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Convex Datacenter
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  • #1
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    Question Motor AP 1.8 no Vitara ?




    Pessoal;

    Já tive um Vitara 95 (na época Zero KM) e gostei muito do carro, era excelente para trilhas mas faltava motor para viagens, principalmente com barraca de teto e em trechos de serra.

    Há pouco comprei um Vitarinha mas ele tá bem judiado e já tá precisando trocar o motor.

    Atualmente utilizo para viagens para lugares sem asfalto uma SW4 TDI, mas quero comprar um Vitara para arrumar o que for preciso e usar em trilhas e nas viagens nas quais não preciso levar muitas tralhas.

    Como o meu Vitarinha "tá feio" andei procurando e achei 2 melhores na faixa de preço que posso pagar, um com câmbio manual e outro automático (minha preferência), PERGUNTO:

    a) dá para a daptar o motor AP 1.8 do Santana ou o Diesel 1.9 da Kombi sem maiores gambiarras no Vitara manual e no automático?
    b) quanto poderia custar essa adaptação (sem contar o preço do motor qu eu já andei vendo)?
    c) tem que trocar a embreagem e caixa também?
    d) essas modificações não efetariam muito a confiabilidade do conjunto para viagens longas (tipo Patagônia ...)?
    e) com esse motor dá para usar pneus 32" ou 33' " (fazendo um levantamento da carroceria, é claro) ?
    f) como está a questão das peças para os Vitara, se consegue achar relativamente fácil ?
    Obrigado
    Jonca

  • #2
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    Citação Postado originalmente por jonca57 Ver Post
    a) dá para a daptar o motor AP 1.8 do Santana ou o Diesel 1.9 da Kombi sem maiores gambiarras no Vitara manual e no automático?
    Sim, mas evite usar o da kombi pois este tem pouca potencia

    Citação Postado originalmente por jonca57 Ver Post
    b) quanto poderia custar essa adaptação (sem contar o preço do motor qu eu já andei vendo)?
    Depende muito, pois existem fatores como oficina , flanges , estado do motor que voce vai comprar, etc.

    Citação Postado originalmente por jonca57 Ver Post
    c) tem que trocar a embreagem e caixa também?
    O ideal ja que vai trocar o motor seria colocar uma caixa de marchas de chevette a T-CASE permanece a mesma.

    Citação Postado originalmente por jonca57 Ver Post
    d) essas modificações não efetariam muito a confiabilidade do conjunto para viagens longas (tipo Patagônia ...)?
    Se for bem feita essa modificaçao aumentaria a confiabilidade.

    Citação Postado originalmente por jonca57 Ver Post
    e) com esse motor dá para usar pneus 32" ou 33' " (fazendo um levantamento da carroceria, é claro) ?
    Se usar um AP 1.8I , sim.

    Citação Postado originalmente por jonca57 Ver Post
    f) como está a questão das peças para os Vitara, se consegue achar relativamente fácil ?
    Sim ,a maioria das peças sao relativamente faceis de encontrar

    .
    4X4 Brasil Razão: Desculpem a falta de acentos

  • #3
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    Citação Postado originalmente por leo cabral Ver Post
    Sim, mas evite usar o da kombi pois este tem pouca potencia



    Depende muito, pois existem fatores como oficina , flanges , estado do motor que voce vai comprar, etc.



    O ideal ja que vai trocar o motor seria colocar uma caixa de marchas de chevette a T-CASE permanece a mesma.


    Se for bem feita essa modificaçao aumentaria a confiabilidade.



    Se usar um AP 1.8I , sim.



    Sim ,a maioria das peças sao relativamente faceis de encontrar

    .
    Obrigado pela resposta.
    Caixa do Chevete 5M , nessa eu não tinha pensado ... (aguenta um AP 2.0 ?).
    Será que precisa reforçar a estrutura /chassi ?
    Abraço
    Jonca

  • #4
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    Citação Postado originalmente por jonca57 Ver Post
    Obrigado pela resposta.
    Caixa do Chevete 5M , nessa eu não tinha pensado ... (aguenta um AP 2.0 ?).
    Será que precisa reforçar a estrutura /chassi ?
    Abraço
    Jonca
    -Aguenta bem e tem um custo de manutenção barato , além de existirem fornecedores de flanges para a sua adaptação no motor AP com a DeepTech que recomendo por sua qualidade

    http://www.deeptec4x4.com.br/default_produtos5a.asp

    -não se faz necessário reforço.

  • #5
    meu tio usa o motor da kombi diesel (1.6), não trocou o câmbio, mas usa a embreagem do tempra... se fosse automático não ia prestar, teria que ser no mínimo o 1.9 caso vá usar motor a diesel, e ainda tem que ajustar o conversor de torque para a faixa de rotação do motor a diesel e é bom instalar um descompressor para facilitar na hora de desligar o motor, caso seja de bomba injetora, já que não tem como "matar" na embreagem... quanto ao 1.8 a gasolina (ou álcool), o desempenho fica mto melhor que o 1.6d, mas eu continuo preferindo o 1.9d...
    4X4 Brasil

  • #6
    Amigo, bota um AP2.0i no câmbio manual e pronto.
    Trata-se de mecânica confiável, robusta e qualquer um mexe.
    Em adaptação vai uns R$2mil, fora motor e câmbio.
    Toyota Japa
    Ex-Troller - Ex-Jimny - Ex-CJ5

    O futuro do planeta é nossa responsabilidade.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Maurício Fernandes Ver Post
    Amigo, bota um AP2.0i no câmbio manual e pronto.
    Trata-se de mecânica confiável, robusta e qualquer um mexe.
    Em adaptação vai uns R$2mil, fora motor e câmbio.
    Valeu a resposta.
    Vi que és de POA, tens indicação de oficina em Porto Alegre ou arredores ?
    abs

  • #8
    Citação Postado originalmente por jonca57 Ver Post
    Valeu a resposta.
    Vi que és de POA, tens indicação de oficina em Porto Alegre ou arredores ?
    abs
    esse samurai que me referi foi o getúlio ventura quem fez.
    Toyota Japa
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    O futuro do planeta é nossa responsabilidade.

  • #9
    Usuário Avatar de LeoPOA
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    Pessoal,

    Existe mesmo flange para montar Motor AP + Caixa Chevette + T-case Vitara ??? eu nunca ví.... Essa da deeptec é para reduzida willys!!!

    Colocando Pneus 33 no vitara + motor AP 2.0 com o "eixo" dianteiro original será que nao vai quebrar mto ?? alem de ficar com a relaçao mto longa...

    Já pensou na config. Motor AP 1.6/1.8Mi + Caixa e T-case do Vitara + Pneus 31" ?? Acredito que para esse tipo de passeio que voce citou (patagônia) a viatura atendera sem problemas....

    abraço,

    Léo
    Samurai 93 - Under Construction
    De volta as Origens....

  • #10
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    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    meu tio usa o motor da kombi diesel (1.6), não trocou o câmbio, mas usa a embreagem do tempra... se fosse automático não ia prestar, teria que ser no mínimo o 1.9 caso vá usar motor a diesel, e ainda tem que ajustar o conversor de torque para a faixa de rotação do motor a diesel e é bom instalar um descompressor para facilitar na hora de desligar o motor, caso seja de bomba injetora, já que não tem como "matar" na embreagem... quanto ao 1.8 a gasolina (ou álcool), o desempenho fica mto melhor que o 1.6d, mas eu continuo preferindo o 1.9d...
    Valeu, vou optar pelo motor AP 1.8 ou 2.0 no carro de câmbio mecânico mesmo, me parece ser mais simples a gambiarra.
    Tens indicação de oficina que faça bem essa adaptação ?
    Abs

  • #11
    Citação Postado originalmente por jonca57 Ver Post
    Tens indicação de oficina que faça bem essa adaptação?
    voltei a morar em porto em maio do ano passado... como foi o meu tio que adaptou o vitara dele em casa não posso te indicar uma oficina...

  • #12
    Usuário Avatar de edwint
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    alguem tem fotos da adaptação?

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