satélite, ou em último caso o compressor pode ter ido pro saco tb.

    5- Tive um problema de diafragama também, o meu simplesmente rasgou pois enferrujou por falta de uso do antigo dono e ao começar a usar a tração a ferrugem que tava presa nele acabou furando, causando perda de pressão e não acionando.

    6- O que fiz foi o seguinte, eliminei o diafragma e mandei confeccionar uma flange travando o sistema por defintivo, e p/ os semi eixos e cx satélite não ficar rodando totalmente instalei roda livre, assim os semi eixos ficam parados, com este sistema o único desconforto que antes n precisava descer do carro, agora tenho que descer p/ ligar as roda livres pois coloquei manual, fora a melhora no consumo de combustível que caiu um pouco e sinto o carro mais solto.

    Segue algumas fotos da flange que fiz.
    Quando vc andar em asfalto ou em pisos como calçamento em 4x2 e com as rodas livres acionadas vai causar algum dano ao diferencial?

    Pergunto isso porque esses carros não podem andar em asfalto com o 4x4 acionado, e da forma como vc fez mesmo sem estar no 4x4 e as rodas livres acionadas o conjunto vai ficar girando pelas rodas.

  • #9
    Citação Postado originalmente por nagata Ver Post
    Fauzer se vc diz q n estala e n faz barulho algum vamos por partes, se tiver disposição é claro

    1- Verifique se não tem algum fusível queimado, pois se tiver o compressorzinho que aciona o diafragma dentro do diferencial n funciona.

    2- Verificado fusível e não funcionou,deite embaixo do carro e verifique que atrás do párachoque dianteiro tem um compressor preso a alma de aço com 2 mangueiras saindo dele, uma é do suspiro que sobre ao lado do radiador e o outro se vc observar e ir acompanhando vai entrar na parte traseirda do diferencial dianteiro..lógico, ao acompanhar a mangueira verifique possíveis rasgos ou furos, se tiver algum dos 2 ítens vc terá q trocar a mangueira, peça p/ alguém acionar a tração de dentro do carro e coloque a mão em cima do compressor, se ele tiver funcionando vc irá sentir uma vibração ok?

    3- Verifique se o chicote de ligação do compressor não esta desencaixado ou com fio partido.

    4- Feito todo este procedimento e mesmo assim a luz n acendeu no painel e nem a tração funcionou, pode preparar o bolso p/ comprar um diafragma, esta peça fica dentro do diferencial e tem a função de travar as planetárias na cx satélite, ou em último caso o compressor pode ter ido pro saco tb.

    5- Tive um problema de diafragama também, o meu simplesmente rasgou pois enferrujou por falta de uso do antigo dono e ao começar a usar a tração a ferrugem que tava presa nele acabou furando, causando perda de pressão e não acionando.

    6- O que fiz foi o seguinte, eliminei o diafragma e mandei confeccionar uma flange travando o sistema por defintivo, e p/ os semi eixos e cx satélite não ficar rodando totalmente instalei roda livre, assim os semi eixos ficam parados, com este sistema o único desconforto que antes n precisava descer do carro, agora tenho que descer p/ ligar as roda livres pois coloquei manual, fora a melhora no consumo de combustível que caiu um pouco e sinto o carro mais solto.

    Segue algumas fotos da flange que fiz.
    Caro Nagata,

    Meu grand vitara deu problema no compressor que aciona o diferencial dianteiro e não estou encontrando um similar pra substituir (o original novo é uma nota). Preciso colocar a tração pra funcionar urgentemente, pois tenho um passeio marcado pro final de julho.
    Pegunto se seria necessário colocar roda livre manual realmente, ou se apenas travando o sistema com o flange e deixando a roda livre automática não resolveria???

  • #10
    Usuário Avatar de fauzer
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    Caro Jadson Alves,

    É lamentável eles terem enviado a peça errada companheiro, pois o produto que me venderam, segundo um funcionário do Januário, era o compressor de tração da L200 triton, apenas com tomadas elétricas distintas da peça original das nossas viaturas, tendo, evidentemente, que mandar um eletricista fazer a adaptação dos fios.

    Espero que consiga de um jeito ou de outro, ficarei na expectativa.

    Abraço!

  • #11
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    Meu Nagata caro.

    Moro em Fortaleza, Meu nome é Mendes, tenho uma tracker,
    li sobre a sua adaptação da roda livre e gostaria de saber mais detalhes. qual a dimenção dos parafusos para prender o flange do diferencial, a roda livre pode der a do vitara 97 automatica?

    Grato mendes.
    4X4 Brasil

  • #12
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    Meu Nagata caro.

    Moro em Fortaleza, Meu nome é Mendes, tenho uma tracker,
    li sobre a sua adaptação da roda livre e gostaria de saber mais detalhes. qual a dimenção dos parafusos para prender o flange do diferencial, a roda livre pode der a do vitara 97 automatica?

    Grato mendes.

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